O encontro pessoal com Jesus restaura a sua vida

Salette Ferreira

É uma grande graça compartilharmos a Palavra de Deus! “Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade. Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura. Ele correu adiande, subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali. Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa. Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente. Vendo isto, todos murmuravam e diziam: Ele vai hospedar-se em casa de um pecador… Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo. Disse-lhe Jesus: Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão. Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. (Lucas 19,1-10)

Você quer ter a sua vida transformada? Todos os dias, precisamos desejar essa transformação. A Palavra de hoje nos traz a história de um homem que teve o seu encontro pessoal com Jesus. O Papa Francisco, em uma de suas homilias, disse: ”Convido-vos a renovar o encontro com Jesus”.

Essa é a nossa maior missão: ”Procurar e salvar o que está perdido em nós!”.

Zaqueu era baixinho, e procurava uma maneira de ver Jesus. Ele era um publicano, um homem muito rico, mas sua fortuna era por causa da corrupção, porque ele roubava o povo, tinha má fama. Zaqueu procurava saber quem era Jesus, pois havia, em seu coração, uma necessidade muito grande de conhecê-Lo. O cobrador de impostos queria saber quem era aquele Homem que fazia muitas coisas boas. Por isso, não parou nos obstáculos. Muitos de nós, no entanto, paramos nos obstáculos, colocamos empecilhos para nos encontrarmos com a graça de Deus.

O nome ”Zaqueu” significa ”Deus recorda”, ou seja, o Senhor nunca se esquece dos Seus filhos. Estava escrito, no nome de Zaqueu, que ele jamais seria esquecido por Deus por causa da vida que levava. Se você está em uma situação difícil, você precisa subir na árvore, assim como Zaqueu; se você pensa que a sua vida não vai dar certo pelo seu pecado, você precisa crer que Jesus veio salvar o que está perdido. Se Ele visitou Zaqueu, que era um ladrão, Ele também entrará no seu coração!

Quando falamos de um encontro pessoal com Jesus, O deixamos nos encontrar e afetar a nossa história, influenciar a nossa mente, o nosso pensamento, o nosso coração e todo o nosso ser. Não sei qual é a situação da sua vida, mas não importa, porque Jesus veio curar aquilo que está perdido em você! A alegria é fruto do encontro pessoal com Jesus, não é uma alegria qualquer.

Se você perdeu o sentido da sua vida, se você está na depressão, a solução é ter um encontro pessoal com Jesus. A primeira coisa é deixar-se encontrar com Ele.

Deus o ama, volte para Ele, volte para a casa do Pai! Ele não está interessado na lista dos seus pecados, o que Ele quer de você é o ”retorno”. Talvez, você tenha pecados em sua vida dos quais ainda não conseguiu se libertar, mas Deus o ama e quer o seu retorno. Este encontro precisa ser renovado a cada dia! Temos de deixar que o Senhor adentre em nossa casa, em nosso coração. Uma coisa é certa: quando nos encontramos com Jesus, toda a nossa vida se transforma, assim como a de Zaqueu.

Você não pode começar pelo fim, mas, sim, pelo começo! Jesus quer entrar na sua vida, quer colocar ordem em tudo aquilo que está desordenado; Ele quer entrar nessa bagunça que está em você.

Não existe outro Salvador, Jesus é o único que pode salvá-lo. Acolha-O, abra o seu coração para acolhê-Lo em sua casa, no seu casamento, naqueles problemas que você acredita que não têm mais jeito. Não faça cara feia quando alguém lhe convidar para ir à Missa, pois você se surpreenderá; a sua parte é dizer ”sim” a Jesus.

Não pense que você nasceu por acaso, porque Deus não erra! Ele o trouxe, pois tem um projeto de amor, de salvação para você, Ele tem a cura daquilo que estava perdido. Por isso, não podemos deixar nunca de crer no fogo abrasador de Cristo. O que torna você uma nova criatura é o amor de Deus.

Uma pessoa que está na vida errada, quando é mudada, é tocada pelo amor de Deus, e acontece uma restauração pelo amor do Pai. O que vai mudar o seu coração é o ”amor de Deus”.

A misericórdia divina não é motivo para que você continue na vida velha, mas para que você saia dela. Jesus não vai entrar em nossa casa para apontar os erros da nossa família, mas para libertar os erros e pecados que têm atrapalhado a nossa vida. Deus não quer ver Seus filhos destruídos, mas, sim, curados e restaurados. O Pai enviou Jesus Cristo para curar a nossa vida!

A misericórdia de Deus é infinita, Ele não o despreza, pois veio procurar e salvar aquilo que está perdido em sua vida!

Transcrição e adaptação: Karina Aparecida

↑ topo