Famílias formadas no Senhor

Geraldo Galvão. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Eu sou Geraldo da Comunidade Canção Nova. Sou um homem da roça, casado e tenho duas filhas. E hoje eu tenho a oportunidade de falar para vocês o que é a família. A família é a causa principal que nos leva para Deus.

“Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo. As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador. Ora, assim como a Igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos. Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Certamente, ninguém jamais aborreceu a sua própria carne; ao contrário, cada qual a alimenta e a trata, como Cristo faz à sua Igreja – porque somos membros de seu corpo. Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois constituirão uma só carne (Gn 2,24). Este mistério é grande, quero dizer, com referência a Cristo e à Igreja. Em resumo, o que importa é que cada um de vós ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o seu marido”, (Ef 5,21).

Na Palavra vai dizer para a família: marido e mulher, depois entra os filhos. Se eu chego em uma casa que está toda bagunçada, eu penso que a vida daquela família e daquela mulher está bagunçada. O pai foi feito para trabalhar, para trazer o sustento para a família. Eu venho de uma família onde éramos 13 irmãos, eu sou o caçula. Em minha família são cinco homens e as mulheres. Com 12 anos eu tirava cem litros de leite para depois ir estudar. Eu não sou uma pessoa muito estudada, mas louvo a Deus pelo meu pai que me educou e me formou.

Precisamos ler a Palavra de Deus! O mundo está acabando com nossos filhos e netos. Quando fui em Lorena(SP), buscar o padre Periquito, nós vimos as polícias prendendo as crianças, e me doeu o coração. Nós pais precisamos cuidar dos nossos filhos, zelar por eles. Eu fui “rígido” com a minha família e eduquei, hoje eu vejo os frutos dessa educação.

Precisamos ter a porteira aberta para a família e não para o mundo! Se não cuidamos, o inimigo vai colocando o pecado aos poucos em nossas vidas e em nossas famílias. O mundo está perdido porque as pessoas não rezam. O marido e a mulher precisam ser unidos. Quando me casei, conheci primeiro a minha esposa para depois casar. E hoje temos 39 anos de matrimônio.

O povo de Deus participa com Geraldo Galvão. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Deus está falando profundamente para as famílias. E Ele fala através da Palavra para os filhos: “Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo. O primeiro mandamento acompanhado de uma promessa é: Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra (Dt 5,16). Pais, não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor”. Tem melhor receita do que está? Aqui está tudo! Será que nós estamos sendo bons pais? Hoje vemos que as crianças são “mais inteligentes” que nós. Elas entendem tudo. Por isso, precisamos já ensinar na formação religiosa, acolher no amor. Deus está nos dando a oportunidade de mudarmos de vida.

Deus me colocou e me chamou para trabalhar em uma comunidade, para servir na sua obra. Deus não quer perder ninguém. Eu não largo a mão de Cristo. Eu sei do homem velho que está dentro de mim, por isso eu estou sempre atento e em oração. Eu antes andava de revólver no bolso e até colocava sal na pinga para as pessoas beber, então eu sei do homem velho que já fui, por isso não me desvio dos caminhos de Deus.

A Palavra de Deus vem como uma espada para separar o pecado que está em nós! Por quê em nossas vidas não acontecem os milagres? Porque nós não pedimos, não confiamos. Na Palavra vai dizer: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14,6). O mundo precisa de cristãos. É tão bonito ver os pais e os filhos que rezam. Quando eu mexia com o gado, a Luciana, minha filha era pequena, deixava ela dormindo, mas quando eu olhava ela já estava do meu lado. O filho precisa da presença dos pais!

Nós, pais, precisamos pegar aquilo que é de Deus e aplicar na educação dos nossos filhos. Como eu vou ser de Deus, se eu não leio a Bíblia? Precisamos ter discernimento para saber o que devemos fazer. Precisamos pedir a intercessão de Nossa Senhora para que Ela cuide dos nossos filhos. Devemos ler o catecismo para sabermos o que diz a Igreja. Família feliz é a família unida. A velhice, hoje, está difícil porque os filhos não ligam para os pais. Os nossos filhos fazem parte do nosso corpo, por isso precisamos defender.

Eu conheço o diácono Nelsinho Corrêa e eu vejo o zelo e o carinho que ele e a Márcia tem para com seus filhos. Os nossos olhos precisam ver sempre além, não sabemos o tempo que nos resta, então eu devo ser um bom pai, ser um bom marido.

Não é difícil seguir os caminhos de Deus, porque o fardo de Deus é leve; se pesa é porque estamos colocando os nossos fardos.

Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D’Onofrio

↑ topo