A samaritana (Jo 4, 1-29)

Eliana Ribeiro. Foto: Arquivo cancaonova.com

Eliana Ribeiro. Foto: Arquivo cancaonova.com

Hoje, vamos meditar o encontro de Jesus com a samaritana.

Em Jo 4,1-29, vemos que Jesus fez um trajeto de três dias para ir da Judeia à Galileia; para isso, precisou passar pela Samaria. Ali, havia um poço e Ele parou para se refrescar. Você acha que Jesus, do jeito que Ele é, teve um toque de estratégia para parar naquele lugar?
Judeus e samaritanos não se entendiam. Os judeus rejeitavam os samaritanos, e estes estavam cada vez mais afastados das Leis de Deus.

Jesus, conhecedor da natureza humana, sabia onde queria chegar em cada encontro. Por isso, parar na Samaria, justamente naquele poço, era estratégico para Ele, pois sabia que lá encontraria a samaritana, e Ele queria conversar com ela.

A primeira missionária

Você sabia que essa samaritana foi a primeira missionária? Após conversar com o Senhor, ela voltou à sua cidade para anunciar o Senhor, falar de sua experiência com Ele. Os samaritanos, após ouvir o testemunho da mulher, foram ao encontro do Senhor para também ouvi-Lo.

Apesar de todos os problemas que os samaritanos tinham com os judeus, aquela mulher era conhecedora das promessas de Deus, mas lhe faltava a experiência pessoal com Jesus. Essa primeira conversa com o Senhor, esse primeiro momento, aconteceu naquele âmbito da história, naquele poço.

Necessidades de um coração

Num segundo momento, o Senhor ofereceu à samaritana aquilo de que ela precisava, porque ela fazia parte de um povo excluído, oprimido e rejeitado.

Eu me pergunto: “Porque aquela mulher foi ao poço ao meio-dia, na hora do calor? Tinha necessidade de ela estar lá naquele horário?”. Ela escolheu aquele momento por causa da rejeição que sofria, não queria se encontrar com outras mulheres, para não ser desprezada. Ela estava cansada de rejeições e desprezos, por isso ia sozinha buscar água, para não passar por constrangimentos.

Jesus estava ali também, naquela realidade, para alcançar aquele coração que vivia o desprezo, pois isso havia gerado nela um vazio, uma solidão. Muitas vezes, para preencher aquele vazio que sentia, a samaritana buscava homens para satisfazê-la, vivia uma vida de prostituição. Então, Jesus veio para oferecer à alma dela aquilo de que ela precisava. Ele sondou o coração daquela mulher, sabia da sede que ela tinha, por isso lhe ofereceu a Água Viva. Cristo tinha como propósito levar aquela mulher para o céu, para a eternidade.

Eliana Ribeiro prega no "Encontramos o Cristo". Foto: Arquivo cancaonova.com

Eliana Ribeiro prega no “Encontramos o Cristo”. Foto: Arquivo cancaonova.com

Sede da alma

Ela sabia que viria um Messias, sabia dos problemas dos samaritanos com os judeus, mas não entendia a profundidade da conversa de Jesus, que lhe oferecia a água da vida.

“Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: ‘Dê-me um pouco de água’. A mulher samaritana lhe perguntou: ‘Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?’ (pois os judeus não se dão bem com os samaritanos.) Jesus lhe respondeu: ‘Se você conhecesse o dom de Deus e quem está pedindo água, você lhe teria pedido e dele receberia água viva’. Disse a mulher: ‘O senhor não tem com que tirar água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado?’. Jesus respondeu: ‘Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna’.” (Jo 4,7-14)

Rejeição, humilhação e desprezo fazem parte da nossa vida, vamos passar por isso, mas precisamos fazer uma experiência de saciar a sede de nossa alma com a Água Viva que o Senhor nos oferece, senão, perderemos a vida, perderemos nossa alma. O propósito de Jesus era salvar aquela mulher. Esse também é o propósito d’Ele para nós!

A samaritana começou, então, a entender o Senhor e pediu que Ele lhe desse dessa Água.

“A mulher lhe disse: ‘Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água’.” (Jo 4,15)

Salvação

Por pior que tenha sido sua história de pecado, de lama, o Senhor está disposto a lhe dar a Água Viva, a Água que lhe dará a eternidade. Onde é o seu lugar? Onde você está? Jesus está esperando por você. Ele tem uma estratégia de salvação, de reconstrução para sua vida.

Não adianta você se esconder do Senhor, porque Ele sabe tudo sobre você, mas não é um acusador. Ele sabe da sua humanidade, conhece sua natureza que sofre e chora, por isso se compadece de você. Ele sabe como direcionar sua vida. Jesus é Aquele que vai saciar a sede da sua alma.

Leia mais:

:: O Senhor é o extremo amor
:: Seguimos o Cristo ou o matamos?
:: Maria nas Bodas de Caná

Adoração

O Senhor continua, num terceiro momento, a falar com ela sobre adoração. Os samaritanos acreditavam que o Monte Gerizim era um lugar para adorar o Senhor, mas Jesus veio lhe mostrar que a adoração era muito mais que um lugar:

Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. (Jo 2, 21-24)

Esse diálogo com a samaritana é vivência para nós, por isso precisamos pegar essa Palavra como presença viva de Jesus. Cristo nos ensina que a adoração vai além da lei, que precisamos adorar o Senhor todo o tempo. Em qualquer situação, seja na escola, em casa, no trabalho, é preciso que tenhamos um coração constante de adoradores.

Deus procura adoradores em espírito e verdade, que adoram com sua verdade, com sua vida, com aquilo que têm. Pensar em Jesus o tempo inteiro, ter uma mente que se submeta a Ele 24 horas por dia!

Você também tem uma história, um lugar, e Jesus está neste lugar esperando por você, esperando que você abra seu coração para Ele e Lhe diga: “Dá-me dessa água, Senhor! Sacia a minha sede. Quero vir a este lugar todo dia, quero me tornar o que o Pai espera de mim, um verdadeiro adorador”.

Transcrição e adaptação: Michele Mimoso

Adquira essa pregação pelo telefone (12) 3186-2600

ou pela loja.cancaonova.com

↑ topo