PHN

Eu vos darei um coração novo

Padre Paulo Ricardo na Santa Missa do Acampamento PHN.Foto:WesleyAlmeida/cancaonova.com

Padre Paulo Ricardo na Santa Missa do Acampamento PHN. Foto:WesleyAlmeida/cancaonova.com

Deus não quer o louvor somente com os lábios, mas sim com o coração

“Misericórdia eu quero, não sacrifício” é citado no Evangelho de hoje.

Vejam que o Antigo Testamento viveu, durante séculos, um grande drama: Deus tinha de preparar Seu povo para a vinda de Jesus, mas, por mais que Ele fizesse alianças, chegou em um momento em que o Antigo Testamento não tinha mais como ir para frente, porque havia uma grande crise, que foi notada pelos profetas. Deus fez toda a Lei, uma série de Leis que o povo de procurava seguir, mas o problema era que esse povo obedecia às leis, mas o coração não estava lá. O povo louvava com os lábios, mas estava longe de Deus.

Deus quer o culto do coração, Deus quer amor

Deus reclama, por meio do profeta Oseias, que não quer o sacrifício, mas o culto do coração, o que sai de dentro. Deus quer amor. O povo levava os sacríficos ao Templo, mas Deus queria um coração arrependido, contrito. Até que, finalmente, um dos profetas, Ezequiel, faz uma profecia e disse como Deus resolveria o problema: “Dar-vos-ei um coração novo”. Humanamente, isso é impossível, a não ser que você faça um transplante de coração! Jesus, então, dá-nos um novo mandamento: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”. O que Ele quer é ser o coração que ama dentro de nós.

Para sermos santos precisamos matar o homem velho dentro de nós

Esse é o caminho da santidade. Ser santo não é um moralismo. Mas qual é a nossa missão para que sejamos santos? Temos de matar o homem velho dentro de nós, para que Cristo ressuscite. É o mistério da Páscoa!

Passos para a santidade

Precisamos entender o seguinte: quando estamos em estado de graça, que é o arrependimento sincero e a confissão, o desafio é o dia seguinte, ou seja, manter essa graça. Mas como Cristo vai tomar lugar dentro de nós? Como acontecerá o transplante desse coração? A primeira coisa que precisamos saber, segundo São Paulo, é: “O Evangelho é a força de Deus”.

O justo vive pela fé

Todos nós precisamos de mais fé, pois ela precisa crescer em nós. Se a pedirmos, Deus nos dará a fé, mas precisamos insistir nesse pedido. Se estivermos em estado de graça, só precisaremos entrar em contato com Jesus e Ele vai ser a força para vivermos com amor.

Na nossa vida espiritual, precisamos confessar e comungar, comungar e confessar. Se fizermos isso com frequência, essa prática será poder de Deus para transformar nosso coração.

Acampamento PHN 2016, homilia da Santa Missa com Padre Paulo Ricardo. Foto:WesleyAlmeida/cancaonova.com

Acampamento PHN 2016: homilia da Santa Missa com Padre Paulo Ricardo. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Somente pela fé teremos conhecimento do amor de Deus por nós

O Evangelho é força de Deus para aquele que crê. E como saberemos que Deus nos ama? Somente pela fé.

Por que temos dificuldades de mostrar o amor? Porque só é possível receber amor se você tem fé; e estou falando de fé humana neste momento. Por exemplo: a minha mãe me ama, mas o amor é invisível, eu não o vejo; o que eu vejo são atos. Por meio desses atos, eu vejo o amor. Meu irmão, se você não crê nas outras pessoas, você vai morrer sem amor, porque é impossível receber amor sem um ato de fé. Ou você crê ou você não recebe o amor.

Essa é uma verdade humana, e se é uma verdade humana, também é uma verdade divina, porque, para você receber o amor de Deus, você precisa ter fé, precisa olhar para a luz de Cristo e ver o amor.

Dê uma resposta diferente ao amor de Deus por você

Vamos nos aproximar do altar de Deus, hoje, de uma forma diferente. Vamos olhar para o Sangue de Cristo e dizer: “Eu creio nesse amor”. Jesus está presente neste Sangue, e o está derramando por você. O que você vai responder para Ele?

Meus irmãos, repito: “Misericórdia eu quero, não sacrifício”. Que Jesus nos ajude a prestar esse culto a Deus. Amém.

Transcrição e adaptação: Priscilla Santos

Adquira esta pregação pelo telefone: (12) 3186-2600

↑ topo