Busque a sabedoria de Deus

Padre Roger Luís
Foto: Wesley Almeida / cancaonova.com

Olhar para o Evangelho é perceber que Jesus não perdia tempo. Jesus não tinha tempo para si mesmo, pois sabia que era preciso curar os doentes e pregar a Palavra de Deus. Ele sabia que tinha um desígnio de Deus. É por isso que não podemos parar a evangelização!

Que o início desta pregação seja uma provocação para que você saia do comodismo! Igual aquelas pessoas que ficam vintes anos sentadas no banco da igreja sem fazer nada! Deus quer nos experimentar. Somos portadores de uma graça que precisa ser partilhada, transmitida.

O "Evangelii Gaudium" é uma provocação para sairmos das quatros paredes da Igreja e irmos às ruas para evangelizar! Uma provocação que o Evangelho nos faz para sairmos de nós mesmos e adentrarmos no Senhor.

Hoje Deus coloca para nós, com a ajuda da primeira leitura, o filho de Davi. Deus apareceu para Salomão. Ele poderia pedir o que quisesse ao Altíssimo. O que você pediria para Deus? Os materialistas pediriam para ganhar na megasena da virada do ano; os que estão doentes pediriam a cura. E você, o que pediria para Deus?

Existem muitas pessoas que não acreditam nos jovens. "Ninguém te menospreze por seres jovem" afirma a Palavra. E o adolescente Salomão fez um pedido para Deus.

5 Em Gabaon, o Senhor apareceu a Salomão, em sonho, durante a noite, e lhe disse: “Pede o que desejas e eu to darei”.

6 Salomão respondeu: “Tu mostraste grande benevolência para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou na tua presença com sinceridade, justiça e retidão de coração para contigo. Tu lhe conservaste esta grande benevolência, e lhe deste um filho que hoje ocupa o seu trono (1Rs 3,4-13). 

Deus está falando conosco por intermédio do adolescente Salomão. Hoje Salomão nos ensina que precisamos de sabedoria para vencer o mal. Do que mais nós precisamos para vencer o mal é o dom da sabedoria! Existe um grande problema hoje na vida do cristão: nós nos esquecemos de que somos cristãos.

Existem sete dons que nos foram dados pelo Espírito Santo de Deus, você deve compreender que, no batismo, você recebeu a força necessária para vencer o diabo. No entanto, nós estamos nos esquecendo de quem somos, estamos esquecendo que somos filhos do Rei dos reis. E por nos esquecemos de quem somos, estamos buscando as coisas erradas, como superstições e tantas coisas erradas. Nós nos tornamos isso, um bando de "trouxas" manipulados pelo demônio, porque estamos nos esquecendo de quem nós somos: filhos de Deus! Se não tomarmos cuidado nós também esqueceremos que somos um povo que traz a marca da vitória no seu coração, na sua alma.

E como estamos vivendo uma espécie de amnésia espiritual na Renovação Carismática Católica, estamos perdendo o sentido. Se não tomamos consciência de quem nós somos, perdemos a realidade de quem verdadeiramente somos. Vamos nos enchendo cada vez mais das coisas do mundo, vamos nos sentindo atraídos por satanás, por causa do pecado. Adão e Eva eram amigos de Deus, eles viram a Deus, mas o pecado foi atraente. E hoje Deus coloca para nós um esse esforço que precisamos de ter para ter gosto pelas coisas d'Ele, sede de Deus.

Não pense que você vai sair deste acampamento e não vai ter mais vontade de cair, não vai mais querer pecar! É preciso ter esforço e determinação para vencer o mal! É preciso treinamento e esforço, precisamos pedir que o Espírito Santo venha e nos encha para conseguirmos essa graça.

O dom da sabedoria nos dá sabor pelas coisas de Deus. O dom da sabedoria nos dá o sabor do êxtase. Se perdermos o gosto perderemos o respeito pelas coisas sagradas. Nós, muitas vezes, não acreditamos mais na Palavra de Deus, mas acreditamos na Organização das Nações Unidas (ONU), acreditamos nas novelas e nas leis do aborto, da nova lei mundial e em tantas outras coisas que o mundo oferece.

"O dom da sabedoria nos dá sabor pelas coisas de Deus", disse padre Roger Luís
Foto: Wesley Almeida / cancaonova.com

Você faz parte da nação santa, da nação eleita, do povo escolhido pelo Senhor! O dom da sabedoria, que Salomão pediu ao Senhor, é o mesmo que precisamos pedir. Você já perguntou para Deus como educar os seus filhos? Será que você já perguntou para Deus aonde deve ir pregar? Agimos no humano: "Eu vou aonde eu quero ir, com os benefícios que eles vão me dar!". A melhor experiência de missão que eu fiz foi no Tocantins, onde não tinha qualquer estrutura, não tinha microfone, não tinha nada. E ali foi o melhor lugar em que pude pregar. Se nós não nos tocarmos na vontade de Deus vamos perder a sabedoria.

A primeira coisa que precisamos fazer é rezar e pedir ao Senhor a sabedoria, como o apóstolo Paulo fez, por isso foi para todos os cantos  pregar o Evangelho. E os frutos da sabedoria nos fazem aceitar a Deus. A segunda coisa que precisamos pedir a Deus é: a sabedoria, virtude que nos dá o sabor pelas coisas do Alto e o desprezo pelas coisas mundanas. A terceira coisa que precisamos pedir ao Senhor: que Ele nos dê a graça de descobrirmos o sentido, o tesouro do sofrimento. A quarta coisa a pedir ao Senhor é: que Ele nos faça saborear as delícias de Deus. Quanto mais experimentamos a sabedoria tanto mais vamos chegar àquilo que Santa Teresa nos fala: “Só Deus basta!”

Peça a sabedoria e você vai ter a capacidade de saber aquilo que é bom e aquilo que é mau. Temos aproveitado pouco desse dom, porque temos nos esquecido de quem somos. É preciso viver uma fé madura. É preciso começar a vivê-la a partir de agora! Qual é a vontade de Deus para minha vida? Pergunte: "Meu Deus, como devo educar meus filhos?" Hoje não perguntamos mais para Deus o que Ele quer que façamos! O Senhor disse a Elias que voltasse para o desígnio d'Ele!

Eu convido você, a partir de agora, a todos os dias, pedir sabedoria. Que sua vida seja guiada pela sabedoria de Deus. Permita que Deus seja o grande condutor da sua vida! E você vencerá o mal porque Ele é o vencedor.

Salomão terminou sua vida da pior forma possível, porque ele não tinha mais intimidade com o Senhor. Tome muito cuidado, principalmente você que já está de cabeça branca e já acha que está salvo! É preciso ter humildade com a Virgem Maria, humildade e obediência a Deus. Se você quer ser vencedor do mal, peça sabedoria ao Senhor!

Comece a pedir sabedoria para Deus, no trabalho, na criação dos seus filhos, na sua vida de missionário. Nós somos portadores da sabedoria das coisas do Alto! Rezemos: Dá-nos a Tua sabedoria, Senhor, para que vivamos santamente.

Salomão caiu e pecou porque ele se esqueceu de quem era, se esqueceu de que era filho de Deus!

Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D'Onofrio

 

↑ topo