Amizade verdadeira


Áudios desta missa:
.: Contrição: motivação para reconciliar-se com Deus
.: Salmo 102: \”O Senhor pôs o seu trono lá nos céus\”
.: Oração: motivação para abertura do coração
.: Homilia [trecho] da meditação da Palavra de Deus .: [+ vídeo]
.: Música + canto em línguas após homilia


Graças a Deus estamos começando esse Acampamento de Pentecostes com essa leitura providencialmente. [Evangelho: João 21, 15-19] O Senhor a partir desta Eucaristia agirá em nós, e certamente seremos marcados pelo poder do Espírito Santo, e o que Ele fez com Pedro fará com nós. Não vamos aqui simplesmente falar do Espírito Santo, mas faremos como os apóstolos no Cenáculo. Se dois homens foram capazes de mudar a história pelo seu testemunho e pelo Espírito Santo de Deus, não tenha dúvida: o Senhor quer fazer isso com cada um de nós.

Esteja você na situação que estiver, no estado de vida que o Senhor te confiou, Deus realizará as mesmas maravilhas que fez no início da Igreja. Não é simplesmente um calendário litúrgico, mas nós vamos experimentar a ação do Espírito Santo. Por isso é necessário decisão, é preciso querer.

Oração: \”Senhor eu quero transbordar as suas maravilhas. Eu quero Espírito Santo ser curado, ser sua testemunha. Eu quero testemunhar o Senhor para o mundo como Maria e os apóstolos. Por isso, Espírito Santo, no início deste acampamento, encha os nossos corações de zelo e de amor. Que os nossos corações queimem de amor, para que verdadeiramente sejamos tocados por Jesus e assim testemunhá-Lo\”.

Meus irmãos, nós estamos neste contexto maravilhoso, onde, Jesus se aproxima de Pedro, como hoje também, se aproxima de nós, não para censurar, ou mostrar os erros e faltas. Mas, vem derramar o Seu amor e nos ama infinitamente. Jesus confirma o primado de Pedro, confirma o seu apóstolo e não volta atrás em sua promessa.

O Espírito Santo, é quem lembrava Pedro de que ele o negou, para assim reconhecer o \’seu nada\’ perante o Mestre e assim, mesmo reconhecendo a sua fraqueza se entregasse a esse amor que tudo confia. Nós não lembramos do erros cometidos, e muitas vezes só pedimos curas, mas o Espírito Santo vem nos lembrar para não ficarmos no pecado, mas para sermos purificados e lançados na vontade de Deus.

Pedro ficou triste porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava, e ele lembrou que tinha negado Jesus três vezes. Mas, Jesus disse a Pedro, \”apascenta as minhas ovelhas\”. Jesus chamou Pedro de amigo, mesmo que ele não tenha sido fiel e ainda disse: segue-me! \”Apesar de ter traído, você será transformado, e serás uma grande testemunha\”. E Pedro foi um grande testemunha de Jesus, e morreu crucificado de cabeça para baixo. Mas, esse amor pleno, capaz de dar a vida foi por causa do Espírito Santo que confiou, acreditou, e deu forças restaurando Pedro.

Como está sua amizade com Deus? Hoje de fato você pode dizer que é amigo de Jesus? Ou você é como Pedro que diz ao Senhor que infelizmente não está sendo amigo de Deus, e está sendo levado pelas coisas erradas… Mas, se você está assim, saiba que o Senhor pode restaurar a amizade, Deus pode transformar a sua vida. Mas, essa força e essa transformação só pode acontecer com o poder do Espírito Santo.

Transcrição: Manoela Almeida
Fotos: Paulo Sérgio
Edição: Fernando Fantini


Adquira esta homilia em CD ou VHS,
na íntegra, pelo telefone: (12) 3186-2600


↑ topo