O Senhor caminha comigo

Nossa vida é sempre uma boa viagem para o encontro com o Senhor

Neste término de acampamento, peço a Deus que vocês retornem para a casa com muita esperança no coração. Eu guardo as palavras do frei Elias Vella na última pregação: “Boa viagem, depois de ouvirem tudo e terem sabido que o inimigo foi derrotado podemos voltar para a casa fazendo uma boa viagem”.

 Homilia na íntegra:

Nossa vida é sempre uma boa viagem para o encontro com Deus. Diga: Eu estou em “viagem”, não simplesmente uma viagem terrena, mas para o encontro com Deus, lá onde Ele enxugará todas as lágrimas e não haverá mais divisões e opressões, pois o Senhor é o nosso sustento.

O Evangelho fala de Jesus, que estava fazendo a sua viagem para Jerusalém, para dar a vida para cada um de nós. Ele veio para servir, ia para Jerusalém dar a vida.

“Iam a caminho subindo para Jerusalém, e Jesus seguia adiante deles. Estavam assombrados e seguiam-No, atemorizados. Tomando de novo os doze consigo, começou a dizer-lhes o que Lhe havia de acontecer. Subimos a Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas, e eles condená-lo-ão à morte e entregá-lo-ão aos gentios” (Marcos 10,32-33).

O Senhor deu a vida por cada um de nós

Por três vezes, no Evangelho de São Marcos, Jesus fala isso para os discípulos, para que assim, eles não esquecessem o porquê Ele veio à terra: para morrer e dar a vida por nós.

“Hão de escarnecê-lo, cuspir sobre Ele, açoitá-lo e matá-lo. Mas três dias depois ressuscitará” (Marcos 10,32-33). Jesus sempre deixa a esperança que, ao terceiro dia, Ele ressuscitará.

A viagem que fazemos é semelhante a de Jesus. Por que, muitas pessoas, diante das dificuldades, ficam depressivas e perdem a motivação indo para a cama esperando a morte? Porque não centralizam a vida em Jesus Cristo! Saiba que diante dos problemas pelos quais nós passamos o Senhor sempre está conosco e não nos deixa na mão. Assim, como o Senhor passou pelas cruzes, nós também passaremos pelas nossas.

Deus nunca nos deixou sozinhos embora tenhamos problemas, Ele sempre coloca pessoas ao nosso lado. É uma grande mentira dizer que você está sozinho, pois não se está só.

O Senhor está conosco

Jesus, quando estava indo para Jerusalém, primeiro passou em Betânia, na casa de Lázaro, depois foi para o Monte das Oliveiras e, ali, passou por uma angústia muito grande. Ele tomou consciência do seu sofrimento, então, se ajoelhou na pedra e pediu a Deus que afastasse d’Ele aquele cálice. Ele se sentiu só, mas mesmo assim falou ao Pai: “Que seja feita a vossa vontade”. Imediatamente um anjo do Céu veio e O consolou.

Nesta peregrinação, que estamos fazendo, muitas vezes, seremos assolados por sofrimentos, saiba que, no momento certo, Deus irá enviar um anjo para consolar você também. O Senhor está conosco. Eu tenho certeza de que aonde eu vou, Deus me acompanha e me protege.

Deus ouve o clamor do Seu povo

Quando Deus tirou o povo do Egito, o qual estava há mais de 40 anos oprimido pelo Faraó, eles começaram a clamar a Deus, com a esperança de que Ele iria socorrê-los. E Deus disse: “Eu ouvi o clamor do meu povo”. Se você clama ao Senhor, não desista, pois Ele, também, falará para você: “Eu ouvi seu clamor”.

Deus sempre está à frente, você não está só. Quando passar por dificuldades, lembre-se de que o Senhor está sempre à sua frente, mesmo diante das dificuldades. Se o seu dia está feliz, saiba que o Senhor está com você, mas se estiver passando por tribulações, Ele também está ao seu lado. O Senhor sempre nos acompanha, essa é a nossa esperança!

Recorra aos anjos do céu, eles te acompanham

Tobit era um homem muito bom e, um dia, ele foi chamado à prova. Um pássaro do céu lançou seus excrementos nos olhos dele, por isso ele ficou cego e achou que iria morrer. Ele mandou seu filho Tobias ir à casa de um parente para pegar um dinheiro que havia emprestado a ele, mas Tobit tinha medo de deixar seu filho sozinho, mas apareceu um homem que conduziu Tobias na ida e volta. Era o anjo Rafael. “Conduzirei seu filho são de salvo…” (Tobias 5, 20-21).

Que Jesus esteja em seu caminho e que o anjo do Senhor o conduza. Quem está acompanhando você não são os demônios, são os anjos do Senhor. Se eles [demônios] quiserem chegar perto de você, saiba que eles não irão pegá-lo, pois quem o acompanha são os anjos do Senhor. Deus os manda tomarem conta de você. Recorra a eles, peça a São Rafael que tome conta de você. Peça que São Gabriel, que anunciou à Maria sobre Jesus, cuide de você. Peça que São Miguel o defenda de todo o mal, e não tema! Porque os anjos do Senhor tomam conta de nós e nos acompanharão nesta “viagem” rumo ao céu.

Jesus não deixa os Seus filhos órfãos

“Não vos deixarei órfão” (João 14,18). Nas tribulações que vocês passam o Senhor diz que não te deixará órfão. 

Nesta caminhada em que vivemos, passamos por sofrimentos e pensamos que Deus se esqueceu de nós, veja a comparação que o Senhor faz sobre isso: “Acaso pode uma mulher esquecer-se do menino que amamenta, não ter carinho pelo fruto das suas entranhas? Ainda que ela se esquecesse dele, eu nunca te esquecerei” (Isaías 49,15).

É impossível Deus esquecer você. Entendeu? O tentador diz o contrário, mas não acredite nisso, Deus jamais esquecerá você, pois seu nome está gravado nas mãos d’Ele. Deus não o trouxe a este mundo para deixá-lo de lado!

“No mundo haveis de ter aflições, mas coragem, eu venci o mundo” (João 16,33).

Jesus passou por aflições, mas venceu o mundo. Jesus venceu a morte e o pecado. Não foi qualquer pessoa, foi Deus quem os venceu.

Nesta “viagem” rumo a Jesus, esta frase não pode sair de nossa mente nem do coração: “Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos” (Mateus 28, 20).

Jesus não diz eis que “estarei”, mas sim: “Eis que estou”. Significa que Ele está conosco até o retorno d’Ele. 

Não voltem para a casa com temor. Eis que envio um anjo à vossa frente.

Jesus Cristo venceu! A vitória é certa para aqueles que estão com Ele!

↑ topo