Alegria nas grandes provações

.: Ouça esta pregação na íntegra
Abra-se a verdade que Deus tem muito mais para nós!

1ª Carta de São Tiago capítulo 1, versículos 2-8 e capítulo 4, versículos 15-18 para partilharmos.

\”Se alguém de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus – que a todos dá liberalmente, com simplicidade e sem recriminação – e ser-lhe-á dada.\”

Precisamos ter olhos de sábios para olhar as situações das nossas vidas; situações de sofrimentos e de alegrias pois Deus falam em todas elas. Sábio é aquele que aprende com a vida e para vida.
No Japão uma das profissões bem considerada é a de mestre, de professor. E o que são os mestres? São aqueles que ensinam. Lá no Japão é preciso reverenciar os professores. Otra classe que é bem respeitada lá, é a classe dos idosos, porque eles reconhecem a sabedoria.

Quando São Tiago Tiago,a sua carta, diz para pedir sabedoria é para você perceber, até mesmo na provação, o quanto você é abençoado. Assim como Jó, que teve uma enorme sabedoria de compreender a sua provação.

O nosso Deus age através da constância da nossa fé.
Nós, por muitas vezes, tornamos o sofrimento um obstáculo para chegar a Deus, mas é o contrário, no sofrimento nos aproximamos de Deus.

Muitas pessoas questionam o sofrimento do padre Léo que luta contra o câncer, mas padre Léo viveu a \’quaresma\’ dele, e agora aos poucos a \’ressurreição\’ está chegando.

O pior cego é aquele que não quer vê, e nos momentos de sofrimento acaba recorrendo as falsas doutrinas, mas onde está o sofrimento ai está Deus pronto para agir.
Sofrimento faz parte da condição humana, quem passa pela vida e não sofre, não vive de verdade.

A concupiscência, depois de conceber, dá à luz ao pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. Toda situação de morte, de sofrimento foi nós mesmos quem \”cavamos\”, são conseqüências de nossos pecados. Mas Deus não fica indiferente a nossa dor, Ele entra na nossa história, na nossa vida para nos dar a cura, a salvação, a paz interior.

Não podemos olhar para nossa vida como \’coitadinhos\’, não com um história trágica, porque o Senhor transforma as desesperanças em esperança, pois a mão de Deus esteve em todas provações, e para sempre estará para te acolher e amar.

É preciso ter um olhar de sabedoria sobre a sua história. É necessário compreender que Deus nos criou para sermos felizes. Assuma sua vida, sua história e deixe que Deus aja.

Gostaria de partilhar algo que me mercou muito: Há dez anos, a minha irmã fazia 15 anos, e iria acontecer uma linda festa planejada por ela e meu pai, mas um dia entes do seu aniversário meu pai sofreu um infarto e no dia do aniversario dela de 15 anos, ele faleceu. Foi muito triste. Ela entrou em depressão, mas não parou nesta situação.
Ela foi além, compreendeu que se ela \’brigasse\’ com Deus estaria brigando consigo mesmo.
Não podemos parar nas situações de sofrimento, é preciso ir além!

Transcrição: Elcka Torres
Fotos: Claudenilson José

.:Confira pregação de padre Jonas Abib, desta manhã de domingo

↑ topo