Em Jesus tudo posso realizar

Ouça: Leitura da Carta aos Romanos em espanhol

Ouça: Aclamação ao Evangelho – Laudate Dominun

Ouça: Evangelho proclamado em 5 línguas 

Meus amigos, neste dia em que a Igreja nos pede que recordemos todos aqueles que morreram e foram chamados diante do Senhor e seus amigos, Jesus nos diz algo muito especial. Ouvimos o Evangelho em línguas diferentes, pois somos parte de uma grande família e estamos espalhados pelo mundo inteiro. Somos um em nossa fé em Jesus Cristo.

Jesus disse: “esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que Ele me deu, mas os ressuscite no último dia”. Todo aquele que crê em mim, encontrará muita força neste mundo, fará coisas maravilhosas em meu nome e também terá a vida eterna. Que mensagem maravilhosa!

Meus amigos, como católicos, sabemos a que somos chamados nesta vida. Sabemos o que temos que fazer: no nome de Jesus mudar toda a nossa sociedade, baseado nos princípios de Jesus. Portanto todos nós, bispos, sacerdotes, religiosos, casados, solteiros somos chamados a trazer luz até onde há escuridão. Somos chamados a trazer coragem onde encontramos pessoas tristes; trazer justiça para todos, em qualquer situação – onde há abuso, ou tirania – este é o nosso trabalho.

Ouça: Somos chamados a fazer justiça em todas as situações

Nós não somos chamados a ser católicos somente para dizer coisas boas para os outros ou, para fazer algumas coisas boas. Também devemos fazer isso, mas o nosso chamado é doar a vida, viver como Jesus pediu que vivêssemos.

E porque esta é uma mensagem maravilhosa, não podemos proclamá-la com tristeza, como se fôssemos pessoas desanimadas. Precisamos proclamar com paixão, com toda a nossa força e eu sei que vocês fazem isso muito bem.

Os problemas sempre existiram, todos temos dificuldades porque somos humanos. Mas, o padre Jonas nesta tarde, pediu que olhássemos como São Paulo evangelizou. Em II Coríntios, Paulo descreve como sofreu para proclamar a Palavra de Jesus. Passou sede, apanhou, foi maltratado, passou noites ao ar aberto e apesar de tudo isso, sempre estava preocupado com as comunidades irmãs, nunca desistiu.

“Eu posso realizar tudo com a força de Jesus Cristo”
Ele costumava dizer estas palavras quando estava tomado de medo e eu gostaria que você repetisse sempre que estiver desanimado. Ele não dizia “eu posso fazer algumas coisas” ou “a maioria das coisas”. Mas ele dizia “eu posso fazer todas as coisas”.

A festa de hoje, onde lembramos todos que morreram em Jesus, nos ensina uma coisa muito importante: estamos realizando a nossa missão com a ajuda de toda a Igreja, não somente com a Igreja de hoje, mas com todos que já fizeram parte dela. Porque acreditamos que as coisas não vão terminar com a morte.

Nós temos uma família muito poderosa atrás de nós. Um dia vamos morrer, mas estaremos com o nosso Deus, então nossa missão não terá terminado. Estaremos junto de Deus para que, no final, tudo seja colocado sob o senhorio de Jesus Cristo.

Ouça: Momento de Oração e Batismo no Espírito Santo – Dom Alberto Taveira e Padre Jonas Abib

Ouça: Ricardo Sá canta Restauração em inglês


Adquira esta palestra na íntegra pelo
(12) 3186 2600


Transcrição: Tatiana Gomes
Fotos: Paulo Sérgio
Áudios: Anderson Nunes

↑ topo