Misericórdia e verdade

.: Ouça ou assista esta pregação na íntegra

É preciso entender o tempo da Quaresma.

A Quaresma é um tempo muito profundo e de intensa vida cristã. É um treinamento para um tempo, para o tempo Pascal.

O cristão deve passar por uma \”estrada quaresmal\” para Páscoa; um caminho de intimidade com o Cristo. Nós sabemos que é um processo que demora uma vida a graça de trazer em si a marca do sofrimento de Jesus.

O mundo está acostumado a elevar o pecado nos meios de comunicação. Nosso Senhor deu uma oportunidade única, a de colocar a santidade de João Paulo II (in memorian) para o mundo todo ver.

A cada ano, a Quaresma existe para fazer um tempo de treinamento intensivo e chegar à intimidade com Jesus. A proposta da santidade é para você, para mim. Precisamos trilhar o caminho à santidade. Esta proposta é para todos os batizados.

Quero que o retiro popular seja feito de forma bem simples. Precisamos mergulhar na vontade de Deus, abandonar-se inteiramente.

Quando nos colocamos em oração, quem inicia a oração não somos nós. A oração começa com Deus. Antes de você ir ao encontro d\’Ele, antes de você procurá-Lo, Ele já o procurou.

No livro dos Salmos, capítulo 84, versículo 9 lemos: \”Escutarei o que diz o Senhor Deus, porque Ele diz palavras de paz ao seu povo e aos seus fiéis, e àqueles cujos corações se voltam para Ele. A sua salvação está bem perto dos quem o temem, de sorte que sua glória retornará à nossa terra. A bondade e a fidelidade outra vez irão unir\”. Enfim, o Senhor nos dará seus benefícios.

O amor de Deus tem duas características: misericórdia e verdade. Nosso Papa Bento VI tem como lema: Colaborador da verdade. Eu busquei uma explicação para isso, mas o que está em jogo é seguir a verdade e estar a serviço da verdade.

Para eu alcançar o que está na minha cabeça, eu uso a minha verdade. Se você não se converter à Verdade que é Jesus Cristo, você não irá entender nada da \”verdadeira\” Verdade.

No mundo atual, omite-se o tema da verdade. Todavia, tudo se desmorona se não tem a verdade.

Misericórdia e verdade… Interessante que desde pequeno eu queria viver esta realidade.

Você não pode dizer mentiras. Às vezes, até as pessoas querem escutar algumas mentiras, mas a mentira destrói.

Eu não me arrependo de viver e falar a verdade, mas sem nunca esquecer da misericórdia.

Primeiro, a misericórdia; depois, a verdade.

Misericórdia e bondade, misericórdia e verdade…
Não deixar de anunciar a verdade, ter no coração o desejo de viver a verdade. A palavra de Deus é a verdade e Sua lei é a liberdade.

É por isso que o Retiro Popular é um livrinho, um roteiro, um manual para você recorrer à verdade.

E neste retiro eu quero que as pessoas façam uma leitura orante com a Palavra de Deus.

Você vai ler a Palavra de Deus para colher a vontade de Deus para sua vida. Escutar Deus não depende de você.

No entanto, para você fazer uma leitura orante, você precisa ser humilde.

Esta vida de santidade e de oração é para todos.

Um grande serviço que a Canção Nova está promovendo é através destes acampamentos. Ela está promovendo a vida de santidade de um povo.
Quem quiser fazer o retiro vai ter de ter um tempo, precisará ter um tempo de silêncio para ler a Bíblia. Ler a Bíblia é como visitar um amigo. É preciso escutar.

É preciso ter uma atitude interpretativa da Bíblia; ler mais de uma vez, fazer orações de súplicas, pedir, repetir, colocar-se sobre o julgamento da Palavra, assumir a sua própria fraqueza. E no retiro temos a consciência cristã.

A Bíblia é um livro especial, é saborear o amor de Deus.

Quem vive na superficialidade, não consegue ver Deus lhe falando e assim não colhe a vontade de Deus para sua vida.

Para rezar a Bíblia é necessário ter em mente os seus problemas, os da sua família e comunidade.

A Palavra de Deus \”é como a chuva que lava e como fogo que arrasta. Sua Palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal\”.

Transcrição: Elcka Torres
Fotos: Paulo Sérgio

↑ topo