Tributo ao coração de Jesus

CapaPortal

Padre Delto Filho.Foto: arquivo/Cancaonova.com

Este foi um final de semana maravilhoso, um momento de retiro em que experimentamos o amor e a misericórdia que provêm do Coração de Jesus. E a Divina Providência nos concedeu esta liturgia para concluirmos o nosso acampamento de oração.

A liturgia de hoje apresenta uma figura muito amada na Bíblia. A figura de uma viúva. As viúvas recebem na Bíblia uma atenção especial, um carinho especial. A viúva da Primeira Leitura (cf. 1 Rs 17, 17-24) chorou um pouquinho, se queixou para o profeta e o menino, o seu filho ficou curado.

Você que é viúva, não se sinta solitária. Quantas viúvas já testemunharam que, depois da viuvez, receberam Jesus como seu marido, ou seja, o Senhor Jesus cuidou delas, providenciou todas as suas necessidades.

A Palavra de Deus olha com muita predileção para as viúvas e para os órfãos. É muito comum a literatura bíblica narrar o olhar carinhoso de Deus pelos órfãos e pelas viúvas. Jesus vê as lágrimas de uma viúva, o olhar de Jesus se compadece (cf. Lc 7, 11-17). Nesta narrativa percebemos um detalhe importante: o Senhor não tem medo de tocar, com suas mãos, os mortos. Depois disso a Palavra de Deus diz assim: o menino que estava morto sentou-se e falou. (Lc 7,11-17). Preste bem atenção, porque o toque de Jesus significa um compadecimento com as pessoas.

Neste final de semana nós descobrimos as características do Sagrado Coração de Jesus. Aprendemos algumas manifestações amorosas do Coração de Jesus. E este Evangelho mostra uma das características mais belas, a compaixão. Jesus que se compadece.

Compadecer-se significa: sofrer junto, padecer junto. Quando alguém sofre, você pode se compadecer, chorar junto. Jesus tem e nos ensina esta capacidade de condoer-se com a dor do outro, porém o Coração de Jesus vai mais além. Quando você sofre e chora, eu posso chorar com você, mas eu não posso chorar tua dor. Jesus tem a capacidade de se compadecer a ponto de penetrar o âmago dos nossos sentimentos, por isso, com este gesto Ele revela o Seu Coração, revela como são Seus sentimentos.

O grande modelo para educar os nossos sentimentos nesta solidariedade é o Coração Sagrado de Jesus. Quem quer ter os seus sentimentos educados nesta escola de solidariedade, busque o Sagrado Coração de Jesus.

Jesus era verdadeiro homem e verdadeiro Deus e como verdadeiro homem tinha sentimentos verdadeiros e reais. Peçamos a Jesus que nossos sentimentos sejam verdadeiros: Dá-nos a graça de sermos pessoas educadas em nossos sentimentos, a ponto de nos compadecermos da dor dos outros, de sentirmos a dor dos outros.
Nós somos o povo da esperança, porque o nosso Deus, após passar pelo crivo da paixão e morte, ressuscitou. O cristianismo é a única religião em que seu fundador morreu e ressuscitou. Nenhuma outra religião na face da terra tem isso. O nosso fundador morreu e está vivo no meio de nós.

É preciso que tenhamos esperança! Com a esperança seremos capazes de administrar nossos sentimentos. Quem consegue administrar os sentimentos tem a capacidade de imitar Jesus na compaixão.

Precisamos confiar no Senhor, Ele merece toda a nossa confiança. Não desconfie de Jesus! Precisamos sentir com os sentimentos de Jesus. Isso nos levará à maturidade. Jesus disse: quando fores orar, feche a porta do teu quarto e ore. Há momentos que nós precisamos da solidão, que é condição para oração. E neste diálogo com Deus, nestes momentos de intimidade aprenderemos do Coração de Jesus a amarmos os outros a tal ponto de sentirmos a sua dor.

Leia mais:
:: Coração de Jesus, fonte de alegria
:
: Coração de Jesus é cheio de bondade e ternura
:
: Coração de Jesus é fonte de cura e libertação

As promessas do Sagrado Coração de Jesus

Conheçam as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus apresentadas a Santa Margarida Maria Alacoque:

1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;
2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;
3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;
4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;
5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;
6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;
7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;
8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;
9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;
10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;
11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;
12ª Promessa: “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.
Eu termino dizendo que o Sagrado Coração de Jesus te acolhe. E hoje começa para você, para mim, para cada um de nós um novo relacionamento com o Coração de Jesus. Que assim aconteça na sua vida em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Transcrição e adaptação: Luciano Moreira 

Adquira essa pregação: (12) 3186-2600

↑ topo