Abra-se para o perdão e para a reconciliação

Quando deixamos de ouvir Deus para ouvir o maligno, este faz de nós pessoas derrotadas

Márcio Mendes. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Márcio Mendes. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

A Palavra meditada está no Salmo 81, 12-17: “Mas meu povo não ouviu minha voz, Israel não me obedeceu. Por isso abandonei-o à dureza do seu coração, deixando que seguisse sua própria cabeça. Se o meu povo me ouvisse, se Israel andasse por meus caminhos,logo eu venceria seus inimigos e contra os seus adversários levantaria a mão. Os inimigos do Senhor o adulariam e a sorte deles estaria lançada para sempre; eu o alimentaria com flor de trigo, e o saciaria com mel do rochedo. Se você ouvisse a minha voz, se andasse por meus caminhos, logo eu venceria os seus inimigos e contra os seus adversários levantaria as mãos”.

O primeiro ensinamento dessa Palavra é que, quando seguimos um caminho que não é da vontade de  Deus, o nosso coração nos avisa. O segundo ensinamento é que Deus coloca pessoas em nossos caminhos para nos alertar de que este caminho não é o Seu. O enviado pode ser um pai, uma mãe, um irmão, uma tia, um amigo ou até mesmo uma pessoa estranha, que nem conhecemos.

Quantas vezes, por seguirmos nossa cabeça, afundamo-nos em buracos!. Sem a presença de Deus, afundamos nossa vida e família, nossos relacionamentos e todo nosso ano.

Qual o motivo do grito de Deus?

Porque o Seu povo está  longe, porque nós nos distanciamos d’Ele. Isso também acontece em nossa vida familiar, quando gritamos com os de nossa casa, porque estamos longe do coração deles.

Conhecemos um casal apaixonado pela maneira como se tratam, como se falam. Quem está apaixonado quer dar a notícia de perto, cochicha. Mas, ao se casarem, muitos casais perdem esse encanto e só sabem reclamar e brigar.

Você já viu um casal brigando?

Um quer falar mais alto que o outro. Por que eles gritam? Porque, quando duas pessoas não estão boas umas com as outras, estão distantes. Você só grita com uma pessoa quando percebe que ela está longe de você!

Muitas pessoas boas se perdem quando se deixam levar pela raiva, soberba e orgulho. Muitas vezes, dentro da família pensamos: “Nossa, eu não o conheço mais!”. Quantas pessoas boas e inteligentes se perdem por terem um coração endurecido pela raiva!

Veja, neste Salmo, Jesus mostra que Israel teve perdas terríveis, porque não quiseram ouvir Deus. Essa Palavra vem dizer algo muito importante: o ser humano só será vitorioso quando for capaz de ouvir a voz de Deus em seu coração e se dispor a fazer o que é próprio do bem e do amor!

Peregrinos participam do Acampamento de "Ano Novo" na Canção Nova. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Peregrinos participam do Acampamento de “Ano Novo” na Canção Nova. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Qual é a sua riqueza?

Nós confundimos riqueza com dinheiro. Rico é aquele capaz de quebrar a dureza do seu coração, porque chega um momento onde este não consegue mais usar seu dinheiro para suprir suas necessidades. Você pode ter dez casas, mas em quantas vai morar? Você precisa apenas de uma!

A nossa capacidade de absorver e consumir bens materiais é limitada. Então, engana-se quem acha que riqueza é ser rico! Aprenda a usar o que tem em favor do outro, seja um dom para aquele que precisa de você.

A sua vida é um dom para as pessoas a sua volta?

Precisamos nos possuir, ser livres para nos doar ao próximo.

“Se o meu povo me ouvisse, se Israel andasse por meus caminhos, logo eu venceria seus inimigos e contra os seus adversários levantaria a mão” (Salmo 81,14-15).

A Palavra de Deus nos mostra um povo dominado pelo pecado. Você que, durante este ano, viveu reclamando, quero lhe dizer que o seu inimigo não é nada perante a grandeza de Deus.

Como é triste uma pessoa que usa sua influência de forma errada! Ela é rude, quer mandar em todos, mas é incapaz de mandar em si mesma. É como aquele chefe, aquele líder que manda em tanta gente, mas é fraco, não controla o próprio comportamento, é dominado pelos vícios, é violento.

O pecado é uma droga na nossa vida! Há aquelas pessoas que entram no pecado achando que vão ter uma vida feliz, porém precisam entender que o pecado quer nos matar. Quando deixamos de ouvir Deus para ouvir a voz do maligno, este faz de nós pessoas derrotadas.

Como você quer entrar no ano de 2016?

Abra-se para Deus, porque uma pessoa fracassada perde a oportunidade de estar com Ele. Muitas vezes, não fazemos o certo, porque não temos força e coragem. Só tem essa força quem abre o coração para o Senhor.

Um homem que não alimenta a sua amizade com Deus pode até ter força, mas não tem poder nenhum de transformar a própria vida nem o coração do próximo.

Precisamos acreditar no que Deus nos promete!

Transcrição e adaptação: Karina Aparecida

contribuicaocn1


Márcio Mendes


Missionário da Comunidade Canção Nova, teólogo e escritor

Facebook
Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo