Aprendi o caminho com meus pais

Saiba como liderar a sua família

A nossa pregação interessa a todos vocês, porque vamos falar sobre a educação dos filhos. Não quer dizer que o que deu certo na minha família dará certo na sua. Porém, existem alguns pontos que darão certo para qualquer família. É como uma receita de bolo.

Aprendiocaminhocommeuspais

Néia, Dunga e a neta do casal. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Quatro pontos essenciais para a educação dos filhos

A educação dos filhos tem quatro pontos que fazem a diferença na vida de qualquer família. Primeiro ponto é o exemplo, você lidera a sua família através do exemplo. Segundo, através do relacionamento com cada membro de sua casa. Terceiro ponto, através da escuta, porque é preciso treinar os seus ouvidos para escutar a sua família, dar tempo para eles falarem. Quarto ponto, você pode liderar o seu filho através de um elogio, porém antes de elogiar alguém você precisa apreciar essa pessoa. É necessário fazer com que a pessoa se sinta valorizada.

Esses quatro pontos te farão um líder de casa, você vai liderar a sua família com sucesso. Pai, mãe, você será o líder de seu filho se você observar essas quatro coisas.

Vamos à Palavra de Deus. “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.”(Provérbios 22:6)

Veja também:

:: Os amigos do Noivo
:: Fica em nossa casa, Senhor
:: Quando a salvação entra em nossa casa

Tudo que o pai e a mãe fazem está sendo observado pela criança, ela absorve tudo que está acontecendo à sua volta. A criança sabe o tom de conversa no qual está acontecendo alguma discussão, brigas, doçura, alegria, porque mesmo ela não entendendo o que você está falando, ela está observando o seu tom de voz. Isso já é educação! A criança observa quando o pai e a mãe estão bem e quando não estão bem.

Dê todo exemplo de palavras bem selecionadas, de atitudes positivas, idas à Santa Missa. Desde pequeno, eu conversava com as crianças sobre a vida de oração, lia as passagens bíblicas, ensinava eles a rezarem. Eu, Néia, aprendi muita coisa com os meus pais e pude passar para os meus filhos. Os valores não passam, e fazem a diferença na educação dos filhos.

Eu dizia para o Dunga, você vai em missão, fará shows, pregações, mas o maior palco da sua vida é a sua casa, eu e os seus filhos. Em primeiro lugar, precisamos evangelizar a nossa casa.

Fases do relacionamento entre pais e filhos

O relacionamento do pai e filho, mãe e filha, vai amadurecendo e passando por fases. Todas as fases são importantes, necessárias para a formação dos filhos. Não adianta chegar em casa e não dar atenção para os filhos dizendo que está cansado e não tem tempo. Quando você terá tempo para os seus filhos?

Você mãe, precisa levar as suas filhas para a cozinha mesmo que você não tenha os dotes culinários. É importante passar os valores para as suas meninas. Nós perdemos muito tempo com coisas que não são essenciais.

Aprendi_ocaminhocommeuspais

Peregrinos acompanham a pregação feita por Néia e Dunga no Acampamento para Famílias. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Se você não gastar tempo com os seus filhos quem irá gastar? O traficante? É preciso ter ciência dessa realidade. Precisamos encontrar tempo e fazer valer essa qualidade de tempo.

É importante, também, pedir que Nossa Senhora nos ensine a educar os filhos. É difícil dizer não para o filho, ser firme com eles, mas é necessário. É preciso educar na medida certa e para saber o que os filhos precisam é preciso escutá-los, estar atento àquilo que seu filho está vivendo.

Precisamos estar ali para escutar o choro de quem terminou o namoro, escutar a ansiedade de procurar um trabalho e não conseguir. Os filhos precisam encontrar nos pais aqueles que escutam e acolhem as suas realidades.

Eu digo para os pais: rezem para que Deus vos dê sabedoria para direcionar a sua família! A vida de oração é importante nesse processo de educação.

O que você plantar será colhido no futuro

O que você tem plantado na vida dos seus filhos? É importante começar desde pequeno a passar os valores para que um dia eles busquem no “arquivo morto” o que você plantou. Cada filho é único e por mais que você passe todos os valores para os filhos, eles são diferentes e reagirão de maneira diferente.

Encha os seus filhos de elogios, pois isso os motivará a continuarem a crescer na vida. Cuidado com o que você fala para eles, como por exemplo: “você é burro, você não sabe de nada, você não vale o feijão que você come!” O mundo já fala isso tudo para os seus filhos, da boca dos pais têm que sair elogios e palavras de benção.

Se o casal estiver olhando para a mesma direção os filhos virão atrás. Os filhos podem até desviar um pouco para a direita, para a esquerda, mas eles sabem para onde correr. É preciso respeitar os filhos e o seu tempo.

Vamos cuidar da nossa família que é tão sagrada. Façamos que a nossa casa seja uma casa de misericórdia, de acolhida. Que as pessoas percebam que a sua casa tem Deus, alegria e amor.

Testemunho dos filhos

Ser filho de missionário é maravilhoso. Aprendi com o meu pai, através de uma canção “vivo o céu porém com os pés no chão”. Somos pessoas normais que buscam a Deus para vivermos o céu nessa terra.

Transcrição e adaptação: Fernanda Soares

Adquira esta pregação pelo telefone: (12) 3186-2600


Dunga e Néia


Casal de missionários da Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo