Alegrai-vos sempre no Senhor

Dunga – Missionário da Comunidade Canção Nova
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com
O Espírito Santo nos recorda das coisas que lemos, ouvimos, sentimos e presenciamos. Assim, a Palavra de Deus é tão encarnada em nós que nos faz lembrar de passagens bíblicas para que possamos pregar e falar o que Deus nos pediu.

Hoje, a Palavra nos recorda de que devemos acumular sabedoria, pois a vida é rica e vamos aprendendo a aconselhar as pessoas; portanto, devemos escutar, com atenção, os conselhos dos pais para os filhos e também os conselhos dos mais velhos.

Cada vez que eu leio Flipenses 4,4  'Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!' –, Deus fala algo ao meu coração. Assim, cada vez que eu ler essa passagem, Deus falará algo novo para mim.

O Senhor nos pede para sermos alegres sempre, mas como nos sentirmos sempre assim? Mesmo que estejamos atravessando um momento difícil, é preciso nos alegrarmos sempre, mas temos de nos preparar para viver todos os momentos. A ordem do Senhor é alegrar-se. Quando? Sempre. E de que maneira? No Senhor.

Às vezes, estamos vivendo um tempo muito difícil, quando não vemos motivos para sorrir; mas devemos escutar a voz de Deus, porque, mesmo diante dos momentos tristes, é preciso nos alegrarmos no Senhor.

A ordem de Deus para nós é que a bondade d'Ele seja conhecida por todos aqueles que nos conhecem.

Peguemos, por exemplo, as quatro estações: verão, outono, inverno e primavera. Se você comparar a sua vida com as estações, qual ela seria? Se fosse verão, estaria tudo dando certo, seus projetos estariam todos acontecendo bem e não haveria onde colocar tanto louvor. Portanto, se você está vivendo esse tempo, dê glórias a Deus.

Depois do verão, vem o outono. As folhas começam a cair e as chuvas são diferentes, porque estamos nos preparando para viver o inverno. Começamos a perceber que já não somos tão requisitados, o nosso telefone não toca mais com tanta frequência e sentimos que algo está acontecendo de errado. Nós somos surpreendidos por situações não esperadas.

"A ordem do Senhor é alegrar-se. Quando? Sempre. E de que maneira? No Senhor", ensina Dunga
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com
Há pessoas que podem estar vivendo o inverno, pois estão se sentindo falidos, acometidos de uma doença ou em tratamento de uma depressão; podem ter sofrido uma calúnia e estão saindo de cena, pois tudo está nublado. Mas a Palavra de Deus nos diz para sermos alegres no Senhor mesmo diante das dificuldades.

Passando este período de inverno, a primavera começa a chegar na sua vida. Embora ainda não seja verão, estamos caminhando para ele. A nossa vida volta a florir novamente, porque os sinais de ressurreição começam a aparecer.

Depois de tudo isso, o verão volta. Por isso, devemos sempre nos alegrar no Senhor. Mesmo passando por todas essas estações na nossa vida, precisamos ter a certeza de que Deus está caminhando ao nosso lado. 'Alegrai-vos sempre no Senhor!' E mesmo diante de todas as situações, Deus nos pede para sermos bondosos com as pessoas. Ele nos conhece como ninguém, por isso sabe que, mesmo diante das dificuldades, somos capazes de distribuir bondade para aqueles que estão ao nosso lado.

O Senhor nos deu dons e também a capacidade de praticarmos sempre o bem. Ele quer nos curar e nos tirar da inércia. Ao olhar para nós, Ele sabe a estação que estamos vivendo e nos diz: "Alegrai-vos no Senhor agora e para sempre". Uma vez que estamos felizes, precisamos mostrar para as pessoas a bondade que temos.

Mesmo diante dos momentos de dor e de lágrimas, devemos ser capazes de cometer um ato de bondade, um conselho, uma palavra amiga, um gesto de caridade. Mesmo no pior momento da nossa vida, e quanto mais dura for a prova, nós podemos exalar bondade.

Muitos podem passam uma vida inteira sem conhecer Jesus e sem acreditar no Seu amor. Ele nos amo primeiro. O Senhor acredita que, um dia, todos chegarão próximos a Ele. Muitos não esperam o momento de dor para se aproximar; outros, no entanto, precisam desse momento para se aproximar do amor do Pai.

É na fraqueza que experimentamos a fortaleza. É sobre a doença que acontece a cura; sobre a ofensa que acontece o perdão. Portanto, diante desses momentos no qual encontramos o Extraordinário, que todos nos vejam fazendo bondade.

A nossa bondade tem de ser conhecida na nossa família e em nosso trabalho, independente do momento pelo qual estamos passando. “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo.” (Felipenses 4,4-5)

Transcriação e Adaptação: Alessandra Borges

↑ topo