"Jesus é manso e humilde de Coração" (Mt 11,29)

Padre Delton Filho.Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Padre Delton Filho.Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

“Vinde a mim vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei”

Essa palavra quer dar para nós um norte durante o dia de hoje. O texto diz assim: “Vinde a mim vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai Meu julgo sobre vós, recebei a minha doutrina, por que Sou manso e humilde de coração, e achareis o repouso para vossas almas, por que Meu julgo é suave e Meu peso é leve”.

Ao longo da história da Igreja, houve pessoas que souberam enxergar, no texto da Palavra, um modo de entrar nos sentimentos e nos pensamentos de Jesus. Quando Ele se apresenta manso e humilde de coração, é porque Ele quer nos mostrar uma forma de viver.

Jesus é o Mestre do coração

Quantas pessoas carregam no ombro, na mente, o peso de ser rejeitado! Jesus não carregou isso, porque nasceu na simplicidade e assim morreu. Ele era um homem que não só prendia a atenção das pessoas quando falava, mas também porque Ele vivia aquilo que falava. Jesus tem a palavra acertada, a vida que se tornou Palavra, este Verbo que vem ao nosso encontro e fala com autoridade, por isso Ele é o Mestre do coração, o especialista em humanidade!

Ninguém jamais conquistou tantas pessoas na história como Cristo! A matemática de Jesus é diferente da nossa, pois, para Ele, a ovelha que se desgarrou é tão importante quanto as outras 99 ovelhas. Olha que interessante! Jesus sabe da sua importância, sabe do seu valor, por isso Ele não desiste de amá-lo, mesmo que você seja a ovelha que se desgarrou do rebanho.

A maior necessidade do nosso coração é o amor

Se você é a ovelha que se desgarrou, Jesus vem ao seu encontro, Ele vem atrás de você. Cristo não nos nega amor, pois sabe que essa é a nossa maior necessidade. Ninguém muda à custa de bronca, à força de medidas coercitivas. As pessoas só mudam por amor.

Há certas coisas que só entendemos quando as experimentamos. Vou dar um exemplo que todos acham interessante: uma vez, experimentei lasanha de alcachofra. Por mais que eu explique, por mais que eu fale, eu no máximo vou fazer você ficar com vontade, mas você não vai saber o gosto dela se não a experimentar. A mesma coisa é com o Senhor: o objetivo da pregação é eu fazer você ficar com vontade de experimentar Jesus; a pregação é um aperitivo. Mas para você conhecê-Lo precisa experimentá-Lo.

Padre Delton Filho prega na Canção Nova.Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Padre Delton Filho prega na Canção Nova. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Precisamos ter a coragem de sermos Cristãos, mesmo na perseguição

O Brasil é o segundo maior país católico, mas há países em que é perigoso ser cristão, seguir Jesus. Em alguns países como a Coreia do Norte, Somália, Iraque, Síria, Afeganistão, Sudão, Irã, Paquistão, Nigéria e Eritreia, a guerra contra os cristãos é sangrenta. Lá, cristãos são cidadãos de segunda classe; crianças cristãs não podem frequentar escolas; mulheres e crianças, muitas vezes, sofrem abusos sexuais. Mas, mesmo assim, de onde vem esse ânimo todo que eles têm para permanecerem fiéis a Cristo? O que faz essas pessoas, mesmo correndo riscos, colocadas à margem da sociedade, continuarem cristãs, assumindo Jesus? O que faz com que famílias inteiras se mantenham fiéis ao Senhor? O fato de que Ele é o Mestre do coração, Ele nos convence, é o Pregador mais convincente!

Esse Jesus do qual eu estou falando não pode ser para você só uma ideia. Há católicos em nossas paróquias que nunca tiveram uma experiência com Jesus, só ouviram falar d’Ele. Mas nós precisamos nos perguntar: “O Jesus que eu conheço é Aquele do qual me falaram ou eu realmente O conheço? Nós precisamos, hoje, provocar-nos quanto a isso e exigir de nós mesmos um encontro com o Senhor. Nada substitui a nossa decisão pessoal de querermos nos encontrar com Ele.

Jesus é o coração que nos foi dado pelo Pai

Jesus é o coração que nos foi dado pelo Pai, por isso Ele nos fascina e atrai tanto! Ele poderia nos ensinar de diversas maneiras, mas quis nos dizer: ‘’Aprendei de mim que sou manso’’. Cristo sabe o que está dizendo, mas a humanidade continuará vítima da violência e da escravidão enquanto não entender o significado da mansidão. Às vezes, é preciso ser duro, mas nunca violento.

Precisamos ter um coração manso e humilde

Papa Francisco fala assim: ‘’A soberba compromete toda boa ação, esvazia a oração, afasta de Deus, afasta dos outros. Se a oração do soberbo não chega ao coração de Deus, a oração do humilde escancara o coração d’Ele’’. O Senhor tem uma fraqueza pelos humildes. Nós precisamos ser humildes e mansos de coração. Precisamos ter um projeto de vida para podermos adquirir essas virtudes. Não podemos viver de retiro em retiro, mas ter propósitos de mudanças para o melhor em nossas vidas.

Precisamos ser corajosos e teimosos por causa de Jesus, mas somente por causa de Jesus. Ele não é uma ideia, Ele é uma pessoa, alguém que está vivo e tem um coração que pulsa por nós.

Jesus tem um propósito para nós. Deixemo-nos seduzir pelo coração d’Ele, porque Ele entende nosso coração, é especialista em humanidade.

 

Transcrição e adaptação: Priscilla Santos

Adquira esta pregação pelo telefone: (12) 3186-2600

↑ topo