Coração de Jesus fonte de misericórdia

Padre Delton Filho

Padre Delton. Foto: Arquivo Cancaonova.com

Padre Delton. Foto: Arquivo Cancaonova.com

O coração de Jesus é uma fonte inesgotável de misericórdia para nossas vidas.

Meditemos na palavra de Deus que se encontra em Mateus 18, 21 a 35:

Então Pedro se aproximou dele e disse: Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Por isso, o Reino dos céus é comparado a um rei que quis ajustar contas com seus servos. Quando começou a ajustá-las, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. Como ele não tinha com que pagar, seu senhor ordenou que fosse vendido, ele, sua mulher, seus filhos e todos os seus bens para pagar a dívida. Este servo, então, prostrou-se por terra diante dele e suplicava-lhe: Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo! Cheio de compaixão, o senhor o deixou ir embora e perdoou-lhe a dívida. Apenas saiu dali, encontrou um de seus companheiros de serviço que lhe devia cem denários. Agarrou-o na garganta e quase o estrangulou, dizendo: Paga o que me deves! O outro caiu-lhe aos pés e pediu-lhe: Dá-me um prazo e eu te pagarei! Mas, sem nada querer ouvir, este homem o fez lançar na prisão, até que tivesse pago sua dívida. Vendo isto, os outros servos, profundamente tristes, vieram contar a seu senhor o que se tinha passado. Então o senhor o chamou e lhe disse: Servo mau, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste. Não devias também tu compadecer-te de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti? E o senhor, encolerizado, entregou-o aos algozes, até que pagasse toda a sua dívida. Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo seu coração.

O texto começa falando sobre a necessidade de perdoar setenta vezes sete, aqui a discussão não é meramente numérica, mas sobre a profundidade do perdão. Sete no contexto bíblico é simbolo de perfeição, vejam que há vários exemplos em que o numero sete é usado para falar a respeito da perfeição da obra de Deus.

Quando diz-se setenta vezes sete, o que se diz é que devemos ter misericórdia no mesmo grau da misericórdia que Deus tem para conosco. Assim é o coração de Jesus, ele conhece a nossa pequenez e as nossas limitações.

Jesus a razão

Viktor Frankl teve uma grande experiência de vida, tendo vivido num campo de concentração, sendo referência hoje para a psicologia. Ele diz: Quem tem um ‘porquê’ enfrenta qualquer ‘como’. Ou seja, se você tem uma razão não há problemas que não possamos ser superados, e o nosso porquê é o coração de Jesus.

Quando olhamos para o coração de Jesus, olhamos para Jesus por inteiro como nosso salvador, a potência de um amor incansável! Quando a boca de Jesus não mais pregou, seu coração pregou, derramando sangue e água para remissão dos nossos pecados.

Quando olhamos para o coração de Jesus, olhamos para o coração do Pai! O coração de Jesus é um coração que pulsa por nós. É um coração que esta sempre pulsando por mim e por você.

Algumas das parábolas inseridas nos evangelhos são chamadas “parábolas da misericórdia”. Nestas Deus revela que ele não se sente satisfeito enquanto não limpa o ser humano do pecado, ele não desiste de nós. A misericórdia de Deus é capaz de pegar nossos pecados, lançar no mar do esquecimento e deixar uma plaquinha onde está escrito “proibido pescar”.

Ele não desiste de você

A aparabola das cem ovelhas pode nos levar a crer que Jesus não era muito hábil com contas, afinal um homem tinha cem ovelhas e apenas uma se desgarrou, no entanto o pastor deixou noventa e nove e foi atrás desta uma. Vejamos, a maioria de nós não faria este esforço, afinal o prejuízo era mínimo. Mas o pastor além de ir atrás desta única ovelha, também festejou ao encontra-lá! Ele não deu lições de moral na ovelha, nem a espancou, mas festejou!  

Já na parábola da dracma perdida fala-nos de uma pessoa que perdeu uma moeda dentro de casa. E as casas naquela época não tinham luz elétrica, logo era difícil encontrar a tal moeda. Esta pessoa ao encontrar a moeda não só se alegra mas faz festa com os vizinhos! Provavelmente isto tenha lhe custado mais do que o valor da moeda, mas havia ali um valor muito maior do que o material em si.

Nestas parábolas expressa-se a misericórdia de Deus, por que pela lógica humana não temos valor, mas para Deus sim! Ele não desiste de nós e há festa no céu quando a misericórdia se manifesta na terra.

O coração de Jesus é tamanho exemplo de  misericórdia, que Ele diz: “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. Interessante que nas revelações a respeito do Sagrado Coração de Jesus ele sempre se apresenta como no calvário, vertendo misericórdia para os homens! Esse é um coração incansável e ele esta aberto para mim e para você!

São João Paulo II era tão devoto a misericórdia de Deus, acreditava tanto na importância da sua ação na vida do homem, que se confessava todos os dias.

A misericórdia é capaz de inundar com amor e curar com o perdão. A misericórdia não é apenas o agir do pai, é o critério para conhecer que é filho de Deus. Quem se julga filho de Deus pai precisa ser um homem de misericórdia!  A falta de perdão é um veneno, veneno que é ingerido pelo ofendido achando que esta matando o ofensor, mas na verdade esta matando a si mesmo.

Hoje quero convidar você a deixar a misericórdia de Deus te ajudar a lidar com as questões pessoais. Deixe a misericórdia de Deus ser a sua referência para o seu agir. Pergunte-se: onde você estaria se Deus te tratasse como você trata a quem te ofende? Ai de mim e de você se fosse assim, mas o coração de Deus transborda em misericórdia.

O coração de Jesus não guardou rancor, mas perdoou aqueles que o crucificaram. Vamos rezar para que Jesus nos ajude a ter um coração como ele! Um coração que pulse de amor incansável e misericórdia. Vamos rezar para que ele transforme os nossos corações e nos transforme em agentes da misericórdia.

Transcrição e Adaptação Jonatas Passos

↑ topo