Conheço os seus sofrimentos, por isso desci para libertá-lo

Otacílio Martins
Foto: Wesley Almeida/ Cancaonova.com

Vamos meditar a Palavra de Deus: ''Vou me aproximar, disse ele consigo, para contemplar esse extraordinário espetáculo, e saber porque a sarça não se consome.” Vendo o Senhor que ele se aproximou para ver, chamou-o do meio da sarça: “Moisés, Moisés!” “Eis-me aqui!” respondeu ele. E Deus: “Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa. Eu sou, ajuntou ele, o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés escondeu o rosto, e não ousava olhar para Deus. O Senhor disse: “Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos'' (Êxodos 3,7).

Eu me chamo Otacílio, trabalho com as Obras Sociais da Canção Nova. Lendo essa Palavra, buscando o que o Senhor desejava nos falar, vi que o Livro do Êxodos narra a saída de um povo escravizado pelos egípcios. Mas é maravilhoso ver que Deus toma a iniciativa de ir ao encontro desse povo; é Ele quem observa e toma a iniciativa de encontrá-lo.

Deus passa à frente, Ele tem conhecimento sobre tudo o que acontece com os pequeninos, pois Seu olhar está sobre o Seu povo.

Se estamos passando por problemas, o Senhor quer fazer, na nossa vida, uma ação de graças. O olhar de Deus está sobre nós e, seja qual for a situação pela qual estejamos passando, Ele nos libertará. Deus quer fazer, em nossa vida, uma obra nova e libertadora. Ele ouve tudo, a atenção do Pai está sobre nós!

O Senhor tem um interesse particular por cada um de nós, por isso o Seu olhar não se desvia de nós. Já nós somos diferentes, porque basta uma pequena intriga para nós nos desviarmos do caminho de Deus.

O Pai ouve o grito de desespero de Seu povo e toma a frente. Ele sabe o que temos vivido, sabe das nossas dores e conhece cada um de nossos sofrimentos. Deus sabe exatamente o que fere o nosso coração e intervém na nossa vida, na nossa família. Ele nos resgata para estarmos perto d'Ele. Deus cuida de nós!

É preciso, verdadeiramente, acreditar que é possível! Ele não tem um projeto de sofrimento para a vida de ninguém, mas sim um plano perfeito de salvação. É importante, no entanto, que nós confiemos n'Ele.

Não tenho dúvidas de que somos tentados a nos entregar às tristezas e a perder a fé. Quantos, em nossa família, já desviaram seus olhares por coisas que gostariam de conquistar?Somos tentados o tempo todo, mas precisamos confiar mais em Deus. Passaremos por dificuldades? Sim, mas com Ele nós atravessaremos o vale e sairemos seguros.

Deus não vê só os nossos sofrimentos; Ele desce até nós, coloca-se junto de nós, toma a iniciativa e decide-se pela nossa salvação. Ele se importa sempre com Seus filhos.

A Palavra do Senhor não está falando de um povo perfeito, mas de um povo pobre. Aqui, vemos como Ele se importa com os pobres, pois Ele lhes faz uma promessa. O Senhor tem um olhar maravilhoso sobre os humildes.

Estamos vivendo o tempo da Quaresma, momento em que somos convocados a ter novas iniciativas, novas decisões que nos levam a caminhar com esse povo.

Jesus nasceu em um manjedoura, viveu com os pobres e comunicou o Reino de Deus para eles. Depois, Ele disse: ''Eu vim para os pobres, eu sou remédio para os doentes e força para os fracos''. Na nossa atualidade, Ele veio para aqueles que não têm casas, que estão nas ruas. Jesus veio para pecadores, para aqueles que se encontram longe do Pai.

Se Deus quiser, acontecerá!
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com

Muitas pessoas possuem tudo, mas têm a pobreza de não possuir Deus. E permanecer longe d'Ele é uma pobreza ainda maior! Aproveitemos este tempo de Quaresma para colocar a nossa vida em Deus. Não deixemos de acreditar que Ele pode intervir em nossa vida. Não paremos de lutar, não deixemos de pensar que o olhar do Senhor está sobre aquelas pessoas que estão no caminho errado. Famílias destruídas, não deixem de lutar!

A Quaresma é tempo de voltarmos os nossos olhos para os mais necessitados, é tempo de revisão, de nos preocuparmos em ter o olhar de Deus sobre esse povo enfraquecido, e de saber que Jesus tomou a Sua Palavra por eles.

O nosso fim não é aqui, mas no Céu. É Deus quem nos eleva, nos exalta! Por tantas vezes, ouvi muitos dizerem: ''Este mundo não tem mais jeito!''. Mas Deus está aqui, Ele nos salva, nos liberta!

Quando paramos para imaginar o que é o Céu, na nossa simples imaginação, já dá para experimentarmos algo maravilhoso. Não podemos nos desviar, é preciso que permaneçamos firmes no caminho do Reino. 

Tudo o que passamos, nesta terra, não é para nos desanimar, mas para que, cada vez mais, possamos nos segurar em Deus. Mas não podemos, em nenhum momento, perder esse olhar divino, para que não percamos a esperança.

O Senhor está ao lado de cada um de nós. Ele quer, Ele faz, Ele realiza. Faça a sua experiência de fé!

Transcrição e adaptação: Karina Aparecida

↑ topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com