A Ressurreição de Lázaro

Vamos ver a ressurreição de Lázaro, que parece uma cena de televisão, em que se tem diferentes tipos de televisão. Uma \’câmera\’ será chamada de Bethânia, depois tem outra \’câmera\’, que será chamada Jerusalém, e temos também uma outra \’câmera\’ oculta, escondida, que irá filmar o lugar escondido.

Você pode acompanhar toda a passagem no Evangelho de São João capítulo 11.

Comecemos com a primeira câmera, que é Bethânia: Lázaro estava doente, enfermo permanentemente. Era um enfermo crônico, ele era doente, e esta era a sua identidade, sempre estava doente. Você conhece alguém assim? Assim era Lázaro. Ele tinha duas irmãs, que eram muito amigas de Jesus: Marta e Maria, e estas mandaram dizer a Jesus: “Senhor aquele que tu amas está enfermo”. Somente informaram a Jesus que Lázaro estava doente, deixaram o problema delas nas mãos de Jesus. É importante dizer que estas duas mulheres estão tocando o coração de Jesus. Quando você quer fazer uma oração, este é um modelo maravilho.

Quem de vocês está doente? Quem tem um amigo, parente ou alguém, a quem ama, e este está doente? Faça a oração, agora, diga a Jesus que esta pessoa está doente, que você vai deixar essa oração no coração d\’Ele, que você não pede, que somente está a informá-Lo.

Agora vamos onde estava Jesus com a \’câmera\’ oculta. Esta câmera mostra onde Jesus estava, e onde estava Jesus? A Bíblia não disse onde estava Jesus, mas outra pergunta: por que Jesus demora dois dias e o que estava fazendo? No Evangelho de São João não diz onde estava nem o que Ele estava fazendo.


.: Jovens voltam para a Igreja através da Canção Nova


Alguma vez, já aconteceu algo na sua vida e você não sabe onde está Jesus? Então, você vive a mesma experiência vivida por Marta e Maria. Você reza e não sabe onde está Jesus, e ainda mais porque parece que Jesus está não fazendo nada. Não temos resposta para este mistério. Onde está Jesus quando eu sofro, quando a minha fé, família, matrimônio agonizam? Por que Jesus não responde?

Seguindo, Jesus está decidido a regressar para a Judéia. Talvez estivesse na Galiléia, e precisa de dois dias de caminho, quase 250 quilômetros, e Jesus diz para os seus discípulos que voltem para a Judéia e estes respondem que isso é ilógico, pois os judeus queriam apedrejá-lo. Seria muito imprudente voltar para a Judéia. No fundo, os discípulos diziam para Jesus: “não esqueça os problemas que temos”. Mas Jesus tem o olhar fixo naquilo que Lhe foi dito por Maria e Marta.

Então, Jesus continua: “Lázaro dorme, eu vou despertá-lo”, e os discípulos dizem: Mas se Lázaro dorme, ele vai despertar sozinho”. Os discípulos não encontram motivo para Jesus ir até a Judéia e mais, eles não compreendem o sentido das palavras de Jesus, e o Senhor precisa dizer com tranqüilidade a realidade e assim faz declarando que Lázaro já estava morto.

Aqui surge uma pergunta: Quem deu a notícia para Jesus, que Lázaro estava morto?

Nesta passagem, Jesus é tão humano e tão divino, que a resposta é: Jesus sente que está morrendo uma parte de Si mesmo, por isso sente que seu amigo está morrendo. Quando um amigo morre, o outro amigo sente a ausência do amigo que faleceu. E que coisa produz a morte de Lázaro em Jesus? Jesus diz: “Alegro-me”, somente depois Jesus sorri. Você não chora por um amigo, se antes você não se alegra com este amigo.

Tomé era chamado Gêmeo, isto está no versículo 16, e ele quer ir com Jesus para morrer também com Ele, pois já não tem sentido sua vida se Jesus morre, ele queria o mesmo que Jesus.

Vamos voltar para a \’câmera\’ de Bethânia. Do versículo 17 ao 20, duas mulheres, uma era Marta, que quando soube da vinda de Jesus saiu. Ela era decidida, ativa, dinâmica; o outra era Maria, que era mais calma, talvez um pouco fleumática e depressiva.

Sempre que Jesus chega a algum lugar sempre existe uma Marta e uma Maria, ou melhor, às vezes você é Marta e, outras, é Maria. Maria fica sentada em casa.

Marta é fantástica! Quando ela tem a oportunidade de falar com Jesus, e quando fala põe a culpa em Jesus pela morte de Lázaro. Marta está ferida, decepcionada com Jesus, porque Ele não respondeu, Ele ficou longe.

Jesus é responsável. Alguma vez você já fez de Jesus responsável pela morte do seu matrimônio, da morte do seu filho drogado? E ficou decepcionada com Jesus como Marta ficou?

Mas, Marta tem coragem e fala o que sente a Jesus e ainda Lhe diz: \”Eu sei que tudo o que pedires a Deus, Ele te concederá\”. O que Marta está fazendo? Está provocando Jesus e Ele responde a provocação. Marta sabia que Lázaro, seu irmão, iria ressurgir algum dia, mas o problema era o agora, hoje, ela quer uma resposta agora, ela precisa da resposta hoje. Assim é com você. Marta gostava de discutir com Jesus, e muitas vezes, nem Jesus convencia Marta, então Ele muda a estratégia e vai direto ao que Marta quer e pergunta: \’Você crê que eu sou a ressurreição e a vida?\’ Marta deve responder esta pergunta e hoje eu faço a mesma pergunta para você: \’Você acredita que Jesus é a ressurreição e a vida?\’ Não responda com argumentos, mas se crê ou não. E a estas palavras Marta vai chamar sua irmã e lhe fala baixinho, e o que Marta diz à Maria: “O mestre está aí e te chama.” Então, Maria se levantou e foi diretamente ao encontro de Jesus e disse o mesmo que Marta disse a Jesus: “Senhor, se estivesses estado aqui o meu irmão não teria morrido”. Jesus fica comovido em espírito e com profunda emoção. Jesus é tão humano nesta passagem e faz uma pergunta: “Onde o colocaram?” Diz-nos a Palavra: \”E Jesus se pôs a chorar\”.

Nisso, Jesus vai até onde está Lázaro, e Marta se pronuncia dizendo que já faz quatro dias que Lazaro está lá, portanto, já cheira mal, e pede para que Ele não tire a pedra. O que está dizendo Marta? Que o morto está morto, já está em degradação, já pode contaminar. Quando então, Marta deixa Jesus fazer segundo o Seu plano e depois de tirarem a pedra, Jesus exclama em alta voz: “Lazaro, vem para fora”. Ele chama o seu amigo pelo nome, porque o Bom Pastor conhece suas ovelhas pelo nome, e o morto obedece.

Agora chegamos à mensagem central. Você sabe o que significa Lázaro? Lázaro é aquele que confia no Senhor. Somente ressuscita aquele que confia no Senhor.

E vamos para a \’última\’ câmera que se chama Jesuralém. Lá as autoridades decidem matar Jesus, porque Jesus é capaz de dar a vida. Ele dá a vida aos seus amigos.

Transcrição Ana Paula Rosa
Fotos: Anderson Nunes

↑ topo