O mundo precisa de santos

O mundo precisa que nos pareçamos com Jesus, isso é ser sal, é ser fermento na massa

Omundoprecisadesantos

Padre Roger Luis. Foto: Arquivo Canção Nova

Meus irmãos, minhas irmãs, a Canção Nova tem uma missão que foi dada por Deus: preparar um povo bem disposto para a vinda do Senhor Jesus.

Precisamos caminhar abertos para aquilo que Deus quer realizar em nós. Passamos esses dias de carnaval na Canção Nova querendo, com sinceridade de coração, dar ao Senhor a nossa alegria.

No Evangelho de hoje encontramos uma realidade muito dura. Os homens que questionaram Jesus, os fariseus e escribas, conheciam a lei, a Palavra, mas não conseguiram reconhecer o Messias, o Salvador. Não conseguiram reconhecer a beleza, a novidade que Jesus veio trazer, não estavam abertos ao novo e ficaram presos à tradição.

 

“Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” (Mc 7,5). Questionaram Jesus, porque tinham um jeito, uma tradição humana de lavar as mãos. E Jesus respondeu usando a própria Palavra: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas…”(Mc 7,6). O hipócrita é uma pessoa falsa, que não é ela mesma, uma pessoa fingida, que não é leal, não é confiável. Tudo que o hipócrita quer é levar vantagem sobre as pessoas. Espero que você não esteja fingindo algo que você não é.

Leia também:

.: Que alegria quando me disseram: vamos à casa do Senhor

.: Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso

.: Para onde irei, longe de vosso Espírito?

Jesus condenou aquilo que era tradição humana, pois eles saíram do essencial para ficarem com o que estava na periferia. Não conseguiram acolher o novo, o vinho novo no coração novo. O que Jesus traz só vai funcionar com aqueles que querem realmente ter uma vida nova. Temos que renunciar àquilo que é velho, àquilo que nos envelhece internamente. Precisamos buscar, cada vez mais, a realidade do homem novo e quero chamar isso de vida no Espírito.

É realidade de todos os dias, uma busca diária, constante, para que vivamos o reavivamento da nossa fé em nossa paróquia, nosso movimento. É uma vida que precisamos buscar no Espírito Santo, pois é Ele que faz novas todas as coisas. Peça ao Espírito Santo que te dê um coração novo!

“Derramarei sobre vós águas puras, que vos purificarão de todas as vossas imundícies e de todas as vossas abominações. Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne. Dentro de vós meterei meu espírito, fazendo com que obedeçais às minhas leis e sigais e observeis os meus preceitos” (Ezequiel 36, 25-27). Precisamos assumir essa Palavra. É pela força do Espírito Santo!

Na ação do ser humano está Deus, se nos abrimos ao Espírito Santo tudo vai se tornando novo

É o Espírito que dá sentido a tudo que vivemos, à radicalidade de vida. O reino dos céus é para os violentos, para os radicais. E radical vem da verdade daquilo que devemos ser. A medida da santidade é dada pela estatura que Cristo alcança em nós. Com a força do Espírito Santo modelamos a nossa vida à Dele. Peça ao Espírito Santo: “Senhor, eu quero me parecer Contigo nas palavras, nas minhas atitudes. Eu quero experimentar a Sua graça, porque senão, eu não consigo.

Eu preciso da transformação interior. Faz-me parecer com Jesus, eu necessito, ou não vou corresponder com o projeto do Pai para a minha vida. Ajuda-me a ser santo em todos os momentos da minha vida, não quero uma vida dupla, não quero ser uma coisa na Igreja e outra lá fora. Quero ser o mesmo em qualquer lugar que eu estiver, quero parecer com Jesus, ter os valores do reino. Eu sei que Tu desejas que eu seja assim, Espírito Santo, parecido com Jesus.” Uma oração infalível é quando pedimos graças de salvação.

O mundo precisa que nos pareçamos com Jesus, isso é ser sal, é ser fermento na massa. As pessoas precisam ver Jesus em você, precisam ver que você é diferente, não melhor, mas que existe luz em você. Onde os santos chegam, o mal não fica, o pecado é constrangido. “A criação espera ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus.” Precisamos dar esse belo testemunho para o mundo que precisa de Jesus! O santo fermenta, provoca, questiona e precisamos nos parecer com Jesus. O mundo precisa de santos!

“O Brasil precisa de santos!” (São João Paulo II). É você quem tem que fazer a diferença, ser o santo da sua cidade, não o que se acha melhor que os outros, isso é hipocrisia. Santo é aquele que se reconhece pecador e totalmente dependente da graça. É a ação do Espírito Santo que nos anima! É o Espírito Santo que vai nos transformando, agindo em nós e mudando essa peça ruim que sou eu. Não podemos deixar de pedir o Espírito Santo, se você tem o dom de línguas, reze todos os dias! Precisamos perseverar para que o trabalho aconteça, é preciso buscar o Senhor constantemente.

Se você diz que não consegue orar, mas tem tempo para ficar nas redes sociais, seja radical, acabe com seu facebook, por exemplo, ou você não vai conseguir dar o espaço para Deus em sua vida. Precisamos dar passos, Deus vai honrar você!

“Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo!Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, e a andorinha ali prepara o seu ninho, para nele seus filhotes colocar: vossos altares, ó Senhor Deus do universo! Vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor!Felizes os que habitam vossa casa; para sempre haverão de louvar! Olhai, ó Deus, que sois a nossa proteção, vede a face do eleito, vosso Ungido!Na verdade, um só dia em vosso templo vale mais do que milhares fora dele! Prefiro estar no limiar de vossa casa, a hospedar-me na mansão dos pecadores!” (Salmo 83).

Meus irmãos, Deus está sendo concreto conosco, está nos chamando a atenção. Precisamos dar o tempo devido para Deus, precisamos do essencial que é escutar com prazer a vontade de Deus. É preciso participar dos sacramentos, da Eucaristia, da Liturgia, nunca deixar um domingo sem o encontro com Cristo. Ser santo é aproximar-se do Santo, do Senhor, isso não é um peso, mas é luz para nossa vida, é não começar e terminar um dia sequer sem contato com Deus, todos os dias. Não fique na sua vontade, abrace a vontade de Deus!

Os 10 mandamentos são os indicadores, precisamos segui-los e viver esse Ano da Misericórdia seguindo o Senhor, vivendo o que Ele tem para nós. Diga: “Eu quero, Senhor, ser santo, por isso me ajuda na caminhada, dá-me o dom da perseverança, da constância, porque sozinho eu não consigo.”

“Senhor, é duro te seguir, mas é impossível te deixar.” (Santo Agostinho)

Transcrição e adaptação: Míriam Bernardes

Adquira esta pregação pelo telefone (12) 3186 – 2600

kit_dvd_pal_carnaval

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo