O justo vive pela fé

Se não tivermos a luz da Palavra de Deus dentro de nós o nosso caminhar será vazio. A Palavra sempre nos mostrará o caminho. No momento de trevas e solidão, a palavra nos guia.

A Palavra de hoje nos leva a fazermos uma revisão da nossa fé. Jesus está com os discípulos e vê a dificuldade deles em realizar milagres. Muitas vezes, nosso coração é duro. Temos nossos sonhos e de vez em quando aparece em nossa vida algo novo e não nos colocamos aos pés da Palavra de Deus para realizá-la.

Ouça trecho dessa homilia

Às vezes, confiamos em nós mesmos e não colocamos Jesus como única Palavra de vida eterna em nossa vida. Às vezes, nos encontramos sozinhos e achamos que os outros não querem nos seguir, mas a verdade é que todos nós devemos seguir a Jesus, pois Ele é a luz e nós somos seus instrumentos.
Devemos todos nós ser discípulos de Jesus. Não cabe a nós determinar quando Jesus fará o milagre. Cabe a nós termos fé.

A primeira leitura diz que o justo viverá por sua fé. \”Quem não é correto, vai morrer, mas o justo viverá por sua fé\” (Hb 2,4). Isso muito me chamou a atenção, pois o justo se deixa guiar por Deus, por isso vive sua fé.

Outra coisa que me chamou atenção foi: \”Vou ocupar meu posto de guarda e estarei de atalaia, atento ao que me será dito e ao que será respondido à minha denúncia\” (Hb 2,1). Mas o que é estar de atalaia? Estar de atalaia é está vigiando.

Eu sei do trabalho missionário que vocês fazem, do esforço que fazem para serem fiéis à Igreja. Às vezes, vivendo num mundo onde a cultura urbana mexe com a cabeça de tanta gente, nós podemos cair na tentação e viver num mundo irreal para estarmos tranqüilos e vivermos nossa fé. O mundo de hoje não é mais simples, não é mais a palavra do padre ou do bispo que guia o povo. Tem sido o mundo da política, que também é muito desafiador. Muitos entram na política e se deixam corromper.

O mundo de hoje é totalmente diferente daquilo que gostaríamos que fosse, mas nem por isso precisamos ficar com medo, mas sim de atalaias. Então é preciso que as Novas Comunidades estejam preparadas para serem vigias. Se nós estivermos preparados sobre essas realidades do mundo, poderemos orientar melhor. Não podemos fugir do mundo, pois estamos nele.

Vocês encontram a cada dia, a cada hora com pessoas de outro credo, ou que não têm fé. Então o membro da comunidade ajuda a pessoa a se encontrar com a verdadeira fé, dando testemunho da nossa fé, sem querer nada em troca. É o testemunho do amor que deve tocar as pessoas para sermos assim verdadeiros missionários.

Renovemos o nosso desejo de estar sempre como sentinelas, atentos ao mundo de hoje. O mais precioso já temos: a nossa fé e a nossa força que vem do Espírito Santo. Amém.

Transcrição: Willieny Isaias
Fotos: Claudenilson José

A transmissão deste evento só pôde acontecer por causa da contribuição dos sócios do Clube do ouvinte Canção Nova. Faça parte desta família! Associe-se e contribua também via internet.

.:Hotsite: lançamento CD Espera no Senhor – Eliana Ribeiro

↑ topo