Faça uma experiência no caminho do Senhor

Padre Roger Luís

O caminho do Senhor é o lugar mais seguro

Ao começarmos este retiro de carnaval, é preciso que façamos a experiência de caminhar na estrada dos ensinamentos do Senhor, os quais são seguros e perfeitos, capazes de nos levar à experiência de felicidade verdadeira. São João Crisóstomo, em seu livro, fala-nos que só uma coisa eleva o coração do homem a Deus: o ensinamento da Palavra e a Doutrina.

Quando nos abrimos a trilhar essa estrada nos caminhos do Senhor, somos guiados pelo Espírito Santo, que nos leva à experiência de transformação do nosso interior. Que nestes dias de carnaval possamos sair do barulho e entrar no mistério interior da nossa vida.

É engraçado como o barulho nos aliena! Nestes próximos dias, o Brasil vai se esquecer de tudo, da corrupção, da crise, para alienar-se.

Eu pergunto a você hoje: “Onde está o seu coração? Onde está o foco da sua vida? Que meta você tem seguido?”. O filósofo Kierkegaard diz: “Se eu pudesse prescrever um remédio para a humanidade, prescreveria o silêncio.” É no silêncio que podemos responder os questionamentos interiores.

Hoje, vemos que a cultura quer tomar nosso tempo no entretenimento, para que, ao perdermos tempo, não rezemos nem busquemos Deus. Assim, abrimos a guarda e nos acostumamos com a vida pagã, achamos que tudo é normal, e começamos a praticar as obras pagãs mesmo dentro da Igreja. Precisamos estar atentos!

Deus está nos chamando a abrirmos nossa visão espiritual. Nossos olhos precisam estar voltados para o que é definitivo e eterno. Saiamos de uma fé que vive só o espiritualismo e não o compromisso.

Na primeira leitura, fala-se de amizade. Precisamos ter amigos que tenham o mesmo objetivo de vida que o nosso, que nos leve para Deus. Que os meus amigos sejam também amigos de Jesus. Muitos caem, retornam à vida passada por conta de más amizades. Entenda que o sentido da sua vida é Cristo, Ele precisa ser o sentido de toda festa, de sua alegria neste carnaval.

Leia mais:
A verdadeira alegria do carnaval
Os valores cristãos e o carnaval

Transcrito e adaptado por Renata Santiago

↑ topo