O desafio das Novas Comunidades

"Depois disso, saindo de Atenas, Paulo dirigiu-se a Corinto. Encontrou ali um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, e sua mulher Priscila. Eles pouco antes haviam chegado da Itália, por Cláudio ter decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo uniu-se a eles. Como exercessem o mesmo ofício, morava e trabalhava com eles." (cf. Atos 18, 1-3)

Meus irmãos, temos aqui o modelo que Deus nos deu para as Novas Comunidades. Paulo sentiu desde o início que o Senhor o enviava para pagãos, por isso ele foi de cidade em cidade para levar o anúncio da salvação.

Paulo chegou em Corinto, uma cidade pagã, onde conheceu o casal Áquila e Priscila. Era naquela família, naquela casa, naquela comunidade, que ele desempenhava sua missão. Logo depois uniram-se a eles mais dois discípulos: Silas e Timóteo.

Houve uma transformação na vida de Paulo. Agora ele está nesta comunidade formada por Áquila, Priscila, Silas e Timóteo, que são para ele um apoio. Eles formavam uma família evangelizadora. Não era somente a pregação de Paulo que imprecionava, mas o testemunho que sua comunidade dava no modo de viver.

Que maravilha foi a evangelização de Paulo em Corinto! Foi a esta cidade que Paulo dirigiu suas duas maiores cartas.

Ouça: "Paulo começa a evengelizar pelo batismo no Espírito Santo"

Os pagãos não conheciam nada da história dos judeus e tão pouco estavam interessados no Messias deles. E como Paulo fez para evangelizá-los? Começou a evangelização com o batismo no Espírito Santo.

Foi para a cidade de Corinto que ele escreve a carta onde fala dos dons do Espírito, na qual diz: "não vos falta dom algum".

Paulo convencia os pagãos pelo poder do Espírito Santo, o único capaz de mudar a mente, a vida e o coração deles.

Está aí o que Deus quer para as Novas Comunidades:

Primeiro, o Senhor não quer que evangelizemos sozinhos. Temos uma comunidade ao nosso lado. Posso dizer mais, evangelizamos muito melhor quando estamos juntos, do que com o que fazemos.

Segundo, evangelizamos pela ação do Espírito Santo. Foi assim que Paulo foi semeando comunidades onde ia.

Ouça: "Quais os desafios das Novas Comunidades"

O grande desafio para nós é: deixar-se evangelizar pelas nossas comunidades. Elas são capazes de nos evangelizar com seu jeito de ser, seu carisma e missão.

Queira ou não queira, as nossas diferenças, a necessidade de reconciliação e de vida fraterna nos levam a ser aquilo que somos chamados a ser.

A minha comunidade usa em mim os dons do Espírito Santo. E mais, ela ora por mim.

É assim que podemos ser um sinal da presença e do poder de Deus nestes últimos tempos. Não resta duvida que só poderemos evangelizar pelo método de Paulo.

Meus irmãos é assim que o Senhor quer semear comunidade por todos os lados. E eu posso te dizer que Ele quer comunidades pelo mundo inteiro. Ele quis precisar dessas novas comunidades para que este mundo paganizado possa se transformar.


Cada uma de nossas comunidades foram criadas por Deus para que possam atender as necessidades deste povo que precisa tanto de conversão.

Por isso, que nossas comunidades tem carisma e missão muito concretos, que são diferentes uns dos outros.

Quantas comunidades realizando uma missão muito concreta com os jovens? Quantas se entregam inteiramente à evangelização no ramo social? Comunidades que vão as ruas e ao lado dos nossos irmãos mais necessitados levam os dons do Espírito, a esperança.

Quantas de nossas comunidades são chamadas a ser missionárias? Quantas delas estão a evangelizar por meio do ecumenismo?

Hoje completa 35 anos que fui batizado no Espírito Santo. Não podia imaginar ter uma comunidade, nem tudo isso que temos hoje. Graças a Deus nossas comunidades tem trabalhos muito concretos. O mundo precisa das nossas comunidades.

Eu vos digo com muita simplicidade que o desafio que temos hoje é o de assumir a missão e o carisma de nossas comunidades e vivê-los com compromisso.

Deus está pedindo a você que viva o seu carisma e realize a missão própria deste carisma. Vivendo intensamente as regras de vida de nossas comunidades.

O desafio para nós é também fazermos tudo isso pelo poder do Espírito. Paulo nunca evangelizou sozinho, eles sempre estava com a comunidade e pregava na unção do Espírito Santo.

Ouça: "É indispensável que sua comunidade use os carismas"

É indispensável que sua comunidade use os dons do Espírito.

Nossas comunidades precisam ser profundamente carismáticas!


Adquira esta palestra na íntegra pelo
(12) 3186 2600


Transcrição: Claudenilson José
Fotos: Paulo Sérgio
Áudios: Anderson Nunes

↑ topo