Acampamento Pastoral da Sobriedade

"Na Piedade de Maria, aos pés da Cruz, um chamado a Servir"
12 a 14 SET 2014

Pastoral da Sobriedade, um organismo da CNBB, resgata dependentes químicos e viciados

Alessandra Borges
Da redação

Nos dias 12, 13 e 14 de setembro a Comunidade Canção Nova promove o Acampamento da Pastoral da Sobriedade com o tema: “Na piedade de Maria, aos pés da Cruz, um chamado a servir”. O evento terá a presença do bispo da Diocese de Lins (SP), Dom Irineu Danelon; da coordenadora nacional da Pastoral da Sobriedade, Ana Martins Godoy, e de padre Reginaldo Manzotti.

A Pastoral da Sobriedade é uma ação concreta da Igreja na prevenção, recuperação, inserção familiar e social de dependentes químicos e de outros vícios por intermédio do acolhimento e da evangelização, apresentando-lhes o amor incondicional e misericordioso do Pai, o testemunho de comunhão fraterna e o resgate da dignidade de filhos de Deus. Os agentes da pastoral têm como missão dar apoio a esse público, promover ações e lhes oferecer uma palavra amiga com o testemunho de que é possível deixarem a dependência e se abrirem para viver uma vida nova.

Dom Irineu, em uma de suas passagens pela comunidade fundada pelo monsenhor Jonas Abib, ressaltou a importância de levar a fé e a esperança aos dependentes químicos e familiares.

“A Pastoral da Sobriedade coloca fé naquilo que as pessoas podem vir a ser, mas ainda não são. Com cuidado e carinho podem se transformar, pois Jesus disse: 'Eis que faço novas todas as coisas'. Quem não tem fé não é capaz de acreditar na recuperação das pessoas, como faz a Pastoral da Sobriedade, que propõe um caminho de conversão, que requer doze passos: 'Admitir, confiar, entregar; arrepender-se, confessar, renascer; reparar, professar a fé, orar e vigiar; servir, celebrar e festejar'”, disse o bispo.


:: Leia, na íntegra, a pregação do Dom Irineu Danelon durante Acampamento da Pastoral da Sobriedade em 2012.

O encontro é uma excelente oportunidade de engajados nos trabalhos da Pastoral da Sobriedade, de dependentes químicos e familiares e de voluntários se aprofundarem no tema, trocarem informações e intercederem juntos para que possam ajudar as vítimas dessa tragédia que tem dizimado nossa sociedade. 

Pastoral da Sobriedade: 

A Pastoral da Sobriedade tem como objetivo ajudar os dependentes químicos a viverem a sobriedade como um programa de vida, que requer a vivência dos “12 Passos da Pastoral da Sobriedade”.

O órgão da CNBB atua dando suporte a outras pastorais que lidam com situações semelhantes, na implantação de grupos de autoajuda, na promoção da inclusão social e da reinserção familiar e social dos dependentes em processo de recuperação e excluídos; na formação de grupos para a atuação político-social concreta, tanto dentro como fora da Igreja, e na prevenção e na recuperação de dependentes químicos.

 

 

↑ topo