Deus nos prova

Vamos continuar o nosso estudo, a nossa oração, e o caminho que Deus quer fazer para nós. Nesta manhã, falamos dos dois primeiros versículos do livro do profeta Daniel. Vamos ver tudo de novo e continuar meditando o livro desse profeta [Daniel], capítulo 4: 1ss. Esta palestra é uma continuação desta manhã. Diga comigo: "Eu (diga seu nome) estava tranqüilo em minha casa, vivendo prosperamente em meu palácio, daí tive um sonho…" Quando somos do "mundão", temos muitos sonhos, nos preocupamos com outras coisas.. Eu sonhava na minha mocidade com coisas materiais, então quando Deus Pai me "pegou", eu comecei a sonhar coisas mais altas e mais lindas ainda! E quando era seminarista, sonhava já com esta minha comunidade (Aliança de Misericórdia). E, hoje, no mundo, nós perguntamos como uma instituição pode se sustentar assim, vivendo da caridade? É só pela providência divina. Padre Jonas acreditou naquele sonho que tinha no coração e hoje temos uma presença viva que evangeliza, que é a Canção Nova.

Ouça: "Como pode a Canção Nova se sustentar sem publicidade?"


Imagine um jovem que você não dá nenhum "centavo" por ele, que já matou alguém, e, depois, ao conhecer Jesus, serve de ajuda para os outros que estão à beira da morte. E este jovem disse depois de um repouso: “Eu vi o coração de Jesus se abriu e me lavou com seu sangue. E quando o Senhor abriu os olhos me disse: 'Eu te perdôo'”. Como podemos fazer estas experiências? Podemos porque houve alguém que sonhou. Você sabe que somente haverá na Canção Nova o Congresso das Novas Comunidades, porque no ano de 1967, um grupo de universitários se ajoelhou e disse a Jesus: "Se o Senhor não permitir que vivamos a mesma experiência do Cenáculo, nós não iremos embora". E o que aconteceu? Após 40 anos desse acontecimento, se ouve falar que 120 milhões de católicos já fizeram experiência do "Batismo no Espírito Santo" mundo afora. Diga: “Eu devo sonhar”! Quem de vocês sonha? Você deve sempre sonhar alto e sempre acreditar nos sonhos que Deus quer lhe dar.

Uma vez, chegou o "chefão" do tráfico para nós, na Praça da Sé, e disse para a gente ir embora, porque não havíamos pedido a ele para ficar lá. Então dissemos a ele: "Será que podemos rezar por você?" Ele concordou e disse que podíamos. Ele fechou os olhos, e depois de um tempo, ele repousou e ficou um tempão no chão. Quando voltou do repouso, disse: "Onde está aquele homem que disse que me amava e que eu era legal?" Eu disse-lhe: "É Jesus!" Ele me perguntou: "Quem é Jesus?" Então falamos a ele quem era o Senhor e ele, então, quis que nós rezássemos pelos bandidos dele. Você pode fazer isso, meu irmão, porque você deve sonhar alto! Se você está triste, e abatido: sonhe alto!  

Ouça: Testemunho de jovem que matou mais de 60 pessoas convertido

Vamos ver um aspecto que parece negativo, mas que Deus o permite para um fim maior. Acontece, aqui, um passo que Deus permite para me purificar. Deus permite que cresçamos na espiritualidade pessoal, quando Ele permite que façamos experiências grandiosas. Havia uma árvore no centro da terra. De repente, você se torna um ponto de referência para as pessoas, pelo seu caminho, você se torna como essa àrvore, um elemento importante para tantas pessoas. A árvore cresceu e se tornou forte, e você se torna forte quando cresce na vida espiritual. Caminhando com Jesus, na vida espiritual Ele nos permite alcançar o céu. A sua altura abrange o céu e atinge toda criatura. Você, que faz uma caminhada espiritual, quantos podem dizer que você foi canal de graça, serviu de alimento espiritual para eles? Deus nos permite, como comunidade, que façamos esta experiência de ser ajuda para tantas almas.


Ouça: Testemunho de missionária que tinha o pai alcóolatra

Nós, que somos comunidade de vida, e você que vive experiências nos grupos de oração estejamos bem atentos! Até agora eu disse só o lado positivo. Mas qual é o perigo? O perigo é a que, às vezes, nos tornamos orgulhosos. Pegamos os sonhos, e tomados pelo desejo de evangelizar, pensamos que tudo se move se "nós movemos" as coisas. E vemos que o coordenador e a coordenadora se sentem os donos do Espírito Santo. Quantas pessoas dizem que você e que eu também não tenho o "carisma". Diga: Eu não estou consciente daquilo que está acontecendo em mim. Sem ter consciência, entra alguma coisa. Deus lhe dá experiência. Você vê que prega e as pessoas são curadas, e você se sente "o máximo" Você pensa: "Sou eu quem faço tudo!" E começa a controlar tudo, porque você agora se acha o dono da verdade. Veja bem, Deus permite isso, Ele permite nos tornarmos "enormes". Diz o Senhor: “Derrubai a árvore, cortai seus ramos, arrancai suas folhas e jogai fora seus frutos”. De repente, você se tona nada. Mas como? Eu que fiz tantas coisas, e que Jesus usou para fazer tantas coisas. E a certo ponto, a pessoa se torna louca. Deus permite que as pessoas se tornem loucas e se tornem um nada para purificá-las. E uma Palavra, que diz que o vigilante, que é o Espírito Santo, ou o diretor espiritual, é interessante: “Mas fique na terra o toco e as raízes”. Deus, depois que permite você fazer uma experiência, permite cortar tudo. Mas acontece que lá embaixo, as raízes ainda ficaram. Deus o ama com um amor imenso. Ele derruba todas as suas experiências, que você está fazendo, mas deixa aquela "raiz" lá. O Senhor permite que passemos por purificações e escuridão, para nos fortificar, por isso, não devemos ter medo.

Certa vez,  eu vim pregar na Canção Nova e esta obra estava fechando sua TV em São Paulo, pois estava passando por momentos difíceis. Eu falei com o padre Jonas e ele disse: "Deus nos tirou tudo e está tirando". Eu cheguei ao Laércio e o abracei e disse: "Você não deve ter medo". E disse-lhes "Se a Canção Nova está passando por momentos difíceis, se foi cortado tudo e os "pássaros" não passam mais pelos seus "ramos", o Senhor deixou a "raiz" da Canção Nova ali escondida". É necessário que nós compreendamos somente os planos de Deus. Ele pode permitir que você faça uma experiência de sonhar grande e salvar almas, mas, chega certo ponto, sem perceber, alguma coisa fica, não tem jeito é assim para todos. Ninguém de nós pode dizer que não tem uma ponta de orgulho e soberba, mas Deus vai cortá-la porque Ele quer fazer de nós aquilo que aconteceu com Nabucodonosor: ele se perdeu e no final quando compreendeu a potência de Deus, ele disse: "Seja louvado o Senhor Altíssimo, porque somente Ele domina e é digno de todas as coisas". Deus o purifica para você crescer e ser salvo.

 

 

Transcrição: Paulo Sérgio
Fotos e Áudios: Anderson Nunes

 

Vem aí:

 

.: Hosana Brasil: Celebrando a vitória de Deus!

 

 

↑ topo