Hosana Brasil, uma experiência de fé

É tempo de adentrar na experiência de fé

Padre Roger Luis Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Padre Roger Luis
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Meus irmãos, é uma graça podermos celebrar, todos os anos, o Hosana Brasil no Advento! É um tempo de esperança, uma esperança que é ativa, porque aponta para a vinda gloriosa do Senhor; é a esperança que nos coloca em alerta, porque não sabemos o dia em que o Senhor virá.

“…Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3,16)

É por meio desse mistério da encarnação que encontramos a revelação do amor, que vai gestando a nossa fé e tornando-a ativa.

O Papa emérito Bento XVI disse, na  Carta Encíclica Spe Salvi, aos bispos, presbíteros, diáconos, às pessoas consagradas e a todos os fiéis leigos sobre a esperança cristã: A redenção é-nos oferecida no sentido que nos foi dada a esperança, uma esperança fidedigna, graças à qual podemos enfrentar o nosso tempo presente; o presente, ainda que custoso, pode ser vivido e aceito, se levar a uma meta e se pudermos estar seguros desta meta, se esta meta for tão grande que justifique a canseira do caminho”.

É necessário termos metas e seguirmos seguros nelas; e a meta do cristão é o céu!

O presente, mesmo que cansativo, torna-se um presente se o aceitarmos e o vivermos de maneira tranquila, numa paz inquieta, pois somos cidadãos do céu.

Às vezes, não nos contentamos com o dia a dia, porque vivemos aqui como estrangeiros, como pessoas que passam apenas um tempo. A nossa meta precisa ser alta, precisamos compreendê-la. Um cristão sabe que sua vida não acaba num vazio, ele tem fé, sabe qual é o fim da sua vida e sabe o para que ele está aqui. Um cristão sabe qual é o futuro, sabe que este é a vitória, e que ela já foi conquistada.

Existe uma certeza no coração daquele que busca o Senhor: a vitória é certa!

Somos estrangeiros aqui! É preciso celebrar o Deus presente em nossa vida. (Padre Roger Luiz)

Somos estrangeiros aqui! É preciso celebrar o Deus presente em nossa vida. (Padre Roger Luiz)

A certeza da fé não é insanidade

Nós somos mais que vencedores, e precisamos colocar a nossa confiança nesse Deus vencedor. O cristianismo não é só um Boa Nova, a comunicação de um conteúdo. A mensagem cristã não é só informativa, mas performativa. O Evangelho não é apenas uma comunicação de realidades que nós podemos saber, mas uma comunicação que gera fatos e muda a vida, gera vida nova.

O Evangelho de hoje fala que aqueles cegos, apesar de não enxergarem com os olhos, enxergavam com o coração, conseguiam ver a verdade. Apesar de não terem uma visão física, conseguiram enxergar e proclamaram: “Filho de Davi, tende piedade de nós!”. 
A nossa caminhada se faz conforme a nossa fé. Se não alimentarmos a nossa fé, só vemos o pior.

Nossa fé precisa ser movida sempre pela esperança! Temos de deixar que Jesus cure a cegueira do pessimismo. Os olhos daqueles cegos se abriram, porque eles tiveram fé. E nós precisamos ultrapassar a visão negativa, ir além e vermos o que já foi conquistado por nós, e o Senhor vai curando a nossa cegueira. Ele vem ao nosso encontro!

A nossa fé faz transcender as montanhas

Hosana Brasil é uma experiência espiritual de uma fé profunda, não é um louvor de um coração egoísta. Não fiquemos somente no material.

Quando não há fé, há desespero. A fé nos leva a crer que, apesar de uma grande perda ou tragédia, podemos dizer: “O meu Deus é bom e só tenho a Lhe agradecer”.

É tempo de esperança, tempo de uma fé sólida, de sair da superficialidade e adentrar na experiência de fé.

Transcrição e adaptação: Claudia Lima

Assista a essa pregação pelo Canção Nova Play 

↑ topo