Apóstolos da Palavra de Deus

.: Ouça essa pregação na íntegra

Toda a Igreja é chamada a viver a quaresma. A quaresma, diz o papa, que constitui um tempo favorável de recolhimento e penitencia. O papa convida todos a caminhar ao encontro de Jesus. Não é um tempo de tristeza, e sim um tempo favorável, que está a seu favor e não contra você. Não podemos passar pela quaresma como um tempo qualquer, mas vivendo tudo o que ela nos oferece, tendo atitudes de amor e de recolhimento.

Uma grande tentação que enfrentamos é diante de tanta variedade que a Igreja nos oferece, acabarmos nos alimentando de pão seco. A vida do cristão é uma vida de fé, uma vida alimentada pela palavra de Deus. Nas provações da vida somos chamados a escutar a palavra de Deus e rejeitar decididamente o que nos afasta de Deus.

O programa de cada cristão deve ser viver, rezar e caminhar pela Palavra de Deus, por meio dela saberemos de onde viemos, por onde devemos caminhar e para onde ir, um programa fundamental para toda vida. Jesus Cristo veio nos ensinar a viver a vida de Deus. Quando o ser humano não soube compreender a vida, Jesus veio compreender por ele. Esquecemos de mergulhar nesta palavra, e acabamos vivendo como o filho pródigo que comia das lavagens dos porcos.

“Louvar-vos-ei com reto coração, uma vez instruído em vossos justos decretos. De
todo o coração eu vos procuro; não permitais que eu me aparte de vossos mandamentos. Sobre os vossos preceitos meditarei, e considerarei vossos caminhos. Chora de tristeza a minha alma; reconfortai-me segundo vossa promessa”.
Salmo 118

Todo este salmo é um elogio a Palavra de Deus, que quer nos direcionar para o que Deus quer de nós.


“Vossa palavra é um facho que ilumina meus passos, uma luz em meu caminho”. Salmo 119,115

Dizia o papa João Paulo II : “O homem de oração se derrama em louvor a palavra de Deus, tomando-a como lâmpada para seus pés…” Todos nós precisamos nos alimentar da palavra, portanto guardai-a na despensa de seu coração.

No tempos de hoje o homem é constantemente tentado a se esquecer de Deus. “A Igreja urge em libertar a liberdade, iluminar a escuridão na qual a humanidade vai às cegas” João Paulo II. O mundo hoje age com esperteza, quem não estiver firme em Jesus, há de se perder. Nós acabamos muitas vezes adentrando neste caminho escuro como diz João Paulo II.

Quem já encontrou seu tesouro, não o troca por bijuterias, mas tem gente que está trocando Jesus por 30 moedas.

A presença amorosa de Deus é tocha que ilumina todas as trevas. As Palavras de Deus são verdades que nos podem dar firmeza no sofrimento. Meu irmão deixe esta palavra penetrar a tua alma.

Todos os fiéis devem meditar com Bíblia, pois automaticamente estarão rezando, nos ensina Bento XVI. Posso dizer que tudo o que hoje eu sou é porque o estudo da palavra me fez um homem forte.

È urgente que surja uma geração de cristãos que estejam firmados na Palavra de Deus, pessoas com atitudes coerentes. Se você ouvir e obedecer esta palavra ela vai liberta-lo. Quem vai me dar autoridade é a Palavra, quando a lemos Deus nos mostra claramente no que precisamos mudar. A felicidade que o homem busca não está nele e sim no que Deus que é revelado através da Palavra.

A Bíblia não é uma lista de normas para te dizer o que podes ou o que não podes, mas que quer fazê-lo santo. A Igreja existe para te levar a mergulha na misericórdia e no amor de Deus.

Imagine sua vida de fé como uma grande caminhada, nela não podemos estar apegados a este mundo, mas seguir em frente decididamente. Quem não conhece as Sagradas Escrituras, não conhece a Jesus Cristo.

Transcrição e áudio: Claudenilson José
Fotos: Anderson Nunes e Paulo Sérgio

.: Retiro popular, de Dom Alberto Taveira, on line

↑ topo