Apóstolos e testemunhas de Jesus

.: Ouça esta pregação na íntegra
\”Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo\” (At 1,8).

Ser testemunha de Jesus não é qualquer coisa. São Pedro, em sua primeira pregação nos diz: \”O Espírito Santo me fez testemunha\”. São Pedro e os apóstolos assumem isso.

Para nós cristãos não basta conhecer Jesus, é preciso nos aprofundarmos nEle, porque muitos dos que O conheceram, traíram-no. É preciso caminhar, ir além. No mundo de hoje, nós conhecemos Jesus por meio da Igreja, porque ela nos ensina quem é realmente Jesus.

São Pedro, em sua carta, nos questiona: “Porque andas com Jesus, porque sois cristão?” Hoje, Jesus quer nos chamar para ir além da nossa fé tradicional, mas, na verdade, nós não sabemos qual a real razão para sermos cristãos.

Os discípulos, quando Jesus fez o anúncio da Eucaristia, foram enviados a muitos lugares para falar em nome dEle, para proclamar o Seu nome, mas alguns não acreditaram e O abandonaram, pois para segui-Lo eles eram muito provados e testados, e muitos não agüentavam.

Muitos também somos assim, questionamos a Igreja e a sua moral. Temos que ser mais do que apóstolos de Jesus, temos que ser como os apóstolos Pedro e Paulo, que deram sua vida por Jesus e morreram por Ele. Mas a Igreja tem propriedade moral e responde ao mundo de hoje com autoridade.

Precisamos aceitar Jesus, precisamos nos aprofundar no conhecimento da Igreja, falar com propriedade sobre os questionamentos que nos são feitos em relação a Jesus. É preciso ter autoridade para saber ser testemunha da nossa esperança.

Não sejamos marionetes nas mãos dessas heresias, tenhamos a razão de nossa esperança. Nem a Igreja quer que sejamos marionetes em suas mãos, ao contrário, ela quer que conheçamos a sua doutrina, que debrucemos sobre a sua tradição para conhecê-la.

Jesus foi muito questionado sobre moral, doutrina e ressurreição e sabia responder com propriedade, mas quando os judeus perceberam que não havia mais o que questionar, começaram a mentir. É isso o que acontece com a Igreja, porque ela responde a tudo com autoridade e então, não tendo mais o que questionar, as pessoas começam a mentir.

O próprio demônio percebeu que não adianta dizer que Deus não existe, porque o próprio homem tem sede de Deus, ele tem necessidade de algo maior do que ele. Então, o que resta ao demônio é nos levar a um panteísmo, no qual tudo é um deus, tudo salva.

O mundo está se preparando e evoluindo, está nos ensinando a questionar sobre tudo o que recebemos, e se nós não nos aprofundarmos no conhecimento da Igreja, entraremos nessa onda de dúvidas e estaremos à mercê de coisas erradas que nos ensinam. Precisamos conhecer a razão da nossa esperança, mas para isso devemos render nossa mente e nosso coração a Deus. Deixar que a Sua palavra nos restaure, purifique-nos e leve-nos a um verdadeiro estado de graça em Deus.

Quanto tempo você gasta contigo? Em trabalhar ou cuidar-se? Está no tempo de nos dedicarmos a Deus. Se você quer ser abençoado dê duas horas do seu dia para o Senhor, vá à Missa, reze o Terço da Divina Misericórdia, faça estudo bíblico, leia a palavra de Deus.

Nossa Senhora, nos tempos mais difíceis da Igreja, ajudou-a a caminhar na vontade do Senhor. Então, se estamos num tempo muito grande de heresia, precisamos rezar à Nossa Senhora: “Rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte”.

Para mim, o terço é mais que uma oração meditada, ele é uma arma de batalha contra todo o mal. As pessoas estão sedentas de oração, por isso precisamos nos unir e rezar por aqueles que tem sede de Deus.

No momento em que o Senhor estava no Horto das Oliveiras, os apóstolos estavam dormindo, mas as testemunhas de Jesus não podem dormir nesse tempo, é preciso estar alerta, estar em ordem de batalha. Temos de nos manter de joelhos e rezar contra as blasfêmias que são ditas sobre Jesus.

Temos de pedir piedade a Deus pela nossa acomodação. Precisamos dizer a Ele que queremos ser suas testemunhas e da Sua Igreja, queremos nos colocar a serviço dela para não cair na tentação da acomodação.

Não deixe espaços vazios na sua vida, na sua mente e no seu coração, pois o diabo entra e ocupa esse lugar. Você precisa deixar que Deus ocupe todos os espaços, precisa orar, alimentar-se com alimentos sólidos, precisa conhecer a teologia da Igreja, porque, muitas vezes, é você o defensor daqueles que estão enganados, daqueles que estão longe. Você precisa ser samaritano por um povo que está caído no mundo afora.

Muitos vivem com a sua casa enfestada pelas coisas do mundo, não bebem e não se alimentam das coisas de Deus. Hoje é o dia para você ser luz para o seu irmão que não consegue viver a doutrina de Deus.

Jesus disse: \”Eu quero ser fogo no mundo\”. Precisamos ser cristãos autênticos, trazermos a chama do Espírito Santo que existe dentro de nós e arrastarmos multidões para Ele.

Transcrição: Michelle Mimoso
Áudios: Claudenilson José
Fotos: Paulo Sérgio

↑ topo