Mostra-me, Senhor, os Teus caminhos

Neste ano de 2017, vamos pedir ao Senhor que nos aponte os caminhos

Pregação com Dunga

Dunga – Missionário da Canção Nova.      Foto: Arquivo CN/cancaonova.com

 

Ao homem cabe fazer os planos; a Deus cabe realizá-los ou não. Faça muitos planos, mas nunca se esqueça de que é Deus quem vai realizá-los. Temos de tratar o tempo como nosso amigo, porque a vontade do Senhor vai prevalecer.

Os planos que nos fazemos são todos bons, mas ficamos pensando como será 2017. Ninguém faz projetos para coisas ruins, mas, às vezes, acabamos escolhendo errado. Quando isso acontecer, cantemos esta música do monsenhor Jonas Abib: “Mostra-me, Senhor, teus caminhos. Faz que teus passos possa encontrar”. Muitos caminhos nos serão apresentados, cabe a nós escolher o mais próximo de Deus.

Este trecho da Bíblia, escrito em Provérbios, 19, traz uma sequência de 29 conselhos. Separei quatro para partilharmos:

“Sem a ciência, nem mesmo o zelo é bom: quem precipita seus passos, desvia-se.” (Pr 19,2)

Se não pararmos para pensar, acabamos estragando os relacionamentos. Meus irmãos, muitas vezes, os relacionamentos acabam, porque não nos colocamos no lugar do outro. Por isso, neste ano de 2017, pare para pensar antes de agir e não cometa os mesmos erros de 2016. O espírito se reconcilia rapidinho, mas a carne demora mais para cicatrizar. Existem cicatrizes, na nossa vida, que ainda estão abertas, porque a carne demora muito para se reconciliar, por isso, antes de cada atitude, neste ano, pare para refletir.

“Um homem sábio sabe conter a sua cólera, e tem por honra passar por cima de uma ofensa.” (Pr 19, 11)

A vida é assim: ora ofendemos, ora somos ofendidos. Precisamos ter uma nova postura diante das ofensas. As pessoas virão iradas, mas quando elas chegarem, até nós teremos de ter bom senso e elas vão se acalmar.

Conhecemos pessoas iradas e afundadas no vício, ou seja, fora de equilíbrio, mas se elas encontrarem uma pessoa de bom senso dentro de casa, acabarão se acalmando. Às vezes, guardamos ofensas, mas devemos passar por cima delas. Lembre-se de que você também já ofendeu, falou o que não queria e fez de conta que a pessoa nem estava ali, mas Deus está dizendo a nós que uma pessoa de bom senso acalma aqueles que estão irados.

Não deixe nada dentro de você por muito tempo. Volte ao equilíbrio, principalmente daqueles que você ama. Quando uma pessoa que você ama o ofender e fizer algo que vai agredi-lo, não a esqueça, perdoe-a. Muitas vezes, temos a impressão de que as pessoas são eternas, mas elas podem morrer ou mudar de cidade, e você não foi capaz de lhe pedir perdão, dar um abraço e reconciliar-se.

“Quem se apieda do pobre empresta ao Senhor, que lhe restituirá o benefício.” (Pr 19, 17)

Nosso país é um lugar grande, onde muitas pessoas estão passando necessidades; o número de mendigos está aumentando! Quem dá aos pobres Deus lhes retribuirá o equivalente. No entanto, não sabemos o que é o equivalente e o que Senhor quer nos dar. Então, tenho um conselho: exageremos na esmola, porque Deus vai retribuir o equivalente.

Mostra-me Senhor os eu caminhos

Dunga prega aos peregrinos durante o “Acampamento de Ano Novo” na CN . Foto: Arquivo CN/cancaonova.com

Há pessoas que não ganham nada, porque não dão nada. Quando Deus nos retribuir, sentiremos a mesma alegria, o mesmo sentimento daquela pessoa no momento que recebeu nossa ajuda.

“Há muitos planos no coração do homem, mas é a vontade do Senhor que se realiza.” (Pr 19, 21)

Aos homens cabe fazer planos, mas a Deus cabe a tarefa de realizá-los. Nós sabemos quais são as nossas necessidades e devemos fazer planos, mas é Deus quem vai providenciando tudo na nossa vida.

Cabe aos homens fazer os planos, mas ao Senhor cabe realizá-los. Temos de buscar aquilo que sonhamos, porque o Senhor vai nos mostrar os caminhos.

A fé é o fundamento da esperança e a capacidade de ver coisas que ainda não existem. Então, peçamos ao Senhor para nos mostrar Seus caminhos!

Oração de um minuto

Nesta oração, faça um pedido, peça aquilo que talvez você nem mereça, mas quer.

O que você quer para 2017? Por um minuto, ouse, peça ao Senhor, porque você está no primeiro dia deste novo ano!

Deus vai ouvir sua voz, por isso aplauda esse novo ano que Ele está lhe dando.

Transcrição e adaptação: Alessandra Borges

Assista a essa pregação completa pelo Canção Nova Play

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo