Porque olhou para a humildade de sua serva

A humildade de Maria chama a atenção de Deus

Temos dificuldades de definir o que é humildade, porque não somos humildes. Mas Deus nos deu um exemplo de humildade, Maria. A Bíblia nos mostra o que ela diz : ”A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque ele olhou para a humildade de sua serva. Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz” (Lucas 1,47-48)

O Senhor olhou para a humildade de sua serva Maria. A humildade de Maria atraiu o olhar de Deus. Se queremos saber o que é humildade, precisamos olhar para Maria.

A humildade de Maria chama a atenção de Deus. A maior missão de todas foi confiada a menor de todas: ser a Mãe do Salvador, e esta foi confiada à Maria.

O reconhecimento de nossos limites e dons, nos leva à humildade. Precisamos desta virtude para caminhar, porque ela é a única porta, na qual, Deus pode entrar em nossos corações. “Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes”.

“Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos.” (Mateus 11,25) Para conhecer Jesus nós necessitamos de um coração humilde. Um coração humilde pede perdão, reconhece seus erros e busca a Deus mesmo quando cai. O humilde necessita de Senhor.

Sinais de humildade

Em nossa vida há sinais de humildade que nos permitem reconhecer se estamos no caminho certo ou não. Pois mesmo que caíamos, se estamos em Deus, temos a coragem de nos arrependermos e levantarmos.

Reconhecer os nossos limites, mas também reconhecer que somos instrumentos do Senhor para as outras pessoas, é sinal de humildade.

Precisamos entender que não somos a ‘cabeça’. A ‘cabeça’ é Jesus, nós somos os membros. Nós precisamos escutar a Jesus, pois é Ele que guiará os membros. Nós perdemos quando não deixamos a cabeça tomar conta do membro.

Nossa Senhora foi sempre humilde, porque ela sempre fez aquilo que o Senhor dizia: “Fazei tudo que Ele vos disser”.

Maria é um grande mistério, mas nela está a obra prima de Deus. Nela está a vontade de Deus para mim e para você. O Senhor quer que sejamos como Maria. Ele não nos quer no pecado. Maria nos fala em sua vida escondida como o Senhor quer que vivamos, pois tudo o que Ela fazia, era a vontade do seu Senhor.

Leia também:
:: Em Maria somos filhos da misericórdia

Humildade de Maria

Nossa Senhora tinha conhecimento daquilo que ela era, a serva do Senhor. E depois que ela recebeu a missão de ser a mãe do Salvador, ela sai e vai servir. Maria vai servir Isabel, que estava grávida como ela. Maria é a humildade encarnada.

E Maria, por ser humilde, também pode ser ousada. A Mãe de Jesus, foi à festa de casamento, e disse a Jesus que fizesse algo por aquele casal. E Jesus foi obediente a sua mãe e realizou o milagre.

Nossa Senhora pede que nós olhemos para Jesus, que façamos a Ele nossos pedidos e acreditemos no milagre.

Vontade de Deus

Nós não fazemos a vontade de Deus e contribuímos para que o sofrimento nos alcance. Sofrimento verdadeiro é estar fora da vontade de Deus. Os santos sofriam para fazer a vontade de Deus, agora nós, sofremos por não fazê-la.

Se você buscar fazer a vontade de Deus, tudo será realizado, tudo o que você mais necessita. O maior objetivo de um cristão é fazer a vontade de Deus, mas para fazê-la, você precisa conhecê-la, saber qual é a sua vocação. A vocação é importantíssima, nós precisamos realizá-la. Pois é através do nosso chamado específico que Ele trabalhará a nossa vida.

Precisamos discernir a nossa vocação. Nossa Senhora, em sua humildade, compreendeu a sua vocação, ela sabia o que precisava fazer. Ela entendeu que precisava ter uma vida escondida. Existem poucos escritos da vida de Maria na Bíblia, justamente por isso, ela era chamada a uma vida de bastidores.

Nossa Senhora recebeu a maior missão, mas ficou escondida, a única coisa que ela quis ser, era ser serva. Quem é chamado a fazer grandes coisas precisa ter uma intimidade profunda com Deus.

A humildade é o caminho correto para encontrar a Deus.

Alberto Rodrigues

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

Adquira essa pregação pelo telefone: (12) 3186-2600

↑ topo