Deus é harmonia na vida a dois

Eugênio Jorge
Foto: Daniel Mafra/ cancaonova.com

Vamos conversar um pouco sobre nosso Deus, que é a harmonia na vida a dois. Em outras palavras, Deus é o ar que o casal precisa para sobreviver em harmonia em meio a um mundo sem ar e sem Deus. Nós precisamos encontrar esse Deus e trazê-Lo para a nossa casa e para o nosso relacionamento para seguirmos em frente, porque o Senhor é o centro e a harmonia da vida a dois. Sem Deus, sem chance, porque sem Ele realmente a causa já está perdida e não há o que fazer! Mas com Ele tudo pode ser superado: tempestades, vendavais e dificuldades. Em Deus e com Deus tudo pode ser superado. Então seja bendito o nome do Senhor que todos os dias faz novas todas as coisas em nossas vidas.

Todas as manhãs, Deus dá uma folha em branco para nós casados e nos diz: “Escrevam!”. Todos os dias podemos pegar essa folha em branco, já escrita, e avaliar como foi o nosso dia: como foi que nos amamos, que nos tratamos e tratamos nossos filhos. Se ele foi bem, muito bem; se não foi tão bem assim, sobra-nos um lamento: “Poxa! Por que foi assim? Eu poderia ter sido mais amável com ela”… Só que no outro dia Deus nos dá uma nova folha em branco e temos a oportunidade de passar a limpo tudo que não deu certo no dia anterior.

Agarre a oportunidade de fazer feliz aquele que está ao seu lado! E se isso der certo, ambos serão felizes. Sou casado com Maria Marta. Deus nos predestinou a casarmos. Deus imprimiu na minha mão dois “Ms”. Ele disse: “Case-se com Maria Marta”. Filipe, Guilherme, Susana, Raquel, Thaís e João Marcos são nossos filhos. Estão todos em casa. Minha esposa está me acompanhando de casa, cuidando dos filhos, que estão de férias. Um beijo carinhoso para ela. Eu louvo a Deus pela minha família, louvo a Deus pelo dia em que conheci a Marta. Louvo a Deus por estar aqui partilhando minha vida com vocês neste dia!

Tomem comigo a Carta aos Efésios, 1,3-14. Um hino de louvor à Providência de Deus. Bendito seja Deus que nos criou antes da criação do mundo! É bonito ver uma família em harmonia, ao redor da mesa, rezando antes de comer e se alegrando enquanto se alimentam. E é isso que a Palavra nos diz: Deus quer ver resplandecer essa beleza em nós. Deus quer ver resplandecer em vocês a luz d’Ele. Ontem, na oração da noite, estávamos aqui adorando o Senhor e o Santíssimo colocou no meu coração: “O Senhor está brilhando neste altar e refletindo Sua luz, do altar, sobre nossas famílias, sobre cada um de nós”. Nós não temos luz própria. A luz que adquirimos vem do Senhor. Deus é luz e n’Ele não há treva alguma. Só Deus é amor. Se nós queremos nos ver iluminados, resplandecentes, testemunhas do Deus verdadeiro, precisamos voltar a nossa face para Aquele que é a Luz. Assim como o sol está para a lua, assim estamos nós casais se caminhamos na presença de Deus no nosso casamento. Com o Senhor, vemos nossa vida e nossa história iluminadas e resplandecentes.

Ao mesmo tempo, em Deus, somos capazes de enxergar nossas imperfeições, das quais devemos tentar nos libertar com a ajuda d’Ele. A luz revela as nossas imperfeições, mas não para nos dizer: “Beleza! É assim mesmo!”. Não. Nós precisamos transformar essa situação para que transpareça em nós a maravilhosa graça de Deus. Como diz a Palavra: Deus nos chamou para nos manifestar a Sua glória, e a Sua glória se manifesta em nós quando temos nossa face, nosso coração e nossa vida voltados para Ele. Senão, nos vemos em completa treva.

Uma vez que não temos luz própria, como podemos caminhar? Muitas vezes nos conformamos e tentamos levar nosso casamento às escuras. Quando o que deveríamos fazer seria nos voltarmos para Deus e deixar que Ele conduza nosso matrimônio. É preciso estar em oração e caminhar na presença de Deus 24 horas por dia, fazendo de nossa vida uma oração.

