Não temais! Sê firme e corajoso

Alexandre Oliveira - Foto: arquivo cancaonova.com

Alexandre Oliveira – Foto: arquivo cancaonova.com

“Após a morte de Moisés, servo do Senhor, o Senhor disse a Josué, filho de Nun, assistente de Moisés: Meu servo Moisés morreu.

Vamos, agora! Passa o Jordão, tu e todo o povo, e entra na terra que dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta de vossos pés, eu vo-lo dou, como prometi a Moisés. 

O vosso território se estenderá desde esse deserto e desde o Líbano até o grande rio Eufrates – todo o país dos hiteus – e até o mar Grande para o ocidente. Enquanto viveres, ninguém te poderá resistir; estarei contigo como estive com Moisés; não te deixarei nem te abandonarei. 

Sê firme e corajoso, porque tu hás de introduzir esse povo na posse da terra que jurei a seus pais dar-lhes. Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observares toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu.

Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas. Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido. Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores.” (Josué 1, 1 – 9)

É uma Palavra maravilhosa que o Senhor nos dá, o tema desta pregação é: “Não temas, sê firme e corajoso”. Existe uma coisa que nos assusta muito na vida, porque nos pega despreparados, esta situação é a mudança. Isto não é algo fácil de administrar, Deus está dando a Josué uma missão, frente a uma mudança.

A comunidade de Israel está passando por um momento de dor, o grande profeta Moisés que libertou o povo de Deus das mãos do Egito, morreu. O povo está sem o seu líder, sem sua referencia. Josué era um jovem guerreiro que sabia manejar a espada, porém não estava preparado para o que Deus o chamava.

Se queremos caminhar na intimidade com Deus não podemos nos esquecer de três elementos: propósito, promessa, preceito.

Deus tem um propósito ao dizer: “Vamos, agora, levanta-te! Passa o Jordão, tu e todo o povo, e entra na terra que dou aos filhos de Israel”; A Palavra propósito significa aquilo que está a frente, portanto, Deus estava falando de algo que estava a frente. Deus coloca a frente de Josué a terra prometida.

“Todo lugar que pisar a planta de vossos pés, eu vo-lo dou, como prometi a Moisés”. Há uma promessa a ser cumprida, mas o caminho para alcançar a promessa se passa pelo deserto, por um caminho árduo. Porém Deus sabe de nossos pecados, nossas misérias. Josué não era o super-homem, ele tinha medos. Mas Deus prometeu que estaria com ele. É o que Jesus nos fala no Evangelho de João, Ele permanece conosco.

A água que cai das nossas rachaduras Deus aproveita para irrigar as flores que estão no caminho. Na economia de Deus nada se perde.

Deus é o Deus de promessas, mas também é o Senhor da ordem. Sua Palavra é de ordem, ele ordena a Josué que seja forte e corajoso. Deus nos faz fortes para gerenciarmos as mudanças e realizarmos o que Ele nos ordena.

Para que você realize o que é necessário em meio a tribulação precisamos de força, é o que Deus está dizendo nesta palavra. Não basta ser forte, também é preciso ser corajoso. Ter coragem é ter a vontade de fazer o que precisa.

Pregação com Alexandre Oliveira - 595x420

“Deus está nos dando a graça de sermos fortes e corajosos”, afirma Alexandre.

 

Talvez você tenha uma mágoa no coração e já ouviu diversas pregações que falavam do perdão, e a pessoa tenha até te impulsionado a procurar a pessoa e pedir perdão, mas você não foi porque não teve vontade.

Quando ouvimos dizer de ordem de Deus, pensamos que Ele nos dá uma ordem e junto com ela nos diz: “Se vira”. Mas não é assim, Deus está conosco para cumprir os mandamentos.

Nos Evangelhos podemos ver que Jesus era o encorajador por excelência. Quando o Senhor nos diz hoje: “Seja forte e corajoso”, ele está nos dando a graça de sermos fortes e corajosos. Ele nos dá tudo isto por meio do Espírito Santo que age agora em nosso meio.

Como se tem força e coragem? Pela força do Espírito Santo. Cumprimos o que Deus nos pede, porque este Deus não se deixa vencer em generosidade. Esta palavra é vida, Deus está conosco agora.

Não pense que você está sozinho, Deus está conosco, os anjos estão conosco. O Senhor não nos diz apenas uma Palavra bonita, ele nos diz a verdade.

A prosperidade em Deus vem de não cessar de falar da Palavra Dele. Em nosso meio o diabo nos anestesiou, deixamos de ser homens e mulheres da palavra. Não podemos andar sem nossa Bíblia, guerreiro não anda sem espada.

Não podemos pegar a Palavra de Deus só quando o “calo aperta”. Quer um casamento feliz, uma vida bem sucedida? Entronize a Palavra de Deus em sua casa. Desfaça do barzinho que você tem, não deixe em sua casa um altar para o encardido, faça um altar para o Senhor.

Transcrição e adaptação: Rogéria Nair

ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO TELEFONE
(12) 31862600

contribuicaocn

↑ topo