Eu não sou o ladrão, sou o Bom Pastor

Padre Edimilson Lopes
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com

Estamos hoje celebrando a Eucaristia em homenagem ao Dia das Mães dentro da celebração de Jesus, o Bom Pastor. Celebramos Jesus misericordioso no segundo Domingo da Páscoa e hoje celebramos o Bom Pastor.

No Evangelho de hoje Jesus afirma: “Eu Sou”. Como Deus fez com Moisés, quando foi ao encontro do faraó, mas antes perguntou a Deus em nome de quem ele estava indo.

O nome "Bom Pastor" já indica: aquele que cuida. É bonito quando Jesus afirma que Ele é o Bom Pastor: “Eu cuido, eu a chamo para dentro do curral e fecho a porta”. Sabe qual é o problema de nós ovelhas? É que são rebeldes. Somo ovelhas rebeldes.

Você que é pai ou mãe, quantas vezes consulta a Deus para saber por que caminho seguir na educação do seu filho. Se o Senhor é o Pastor vai indicar a você em que caminho educar seu filho. Porém, o ladrão tem assaltado, roubado as ovelhas. E o Senhor vem até nós, no dia de hoje, e afirma: “Eu não sou o ladrão, sou o Bom Pastor”.

O Senhor é tão bom que, na função de Pastor, alimenta as Suas ovelhas. Ele as alimenta de si mesmo. Suas forças só serão renovadas alimentando-se deste Pastor. Portanto, não seja uma ovelha rebelde. Uma ovelha longe do seu pastor está correndo riscos, pois ela pode ser devorada a qualquer momento. Eu e você, longe de Jesus, podemos ser devorados a qualquer momento! 

O Pastor não deixa faltar nada para suas ovelhas. “O Senhor é o pastor que me conduz e não me falta coisa alguma”, diz o Salmo da liturgia de hoje. Se falta algo é porque você se afastou do pastor ou porque tem sido uma ovelhinha rebelde.

Se nós, filhos, fôssemos obedientes não passaríamos pelo vale escuro como nós passamos. Há uma sabedoria no coração da mulher, só de ela ser mãe Deus já lhe deu este dom. Nenhuma mãe nasceu sabendo dar de mamar a seu filho. Ela precisou aprender. A mãe é capaz de ver os movimentos do filho e dizer o que se passa com ele, sabe se é dor, fome, refluxo, e tudo isso é dom de Deus.

A Palavra de Deus diz que: “Abandonar o pai é o mesmo que dizer blasfêmias contra Deus. Quem irritar a sua mãe é amaldiçoado pelo Senhor”. A revelação se dá em Jesus Cristo, Nele todas as coisas se tornam novas. Mas vejam a honra que deveríamos dar a nossos pais.

A Palavra de Deus diz: “Obedecei a vossos pais e terás vida longa”. Para obedecer é preciso aprender a morrer para si. Hoje é dia de celebrar com alegria, mas é dia de também revermos o relacionamento com nossos pais. Qual valor você tem dado a seus pais? Qual valor você tem dado a sua mãe em especial?

A vida que você tem levado é a vida que seu pai e sua mãe sonharam para você? Você é digno do pai e da mãe que criou você?

O Senhor hoje o chama: “Volta, ovelha!”. Ele o conhece pelo nome. “Vinde a mim e eu vos darei descanso”, diz o Senhor. Ele nos promete alívio, descanso, conforto, mas você precisa ir ao encontro do Bom Pastor. Você não precisa consultar outros lugares, você precisa ir ao encontro de Jesus. Ele tem coisas muito melhores do que outros lugares poderiam oferecer. Ainda que você esteja sofrendo agarre-se ao Senhor.

“Ainda que eu passe pelo vale da sombra da morte eu não temerei mal algum, porque o Senhor está comigo” está escrito nos Salmos. Portanto, aguente firme!

Família participa da Santa Missa com padre Edimilson
Foto: Natalino Ueda

Muitas vezes não sabemos o que fazer quando as pessoas estão no auge do desespero. Mas o diferencial é que o Senhor, o Bom Pastor, hoje está dizendo: “Eu sou o pastor, eu cuido das minhas ovelhas”. Se você escapuliu, se fugiu, volte hoje mesmo para o redil. Se você já andou por onde andou, já fez o que fez e não está certo, agora pare. Chega.

Se você ama sua mãe leve alegria a ela com seu comportamento, com suas atitudes. Muitas vezes, em nome da própria felicidade, você pode estar matando a outros e a própria mãe. O amor não machuca, não fere, ele cura e cicatriza as feridas.

↑ topo