Ser expressão da misericórdia de Deus

Um amor de entrega e sacrifícios

Márcio Mendes – Foto Wesley Almeida/cancaonova.com

A misericórdia infinita de Deus não pode penetrar em nosso coração enquanto não retirarmos as acusações de nosso próximo.

Deus guardou para nós, nesta tarde, uma palavra de cura, uma palavra libertadora. Tome posse dela para a sua vida.

“Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda. Então às tuas invocações, o Senhor responderá, e a teus gritos dirá: Eis-me aqui! Se expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações; se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno. O Senhor te guiará constantemente, alimentar-te-á no árido deserto, renovará teu vigor. Serás como um jardim bem irrigado, como uma fonte de águas inesgotáveis” (Isaías 58, 8-11).

“Se expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações” (Isaías 58, 9) “…tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se” (Isaías 58,8) a tua cura acontecerá se você retirar as conversas malignas de sua casa. Guarde isso em seu coração.

Para você que sentiu um chamado e veio para este Hosana Brasil, saiba que é a sua fé que lhe dá esta certeza. Quando você decidiu vir a este encontro, Deus já começou a realizar uma obra nova em sua casa, em sua família. Esta precisa ser uma certeza de fé para você. O Senhor não se deixa vencer em generosidade! Quando você pensou em vir ao encontro de Deus, Ele foi ao seu encontro primeiro e ocupou o lugar vazio que você deixou em sua casa.

Ao longo de toda a história de salvação, a bondade de Deus sempre se inclicou ao menor sinal de arrependimento; a misericórdia do Senhor sempre esteve inclinada à menor disposição do seu coração. Você precisa se convecer do quanto você é importante para o Senhor, você precisa se amar. Muitas vezes, você busca seu valor fora de si, pois pensa que ele está naquilo que é ou faz, ou naquilo que as pessoas falam de você. É preciso acreditar em quem você é. Deus lhe dá possibilidades que o demônio não tem, nem todos os demônios do inferno podem tirar um fio de cabelo da minha cabeça.

Ser expressão da misericórdia de Deus

Márcio Mendes pregando no Hosana Brasil Brasil 2014 – Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Deus jamais age na história humana a não ser por meio do ser humano. Ele conta com você para agir onde você estiver, para agir na vida desta pessoa que mora com você. São Paulo resume isso de uma maneira sem igual: “Com os fracos me fiz fraco para ganhar os fracos. Para todos eu me fiz tudo para salvar alguns”. Padre Jonas, em seu lema sacerdotal, repetiu o que disse São Paulo, mas com outras palavras: “Feito tudo para todos”. Fazer-se tudo para todos é tornar-se excepcionalmente a misericóridia de Deus.

Duas coisas o Senhor quer de você neste encontro: amor e perdão do seu coração. Sem amor e perdão Ele não consegue agir. Perdoar é indispensável! Não há razão para não perdoar. Se você não perdoa, você barra a ação de Deus em sua vida.

A misericórdia infinita de Deus não pode penetrar em nosso coração enquanto não retirarmos as acusações de nosso próximo. A falta de perdão cobra um preço altíssimo de nós, pois comprometemos a nossa salvação; ela pode nos levar a perder não só a vida, mas a salvação. Quem morre em estado de pecado mortal, diz a Palavra de Deus e o Catecismo da Igreja Católica, perderá a salvação e irá para o inferno.

Deus o trouxe para o Hosana Brasil, a fim de que você volte para sua casa restaurado. O Senhor não o deixará voltar como chegou, a não ser que você não O deixe agir. Ele não pode perdoar uma pessoa que não decidiu perdoar a si mesma. Por isso é importante você se aceitar, perdoar-se. Chega de viver a vida afastada de Deus.

O que fazer para arrancar do nosso meio a opressão, o dedo que acusa? Perdoando-nos uns aos outros inteiramente, é impossível acharmos uma lepra do pecado que Deus já nos perdoou. Ele nos perdoa para sempre! O modelo de perdão que o Pai das Misericórdias nos dá é Jesus. Você não sabe perdoar? Olhe para Cristo. Só assim você vai entender o que é perdão e o que é justiça. A justiça dos homens exige que a pessoa repare o mal que fez. O perdão é absolutamente injusto, pois quem perdoa aceita sair no prejuízo se for preciso. Perdoar é ceder, é doar, é doação generosa do coração.

Ser expressão da misericórdia de Deus 1

Fiéis participam do Hosana Brasil 2014 – Foto Wesley Almeida/cancaonova.com

A nossa justiça vem de Deus, que faz justiça sem fazer vingança. Esta incendeia o mal perto de nós. Aos olhos do mundo, o perdão divino não é justiça. Boa parte das pessoas que já o magoaram na vida, há anos que você não a encontra? Como perdoará uma pessoa que você nunca mais viu? Precisamos parar de pensar que para perdoar precisamos falar com a pessoa, desabar o mal que está dentro de nós e falar: me perdoa. Precisamos superar esta ideia de que temos de “passar as coisas a limpo” para perdoar.

O perdão é, em primeiro lugar, um remédio para o coração que foi ferido, e a primeira pessoa a ser atingida por ele é você. Se você não experimentar a graça de Deus na sua vida, em vez de ser “tudo para todos”, você não será nada para ninguém. Perto ou não da pessoa que lhe ofendeu, perdoe. A pessoa querendo ou não o seu perdão, perdoe-a.

Perdoar é uma decisão inteligente. Independente de sua sensibilidade ferida, você precisa tomar a decisão de perdoar, mesmo que esteja com vontade de se vingar. Perdão é decisão. Quem é de Cristo precisa dizer: “Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem”. Esteja onde estiver, se você se lembrar do mal que alguém lhe fez, reze e fale com o Senhor: “Eu perdou esta pessoa, onde ela estiver, viva ou morta, eu me decido perdoar”.

Transcrição e adaptação: Willieny Casagrande

Adquira esta pregação pelo telefone
(12) 3186-2600

↑ topo