Depressão tem cura

Nesta manhã, vamos falar sobre depressão. Não há quem não tenha depressão, até nos salmistas você encontra deprimidos. Até Jesus. Mas não podemos parar nela, senão vira enfermidade.

Ouça: Felipe Aquino explica o que é depressão

Depressão significa buraco. A pessoa cai no buraco – e todo mundo cai. Quem nunca ficou triste? Importante é não ficar nele. Com Deus a gente sai do buraco.

O Vaticano fez um congresso sobre depressão, porque eles estão preocupados com esse mal. Eu li o resumo do congresso e vi que são 300 milhões de pessoas no mundo que sofrem com este mal. Precisamos tratar desse povo.

Depressão tem cura, e a cura tem 3 caminhos:
– Procure um médico psiquiatra, ele pode dar remédio;
– É preciso um psicólogo para saber como se comportar diante das situações difíceis;
– O tratamento tem de ser físico e espiritual.

A medicina cuida do corpo e Deus cuida da alma. E a depressão é uma doença mais da alma que do corpo. E quem cuida da alma é o psicólogo e a religião. Não tenha medo de procurar os três tratamentos. Vá ao grupo de oração e peça oração, mas vá também ao médico. Se você puder buscar alguém que tenha experiência e maturidade para rezar por você, ótimo.

A depressão é muito difícil de ser diagnosticada. Eu coloquei no meu livro uma relação de coisas que uma pessoa deprimida pode apresentar: doença crônica, problema afetivo, falta de sentido para a vida, excesso de trabalho. Essas são causas. Mas o que a pessoa sente? Muitos podem ser os sintomas da depressão como: cansaço, pensamento de culpa, tristeza, auto-estima baixa, falta de apetite, falta de vontade de rezar, fadiga, memória fraca, insônia, dificuldade para decidir, pensamento de morte, quedas de cabelos.

Ouça: A depressão tem cura, afirma Felipe Aquino

O importante é saber que a depressão tem cura. Deus deu os psicólogos e temos também a família. O Vaticano a destacou. Ela tem de cercar a pessoa e não deixar que o deprimido fique no buraco. Todos têm de se ajuntar e unir.

Não adianta falar que a pessoa é fraca. Não importa por que ela está em depressão, você tem de tirá-lo do buraco. Tem de ajuntar pai, mãe, irmãos, namorado. Rezar abraçado com a pessoa uma Ave-Maria, chamá-la para tomar um sol, sair, tomar um sorvete… Tem de tirar a pessoa do buraco com carinho e devagar. É um ato de amor e caridade – e a família é importantíssima.

O deprimido tem de agir contra este mal, ou seja, reagir, não pode se entregar à tristeza. Temos de cultivar a alegria. Não podemos ficar no buraco.

Como se sair da depressão? Você tem de ver o valor que você tem. Só assim não ficará no buraco. Só fica nesse local quem não dá valor a si mesmo. Você acredita que você é obra de Deus? Então, por que você deixa a obra d\’Ele no buraco. Quem fica nesse lugar é lixo. E você é uma obra de Deus!

Perceba o valor que você tem. Você é um ser, alguém muito importante para Deus. Pare de falar que você não tem valor, que você não presta. Você tem valor: isso é a primeira coisa que um deprimido tem de entender. Você é filho do Dono do mundo!

Quando louvamos a Deus, damos voz e sentimentos a este mundo. Por que Jesus morreu na cruz? Por causa dos macacos, das galinhas? Não. Ele entregou sua vida na cruz por causa de você, do valor que você tem. E Ele o ama individualmente. Ele sabe o meu nome, a minha angústia, a minha dor.

Quando Ele morreu na cruz, Ele não carregava somente seus pecados, mas suas angústias e dores. Ele já venceu sua homossexualidade, por isso você não precisa ficar deprimido por causa dessa tendência, pois Deus é \”louco\” de amor por você. Só o amor é mais forte que a dor e a morte. Olhe para a cruz e você verá o quanto Deus o ama.

Você quer a prova de que Deus o ama? Jesus disse que Ele pode ter 99 ovelhas, mas se tem uma perdida Ele deixa as 99 para buscar você. Se você é a ovelha deprimida, perdida, Ele larga as outras e vai buscar você.

Entenda o valor que você tem. Você é um filho amado de Deus, e não tem direito de \”queimar\” sua vida. Você tem o que os animais não têm: capacidade de amar. A primeira coisa que uma pessoa sem auto-estima tem de entender é que ela tem valor.

Nenhum de nós temos a mesma impressão digital, pois Deus não quis nos fazer em série, mas individualmente. A história do mundo é a história de cada um de nós. Diga para sua depressão: \”eu não morrerei nesta depressão, porque sou filho de Deus – e filho de Deus não pode morrer no buraco!\”

Não podemos baixar a cabeça para a depressão. Olhe para o Senhor e diga: Deus é maior que esse problema. E temos de buscar o socorro da graça de Deus – não é fácil. Mas precisamos buscar o socorro na palavra do Senhor.

Se você perdeu um namorado e está com depressão não olhe para o barulho do mar, olhe para Cristo. Não pense que sou diferente de vocês. Quantas vezes tenho de acordar à noite e dizer: o Senhor é o meu Pastor.

Quando a gente está no meio do fogo, ficamos limitados humanamente e achamos que nosso problema não tem solução. Meu amigo, para Deus não existe \”beco sem saída\”. Não adianta você ler a Palavra e não a colocar em prática. Não adianta você ler \”o Senhor é meu Pastor e nada me faltará\” e depois fechar a Bíblia e se afundar nas preocupações. A Palavra de Deus é para ser vivida.

A graça não dispensa a natureza. Deus está pronto para mover o céu para que seu milagre possa acontecer, mas Ele não move um palha para fazer aquilo que você pode fazer.


Você pode adquirir esta pregação em CD ou VHS pelo telefone: (0xx12) 3186-2600


↑ topo