A Fraternidade Católica e a nova evangelização

Podemos traduzir o batismo no Espírito Santo como um pentecostes pessoal. É o cumprimento da profecia de Joel. É realmente um novo pentecostes. É exatamente esse batismo no Espírito a nos mostrar o primado de Deus.

Não se pode construir a Igreja sem o Espírito Santo. Como diz o salmista, "se não é o Senhor a construir a casa, em vão trabalha os que a constroem". Por isso, o apóstolo Paulo diz que somos batizados no Espírito Santo para formar um só corpo, a Igreja de Cristo.

Esta manifestação da presença de Deus gera um desejo insaciável, como a chama ardente que queima, mas não se consome. Temos fome de oração, dos sacramentos, de santidade, de eternidade. Há uma fome insaciável.

Assim, a Renovação Carismática Católica (RCC) se apresenta como um movimento contemporâneo de procura de Deus. É um povo que deve ser sedento de Deus. Aleluia!

Ouça: "A RCC é um movimento de busca de Deus"

O servo de Deus, João Paulo II, recebendo a Fraternidade Católica, disse: "Vocês receberam o poder do Espírito e seus carismas, a fé que move montanhas, a força a beleza da palavra de Deus, a renovação". A RCC se apresenta como um movimento de procura da presença de Deus. Isso que se chama parresia é proclamar que o homem pode fazer a experiência de Deus. E é Deus que quer fazer a experiência do homem e vem habitar em cada um de nós. Cada um de nós se torna o lugar santíssimo da sua presença.

Irmãos, essa é uma realidade admirável que não devemos nos conter. Deus faz morada em nós! É óbvio, natural que a efusão do Espírito gere manifestações, dons, curas, mas, sobretudo, alimenta a nossa fé, esperança e caridade. Porque Deus encontrou acesso em nós.

Ouça: "A RCC é uma resposta ao mundo que decretou a morte de Deus" 

A RCC é a resposta a uma sociedade que decretou a morte de Deus, àquelas Igrejas que estavam ameaçadas pela perseguição. O que quer nos dizer agora o Senhor? "As Novas Comunidades são uma contestação diante da imagem de um mundo sem Deus, fechado em si mesmo, que se dirigiu a falsos deuses, tornando o homem escravo do sexo e do poder".

Esta Conferência proclama que Deus está vivo, que Ele veio a nós em Cristo. O mundo não está fechado. A humanidade está caminhando rumo ao seu eterno destino. “Vem, Senhor Jesus!” Esta á a profecia, esta é a contestação do Espírito.

Deus ama cada homem e quer salvar a cada um. Deus amou tanto o mundo que mandou seu filho à terra. Isso se exprime com o testemunho.

Hoje se assiste a uma inflação de linguagens, também na Igreja. Às vezes, se pede que se mostre uma certa superiodade intelectual. Veja Pedro, que falou cerca de 3 minutos e produziu 3 mil conversões e batismos. O que fazemos hoje para isso? Precisamos fazer 3 mil pregações.

O mundo não está disposto a escutar pregações. O mundo não precisa somente de mestres, mas de testemunhos. A RCC reza, prega, participa das celebrações e proclama que crer é uma grande alegria. Só a fé dá sentido à existência do homem.

A RCC é uma profecia viva. O Espírito Santo está falando às Igrejas. Quem tem ouvidos para ouvir que ouça. A RCC é sobretudo conversão, metanóia, batismo no Espírito Santo. Graças a esse batismo no Espírito se acendeu um grande fogo de renovação espiritual na Igreja.

O Senhor nos dá o Espírito para a nossa santidade. O Espírito é Santo. Ele exige a nossa conversão, a nossa metanóia. Eis a nova cultura do Espírito. Sabemos que, às vezes, não se dá espaço ao Espírito. Nem todos os cristãos compreendem essa dimensão. Por isso, a RCC foi muitas vezes criticada e marginalizada.

Ouça: "Sem o Espírito Santo não podemos ser cristãos"

A RCC nos recorda que tudo vem de Deus e a Palavra de Deus produzirá as obras. Sem conversão, sem o Espírito Santo, duvido que exista um laicato maduro na Igreja Católica. Não há ameaça do pietismo na RCC. Só o Espírito Santo glorifica a Deus.

Vemos muitas vezes um católico que não estudou teologia, é analfabeto e ousa fazer uma pregação diante de outros, toma uma atitude orante com a pregação, que aceita a oração do outro. É um inacreditável milagre do Espírito Santo.
Depois que descobriram que são filhos de Deus assumem uma responsabilidade pessoal e coletiva de melhorar a vida de todos. Os silenciosos se tornam ousados pregadores da Palavra de Deus. Isso é pentecostes.

O primeiro papa cheirava a peixe, mas tinha uma grande fé em Jesus, conheceu o verbo eterno de Deus. Jesus o nomeou chefe da Igreja. Antes da morte de Jesus, ele o havia traído. Mas que conversão, que batismo no Espírito Santo!

Deus escolheu aquilo que no mundo é nada para que nenhum homem sobre a terra possa gloriar-se diante d'Ele. A RCC deu acesso aos pobres. Os pobres, marginalizados, não instruídos, privados de qualquer dignidade, agora assumem posições dignas como chefes de comunidade, guias de ministério, têm responsabilidades pastorais.

Na oração, aderimos a Deus como acontecia na Igreja antiga. Na oração da RCC, o homem reconhece que não é livre enquanto não se entrega a Deus totalmente.

Maranatá! Vem, Senhor Jesus!
E o Esposo responde: "Sim, venho depressa!"


Adquira esta palestra na íntegra pelo
(12) 3186 2600


Transcrição: Maurício Rebouças
Fotos: Lucilene Silva
Áudios: Anderson Nunes

↑ topo