O Bom Pastor e a dracma perdida

Os ensinamentos sobre a parábola do Bom Pastor e a dracma perdida

Padre João Henriques

“Aproximavam-se de Jesus os publicanos e os pecadores para ouvi-lo. Os fariseus e os escribas murmuravam: Este homem recebe e come com pessoas de má vida! Então lhes propôs a seguinte parábola: Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? E depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo, e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido. Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma delas, não acende a lâmpada, varre a casa e a busca diligentemente, até encontrá-la? E tendo-a encontrado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Regozijai-vos comigo, achei a dracma que tinha perdido. Digo-vos que haverá júbilo entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrependa (Lucas 15, 1- 10).”

Você pode ser hoje a alegria de Deus, a alegria do céu, pois você pode se converter. Queira ser a alegria do Pai e se decidir pela conversão. Há aqueles que murmuram e aqueles que fazem festa. Papa Francisco fala, “da alegria desse encontro, ninguém é excluído.” Não insistam em permanecer nas trevas, venha para a alegria do perdão! Você pode escolher o perdão, você pode perdoar.

Que caia todo espírito de divisão, de acusação, pois acusamos até mesmo Deus. Podemos transmitir ao mundo a alegria do Evangelho, temos que levar essa alegria ao mundo. A primeira palavra que queremos destacar nesse trecho é a alegria, festa, júbilo. Como cristãos, temos que ser um povo que expressa que Deus é misericórdia, por isso que ninguém insista em ficar nas trevas.

Há um Pai que não desiste de ti. O Papa proclamou o jubileu da misericórdia e diz: “precisamos sempre contemplar o mistério da misericórdia, é fonte de alegria, de serenidade, de paz, é condição da nossa salvação. Misericórdia é a palavra que abre o mistério da Santíssima Trindade.”

Obompastoreadracmaperdida

“O amor contagia, podemos mudar o mundo se escolhermos entrar na festa da misericórdia de Deus. ” (padre João Henriques) – Foto: Gustavo Borges/cancaonova.com

Você sempre pode receber esse dom, sem medidas, não espere o amanhã, é já

Neste momento, Jesus está olhando para ti, Ele não olha para os seus pecados, Ele olha para a maravilha que você é. O olhar de Jesus, o olhar do Pai te transforma.

Diga: “Que caia, neste momento da minha vida, todo espírito de acusação, de mágoa, e julgamento. Eu quero amar, quero me deixar ser amado por Deus!” Deus quer fazer na sua vida muito mais, o Pai quer fazer festa.

O mundo acorda com as cores da misericórdia e adorme, no pôr do sol, com as cores da misericórdia. Toda hora do dia posso mergulhar no oceano de vida, de pureza, de santidade que não vem das minhas obras. A cada momento do dia, posso renascer na misericórdia do Senhor. Deus te quer abandonado, confiante. Diga: “Eu quero mergulhar na santidade de Deus!”

Todos nós somos um pouco hipócritas, mas sempre há meios de sair dessa vida de pecados. Murmurar é o grande pecado que temos que exorcizar da nossa vida. Quando murmuramos somos como moscas que infectam tudo, sujam tudo.

Belzebu gosta de sujar tudo tudo, de se mostrar o senhor da história. Mas, Deus é o Senhor da história. Não seja mosca, mas veja o positivo das coisas e tire o néctar das situações mais difíceis. “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”, então seja uma abelhinha de Maria.

Leia também:

.: O Pai misericordioso

.: Convidados a irmos ao encontro da misericórdia

.: Resgatados pela misericórdia

Podemos fazer uma escolha neste ano, a partir de agora eu não vou falar mais mal de ninguém. Destaco então dois pontos, a alegria, e segundo: não fique fora da festa, não seja filho de belzebu.

Você é uma moeda preciosa, Deus não desiste te ti e quando a mulher perde uma moeda, varre a casa e depois ascende a luz, essa luz é a Palavra de Deus. Mesmo quando você está perdido, a Palavra de Deus diz, tu és precioso aos meus olhos e eu te amo. Essa luz mostra o lixo que está a sua vida. Deus olha o tesouro precioso do seu coração.

Nosso amor tem que ser concreto. Se experimentamos o amor de Deus, não conseguimos mais ver uma pessoa que sofre sem sofrer junto com ela. O amor contagia, podemos mudar o mundo se escolhermos entrar na festa da misericórdia de Deus. Você não sabe o que Deus pode fazer com o seu sim, nunca desista, porque Ele não desiste te ti.

Ninguém é tão pobre que não tenha algo para doar, nem tão rico que não tenha algo para receber, juntos podemos mais. Deus no ama!

Padre Antonello

Hoje, ainda mais encontramos e percebemos um grande dom. Você é uma maravilha aos olhos de Deus! Cada um de nós é chamado por Deus, desde a eternidade o Pai do céu olha para cada um de nós. Cada um de nós é importante, fundamental para Deus e nesta realidade do amor infinito de Deus Pai por nós filhos, Jesus, Deus, o Espírito Santo, escolhe alguns e geralmente são os piores.

Transcrição e adaptação: Míriam Bernardes

Adquira esta pregação pelo telefone (12) 3186 – 2600

contribuicaocn1

↑ topo