Com Maria seguindo as pegadas de Jesus

Pe. Josenilson Silva
Foto: Wesley Almeida

Vamos meditar agora na Palavra de Deus na passagem de Lucas 11, 27

E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. Mas ele disse: Antes bem aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam. (Lucas 11:27-28)

Nessa passagem parece que Jesus está desprezando a sua Mãe. Mas na verdade que quando Jesus fala isso, Ele não está diminuindo Maria, mas sim elevando-a mais ainda. Quem na bíblia mais guardou e viveu a palavra que Maria? Maria ouviu a Palavra e se colocou nesse caminho de seguimento a Jesus, e ela não se apegou nesse simples fato de ser a Mãe de Deus. Maria foi a primeira a seguir Jesus como uma simples discípula. Ela nunca negou a realidade materna, mas ela foi a primeira discípula. A partir do momento que Ela teve a experiência com Deus, nela aconteceu a Efusão do Espírito Santo e engravidou de Jesus. O primeiro pentecoste foi no útero de Maria. Não foi só na reunião dos apóstolos que aconteceu pentecoste, mas no dia que foi anunciado que Ela seria a Mãe de Jesus.

Quando eu ia vindo aqui para o rincão eu percebi que estava sem o terço no bolso, e pensei meu Deus como que vou pregar sobre Nossa Senhora sem o terço? E veio uma moça e me disse: “Toma esse terço para o Senhor, porque Nossa Senhora pedia para te dar!” Foi Maria que me deu. Não há como ser discípulo do Senhor sem olhar para Nossa Senhora e não vê-la como esse exemplo.

E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.(João 2:1-5)

As bodas de Caná pode ser visto como o primeiro lugar da graça de Cristo, do milagre. Os discípulos precisam confiar. Maria se coloca diante de Jesus não só como uma mãe. Naquele momento Ela não queria status, mas Ela se colocou como discípula até o momento que Jesus disse que aquela água era vinho. Em bodas de Caná é o lugar onde acontece o milagre, mas também é o lugar onde Maria a discípula de Jesus se colocou com humildade. Com isso nós aprendemos que para seguir verdadeiramente o Senhor precisamos confiar! Não podemos nos desesperar. O discípulo sofre, mas não entra em desespero, porque ele tem uma confiança incondicional, pois o Senhor sabe a hora de agir na sua vida!

Jesus disse: “Minha hora ainda não chegou”. Maria como discípula disse aos serventes: “Fazei tudo o que Ele vos disser!” Maria sabia que ali estava muito mais do que seu Filho que deu de amamentar, que cuidou. Maria naquela hora não deixou de ser mãe, mas assumiu a postura de discípula. Ela poderia muito bem dá uma ordem a Jesus: “Faça o milagre agora!”, mas Ela não fez isso. Sem deixar de ser Mãe se colocou como discípula na humildade.

O milagre não passa pelas aparências. Quem fica olhando para as aparências perde o milagre. É preciso saber esperar o milagre na hora da provação e do fogo.

Maria é aquela que sempre nos conduz a Jesus. Na sagrada escritura a glória nunca vai para Maria. Maria nunca leva a glória para ela. Maria é a Mãe de toda uma humanidade, não porque Ela escolheu, mas Deus á escolheu! As mensagens de Maria é sempre pedindo as coisas para Jesus, nunca voltadas para Ela.

Quando fui em Međugorje, vi pelos caminhos milagres simples, como jovens descalsos, crianças, famílias subiam aquele caminho da via sacra rezando o rosário. Maria levando toda aquela multidão para Deus. Maria tem esse objetivo de levar todos para Jesus. Maria é Aquela que diz não sou eu a luz, mas Jesus.

" O primeiro pentecoste foi no útero de Maria", disse Pe. Josenilson Silva
Foto: Wesley Almeida

Maria é Mãe da Igreja. Ela que quer trazer todos os filhos para Igreja. Porque diz em Lumen Gentium que a Igreja é a porta da salvação, e Maria quer trazer os seus filhos que foram embora da Igreja.

Maria, a seguidora fiel que foi seguindo Jesus para onde Ele foi. Dificilmente tem um episódio na bíblia que não fala de Maria que estava junto de Jesus como discípula. Maria não somente ouvia a palavra, mas Ela é o sacrário da Palavra. Vai dizer na bíblia: “Maria guardava tudo em seu coração e meditava.”, Maria não entulhava todas as coisas não coração, mas ela rezava. Se você está sofrendo, olhe para Nossa Senhora, Ela vai te ajudar, Ela vai te ensinar a confiar. Deus não deixa desamparados os que esperam Nele.

"E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.(João 19:25-27) "

Estava aos pés da Cruz quem Jesus amava. Passamos pela páscoa, e não existiria ressurreição se não houvesse a cruz! Eu te pergunto se a postura da mãe foi de uma mãe normal? Porque se fosse uma outra mãe teria gritado, desmaiado, se escabelado de ver seu filho naquela condição. Mas Maria ficou de pé, como discípula e Mãe.

Maria tinha ouvido muito bem as palavras de Jesus e guardava tudo em seu coração, por isso ela esperava. Sabe quem estava lá nos pés da Cruz? Eu e você! Sabe porque João estava de pé também diante da Cruz? Porque do lado dele tinha alguém dizendo: “Vamos esperar!” E Jesus disse: “Essa é sua mãe” e João levou Maria para a casa. E Jesus está nos dizendo: “Essa é sua Mãe”!, por isso precisamos levar Maria para a nossa casa. Essas palavras foi de Jesus.

Só quem sabe reconhecer-se pequeno; humilde, sabe pedir as graças a Maria. Só se apega a Nossa Senhora os humildes os fracos, que sabem que sozinhos não conseguem nada. Os orgulhosos, os arrogantes não aceitam a Mãe. Mas apenas o pequenos, os simples. Nós estamos seguindo Jesus, mas não estamos sozinhos. Estamos com Maria.

Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D'Onofrio

↑ topo