Experiência com Jesus Ressuscitado

.: Ouça esta pregação, na íntegra
.: Ouça oração da tarde

Jesus ressuscitou! Aquele que morreu na cruz ressuscita, mas não como Lázaro, que morreu outra vez. A ressurreição de Jesus é o início da ressurreição de seus discípulos.

Nesta tarde, vamos contemplar dois discípulos que caminham ao lado de Jesus, o qual os ressuscita na esperança. Diz a Palavra de Deus em Lucas 24, 13-15:

\”Nesse mesmo dia, dois discípulos caminhavam para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. Iam falando um com o outro de tudo o que se tinha passado. Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles\”.

Os discípulos caminhavam de volta ao seu povo. Tudo já tinha terminado para eles, a morte de Jesus havia terminado com todas as suas esperanças. Para eles, o Messias prometido tinha fracassado, por isso, eles decidem regressar para seu povo em Emaús.

Quantas pessoas não querem caminhar de novo, por isso regressam? Assim caminhavam os dois discípulos de Emaús, assim caminham muitos dos nossos, mas nos diz a Palavra de Deus, que Jesus chegou até eles e caminhava ao lado deles. Jesus- Palavra caminhava com eles. Mas, perceba que os discípulos continuam tristes, pois falavam ainda da morte do Senhor.

Como que com olhos vendados, eles continuam caminhando e não percebem que o Senhor está ao seu lado. Muitos de nós, hoje, estamos como aqueles discípulos: tristes, abatidos, decepcionados.

\”Nós esperávamos que fosse Ele quem havia de restaurar Israel e agora, além de tudo isto, é hoje o terceiro dia que essas coisas sucederam\”. (Lc 24, 21)


Quantos estão como estes discípulos de Emaús que estão caminhando tristes e decepcionados? Quantos estão caminhando precisamente assim? Esta mensagem é para você que está se sentindo assim. Muitos estão caminhando assim, mas não têm a coragem de reconhecer.

Jesus lhe pergunta sobre as coisas que você fala pelo caminho da vida. Porque nós falamos das coisas que temos dentro do coração. De que coisas vocês falam no Brasil? Problemas econômicos, insegurança, guerra, mortes, assassinatos, roubos? Falamos sempre dos problemas tristes que vivemos, pois estão dentro de nossos corações.

\”Um deles, chamado Cléofas, respondeu-lhe: \’És tu acaso o único forasteiro em Jerusalém que não sabe o que nela aconteceu estes dias\’?\”

Cléofas é repórter da ressurreição de Jesus, pois repete simplesmente o que outros lhe disseram. Quem lhe disse que Jesus ressuscitou? O Evangelho, o padre? Isso não é suficiente – é preciso ter uma experiência pessoal com Jesus, caso contrário, você será simplesmente um repórter da ressurreição.

Nossa Igreja está cheia de \”repórteres\” da ressurreição. Hoje, a Igreja precisa de testemunhas, pessoas que tiveram a experiência com Cristo ressuscitado. Não basta ser batizado, vir à Missa; é preciso ter um encontro com Jesus, o único que pode mudar a sua vida.

Antes de meu encontro, eu tinha apreço pela Palavra, hoje, eu tenho um profundo amor por ela. No dia em que Jesus caminhava perto de mim, tive um encontro pessoal com Ele. Não importa a sua idade, não importa o título que você tenha; a única coisa que importa é termos um encontro com Jesus.

Eu mudei de vida, porque eu vivia fiel à lei, mas como servo. Vivia como alguém que servia o Senhor, mas não vivia como filho. Quantos de nós ainda não tivemos este encontro que muda a vida, este encontro com Jesus Bom Pastor?

Jesus, Bom Pastor, está procurando por você, ovelha perdida.

Trancrição: Claudenilson José
Fotos: Tatiane Bastos

↑ topo