"Todos os dias, Deus nos dá uma folha em branco para recomeçarmos", enfatiza Eugênio Jorge.
Foto: Daniel Mafra/ cancaonova.com

                                                                                                                                                                                          :: Veja fotos no Flickr

Caiu? Levante-se, se confesse, comece de novo e se coloque novamente no caminho de Deus. Porque é longo o caminho a ser percorrido. Isso é Palavra de Deus para nós hoje: Nada de se prostrar! Hoje não foi bom? Amanhã será melhor. Existe uma frase assim: “Todo santo tem um passado e todo pecador, um futuro”.

Que bom que nós temos um futuro, por isso não vamos ficar aqui nos lamentando. Diga comigo: "Amanhã será uma nova história!" Seja amigo do tempo, o tempo cura. Amém! Há uma longa estrada a ser percorrida, que, muitas vezes, não está pronta. Não existe um caminho traçado, você vai ter que desbravá-lo. Cada história é uma história.

Não sei como é a sua história de amor. As mulheres geralmente se lembram de todos os detalhes. Os homens, geralmente, se esquecem das datas e dos detalhes. Mas eu sei que você se lembra onde foi que tudo começou. Vou falar um pouco do meu testemunho para que você vá se lembrando do seu. Em setembro faremos 25 anos de casados. E eu posso dizer que Marta me ajudou muito e se hoje posso partilhar tudo isso com vocês é porque ela foi um instrumento de Deus me lapidando. E assim chegaram os nossos filhos, desejados ardentemente! Nosso amor sempre foi sedimentado em Deus para criarmos cada um de nossos filhos. O meu amor pela Marta e o amor dela por mim são sentimentos guardados em um pote secreto, no íntimo de nossa alma, um local intocável. Foi esse amor que nos deu condições de criarmos muitos filhos e de fazermos resplandecer a graça de Deus muito mais em nós. Porque o que não pode faltar na família é o amor, não são os bens materiais! A nossa vida deve ser pautada no ser e não no ter. “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus”. Eu e Marta caminhamos em Deus, acreditamos na Palavra de Deus e a providência d’Ele se manifestou. Tivemos muitas dificuldades, mas nada nos faltou. Deus provê, Deus proverá, Sua misericórdia não nos faltará!

Nada de medo! Tem muita gente que não quer ter filhos por medo, por não ter condições financeiras, quer construir um império para depois ter filhos. Não é assim. Navegue, o caminho fica para trás. É Deus quem nos conduz. Se a luz de Deus está sobre nós, se fazemos da nossa vida uma oração, Ele vai nos conduzir de forma admirável. Mas ame, ame apaixonadamente a sua família! Trago um lema para os homens: “Com firmeza e com ternura!” Nenhuma mulher gosta de homem frouxo nem de mandar o tempo todo. Ela quer uma postura firme do esposo. Mas, ao mesmo tempo, sua esposa quer encontrar ternura, a exemplo de São José, o mais terno dos homens. Tanto que foi o escolhido para educar o Filho de Deus na Terra.

Nenhuma mulher suporta um homem que vive o tempo todo carrancudo, insatisfeito, mal-humorado. Os filhos também não suportam isso. Onde há firmeza precisa haver ternura. Sorriso nos lábios, mão nos cabelos… Quanto tempo faz que você não passa a mão nos cabelos dos seus?  Algumas vezes, irmãos, o único consolo que temos é nossa esposa, nosso esposo, em meio ao sofrimento daquele dia. Muitas vezes, o único refúgio que seu marido tem para se refazer é seu abraço, seu carinho, seu cuidado; e vice-versa.

Não esconda seus braços, não esconda o seu abraço. Diga “sim” quando for para dizer “sim”, diga “não” quando for preciso, mas com convicção e carinho. Com firmeza e com ternura nessa longa estrada que precisa ser percorrida. Não abandone quem está ao seu lado. Um dia Deus vai lhe perguntar: "O que foi que você fez de seu (a) esposo(a)?" E você vai poder dizer: "Está aqui, Senhor, o que consegui fazer da mulher (marido) que o Senhor me confiou há 65 anos". E vice-versa. Que você possa dizer: "Está aqui o (a) santo (a) que construí. Só falta o acabamento, Senhor, que só o Senhor pode dar". Não se esqueça: todo santo tem um passado; e nós, pecadores, um futuro. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Transcrição e adaptação: Thaysi da Silva Santos.

↑ topo