Não temas, crê somente

Jesus quer nos atender a todo momento, basta cremos n’Ele

Meus irmãos, muitas vezes, quando a doença chega à nossa porta, quando a situação econômica é ruim, quando uma desgraça, tragédia acontece, somente nessa hora é que o nosso interior se abre e se põe sensível e nos aproximamos de Jesus.

O Senhor não quer nos atender somente porque estamos angustiados; Ele quer atingir nosso coração assim como aconteceu com Jairo. Pois, a benção que estava em Jesus, foi sobre Jairo e isso fez com que ele caísse aos pés do Senhor.

Nós, pessoas humanas, somente na hora das dificuldades somos quebrantados. Isso é uma graça, pois na hora do desespero, o nosso orgulho cai por terra e se quebra todo; é quando a angústia, a depressão, a injustiça, a traição nos abatem e a dor chega ao nosso coração. Nesta hora, o nosso orgulho vai ao chão e então procuramos Jesus.

É neste momento que Jesus tem o direito de nos dizer: “Somente nestas horas que você vem até mim?”. Mas, Ele nos alcança pelo amor e, então, a graça é derramada. É isso que devemos fazer: cairmos aos pés de Jesus. E que bom se tivéssemos mais necessidades para buscar a Jesus e deixarmos de sermos autossuficientes .

Deixe-se tomar por essas palavras, pois Jesus já está agindo! 

Jairo pedia por sua filha. E você, por qual situação está orando? “Coloque diante de Jesus o seu pedido e deixe que a graça, vinda das Santas Chagas de Jesus, atinja você”.

Saiba que curas já estão acontecendo, que situações difíceis já estão sendo solucionadas. Porque Jesus está agindo, a Palavra de Deus pregada é cura e caminho para resolver os problemas.

No Evangelho, observamos a uma mulher que há doze anos já sofria de um fluxo de sangue e esse não cessava. Ela não estava de braços cruzados, mas já tinha procurado médicos e gastando tudo o que tinha.
Para os judeus, o fluxo de sangue era algo impuro, sendo assim ninguém poderia tocá-la, nem ela poderia tocar ninguém, pois se tornaria impuro. É o mesmo que acontece quando você faz algo errado ou te aconteceu alguma coisa: fica em você os sentimentos de culpa e condenação que te corroem por dentro.

“Tendo ela ouvido falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe no manto”. (…) Ora, no mesmo instante se lhe estancou a fonte de sangue e ela teve a sensação de estar curada”.

O nome de Jesus tem poder

Aquela mulher tocou somente no manto de Jesus e bastou. Você toca em Jesus pela Palavra e a Palavra toca em seus ouvidos, a pregação é a Palavra de Deus e ela tem o poder de Jesus. Posso dizer sem medo que Jesus está dizendo: ‘Quem tocou na minha Palavra?’ E Jesus acrescenta: ‘O problema, a tristeza da sua alma que você trazia é dissipada, pois Eu te toco agora, toco a sua alma, os seus sentimentos’.

Você anda em frangalhos, farrapos… porque continua com os sentimentos de inimizade, de rancor, de mágoa por falta de perdão. Neste momento, você tem a graça de optar pelo perdão. 

O nome de Jesus tem poder, salva, cura, perdoa, abre para o perdão, faz a obra que é preciso acontecer em nós. Graças a Deus, estamos como crianças diante d’Ele, nossa autossuficiência caiu diante de Jesus e Ele está podendo agir. Nós estávamos enrijecidos, impermeáveis, mas agora tudo quebra diante de Jesus.

Jesus é Aquele que tem o poder da ressurreição

Assim como aquela mulher ficou curada, também Jesus nos curou. Ele está dizendo: “Meu filho, minha filha a tua fé te salvou, eu precisava quebrar o vaso que não permitia a cura, mas a tua fé te salvou, vai em paz”. A primeira coisa que Jesus nos deu é a paz que supera toda dor. A paz que faz permanecer n’Ele.

Neste momento do Evangelho, até esquecemos de Jairo, pois ficamos tão entretidos com a mulher, mas voltemos a ele que recebeu a notícia: “Tua filha morreu”.

Foi como um raio caindo na cabeça de Jairo; quantos de nós estamos assim, pois a coisa aconteceu e não se solucionou. O seu casamento, sua empresa, seu dinheiro, sua família, algo que você perdeu: talvez o namoro, ou uma decepção e você pode estar com a dor daquele impacto e se tornou uma pessoa desiludida. Talvez isso tenha acontecido com a Igreja, com padres, com amigos. Mas, Jesus, volta-se para você e diz: “Não temas, crê somente”, como disse a Jairo.

Agora, imagina como é que Jairo foi caminhando para a sua casa, com as duas situações: sua filha tinha morrido que era a realidade. E, ao mesmo tempo, a Palavra de Jesus estava ressoando em seu interior. Assim, como a Palavra de Jesus está ressoando em seu interior e, talvez, a situação que você vive não foi solucionada ainda porque depende de outra situação.

E, Jesus, chega até a menina e diz: “Tatila cumi”. A Palavra é bem clara: o impossível aconteceu. Jesus é Aquele que tem o poder da ressurreição, pois para Ele tudo é possível e tudo é possível àquele que crê.

“Não temais pequeno rebanho, Eu estou com vocês.” 

Transcrição e adaptação: Ana Paula Rosa

↑ topo