O poder do Espírito Santo

Prof. Felipe Aquino

É preciso rezar no poder do Espírito Santo

Prof Felipe Aquino Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Prof. Felipe Aquino
Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Quando temos o Espírito Santo, Ele nos ensina, inspira-nos a rezar. Em Lc 12,32, o Senhor diz: “Não temais, pequeno rebanho, porque foi do agrado de vosso Pai dar-vos o Reino”.

Não existe o Reino de Deus sem a Igreja; ela é o germe do Reino, e o Espírito Santo age na Igreja e em nós, levando-nos à salvação. Deus quer cada um de nós com Ele e para Ele. Sempre! Os dons naturais e sobrenaturais não são para nós, mas para os outros. No entanto, os frutos são para nossa salvação.

O Espírito Santo e a Igreja

O que é a alma? A alma é a vida, e a morte é quando a alma deixa o corpo. O que a alma é para o corpo é o que os cristãos são para o mundo. Onde falta cristão o mundo perece. Sem o Espírito Santo, a Igreja não tem vida, a liturgia fica enfadonha, ninguém aguenta ler a Bíblia.

O Espírito Santo renova a face da Terra, Ele mora na Igreja. E quanto mais trabalhamos na Igreja, mais o Espírito faz morada em nós. Porém, não é só a Igreja “templo”, mas a instituição. Muita coisa não está escrita na Bíblia, mas é dogma de fé, como a bênção do Santíssimo, como rezar o terço.

O Espírito Santo nos coloca em comunhão com Cristo. Antes de rezar, invoquemos o Espírito Santo! Se não tivermos o auxílio do Paráclito, não rezaremos direito e acabaremos nos tornando uma coisa mecânica. Coloquemo-nos na presença de Deus, pois Ele pode estar em nós, mas se não tomar consciência disso, como Ele poderá agir ? A Igreja nunca parou de rezar nem nas fases mais negras, pois quem a empurra para frente é o Espírito Santo.

O que faz com que tantos jovens deixem suas casas e se tornem missionários? O Espírito Santo. A força da Igreja não é humana, por isso ninguém pode roubar o poder de Deus!
Os cristãos podem ser crustificados, mas nunca serão vencidos.

Na Igreja, existem 36 santos que são doutores, e Santa Terezinha é uma delas. Ela abriu um caminho novo para o céu, ela fez um doutorado para o céu, a infância espiritual.
O Catecismo da Igreja Católica fala (CIC) diz: “O Espírito Santo opera na santidade da pessoa”, assim como agiu na vida de Santa Terezinha.

Para salvarmos o mundo não precisamos correr tanto, basta sermos santos! Não adianta termos um microfone nas mãos, mas não buscarmos a santidade. Muitos santos da Igreja foram pequenos. São João Maria Vianney era francês e não conseguia aprender latim, não conseguia aprender filosofia direito, mas se tornou patrono dos padres.

Leia mais:
.:Como transformar as pessoas pelo poder do Espírito Santo?
.
:Os dons infusos do Espírito Santo
.:Uma vida movida pela fé e conduzida pelo Espírito é uma vida que dá frutos

A grande obra que o Espírito Santo quer fazer em você é a obra da santidade; o resto vem por consequência.

A coisa mais espetacular é estar na presença de Deus. (Prof. Felipe Aquino) Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

A coisa mais espetacular que Deus nos deu é poder estar na Sua presença. (Prof. Felipe Aquino)
Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

A sabedoria de Deus não é mesma dos homens

A Igreja vai continuar sendo sinal de contradição! Em Romanos 12,2 está escrito: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito”. O Espírito Santo nos dá a sabedoria de Deus!

Eu quero diferente, quero castidade, pureza, bondade, mansidão, continência e sabedoria de Deus.

-Sabedoria: a criança recebe no batismo, e é preciso agirmos com sabedoria;

-Ciência: conhecer profundamente os mistérios de Deus nos leva a compreender coisas misteriosas sobre Ele, coisas difíceis à mente humana sem o auxílio do Espírito Santo;

-Inteligência: é o discernimento, para saber o que é certo e o que é errado. Por exemplo: eu faço o estudo da Palavra, e o Espírito me dá entendimento ou inteligência;

-Conselho: é o dom da prudência, que não é covardia. O Espírito Santo não vem sem que façamos a nossa parte. A mediocridade ofende o Espírito Santo. O que é ser medíocre? É ser relaxado, displicente;

-Fortaleza: não desanimar no sofrimento, na luta, na tentação, na morte e na angústia. Nós não temos força, quem nos dá essa força espiritual é o Paráclito. É o dom de não desanimar;

-Piedade: o gosto de estar com Deus. A pessoa gosta de comungar, meditar, ler um bom livro. A pessoa que busca, pode ter certeza, o Espírito Santo opera nela;

-Temor de Deus: ninguém pode ter medo de Deus, pois Ele é Pai. Adão e Eva se esconderam do Senhor, porque comeram do fruto proibido, por isso ficaram com medo de Deus. Muitas vezes, temos medo até mesmo de nos abandonarmos nas mãos do Senhor. O medo vem do pecado original;

Precismos ser cheios do Espírito Santo!

Muitas vezes, levamos uma vida tíbia, uma vida espiritual relaxada. O Espírito Santo está dentro de nós, mais não O invocamos, não O deixamos tomar conta de nós. Para isso, é preciso querer; em segundo, precisamos purificar o nosso coração. O Espírito Santo enche todos os vasos, menos o vaso sujo, porque Ele é Santo, e ser Santo não combina com iniquidade. Para isso existe a confissão. Não há pecado que a Igreja não possa perdoar, desde que a pessoa esteja arrependida. Bem-aventurado aquele que se arrepende, vai à confissão e ouve: “Eu te absorvo de todos os teus pecados”.

Não sejamos ladrões da glória da Deus

O pior pecado é a pessoa achar que ela não tem salvação. Quantos assassinos se tornaram santos! Quantas prostitutas viraram santas! Jesus mandou pedir o Espírito Santo, Ele disse em Mt 7,7: “Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto”. Se você quer ser um cristão renovado, peça a graça do Espírito Santo.

Deus não nos manda sofrimento, mas transforma o mal em uma graça. O Senhor transforma as lágrimas em alegria.

Transcrição e adaptação: Claudia Lima

↑ topo