A oração muda a nossa vida

Não duvidemos da eficácia da oração

oracao

Padre Duarte Lara

A liturgia de hoje nos faz um convite à conversão. Nós, até chegar a hora de nossa morte, sempre precisaremos viver esse processo de conversão.

“Pois, por amor do Nome, eles empreenderam a viagem, sem aceitar nada da parte dos pagãos. A nós, portanto, cabe acolhê-los, para sermos cooperadores da Verdade.” (3Jo 7-8)

Por amor ao nome de Deus, eles se puseram a caminho, pois se sentiram enviados por Deus para anunciar a boa nova do reino. Os primeiros cristãos não ficaram em casa, mas saíram para anunciar o Evangelho. Esse é o nosso primeiro convite: nos colocar a caminho para anunciar o nome de Jesus.

Aquilo que Deus fez de bom na sua vida, você precisa comunicar aos outros.

Os missionários confiaram na providência de Deus e saíram a caminho. Ajudar os missionários de Deus é cooperar com a verdade, pois eles são anunciadores da verdade. Todos nós somos chamados a ser cooperadores da verdade.

Hoje, onde vivemos, a ideia é que não existe “A verdade”, pois cada um tem a sua verdade. Mas isso é mentira, é um relativismo, porque não tolera ninguém que proponha que existe “A verdade”. O mundo só tolera a sua verdade. E tacham de fundamentalistas as pessoas que tentam comunicar a verdade.

Nós, cristãos, devemos ter muito claro que o que Deus nos revelou através da Sua Palavra é a verdade, e não ‘mais uma das verdades’. Não existe contradição entre o que a ciência descobre e o que está descrito nas Sagradas Escrituras. Como diz São João Paulo II “A fé e a razão não estão em contradição”.

Que pena nós não termos zelo e empenho em propagar a Palavra de Deus! Às vezes temos muito mais zelo em construir uma casa, em dar um bom estudo para o filho… Mas, para a difusão da verdade, não gastamos tanto esforço.

A melhor pregação é a nossa vida; é o testemunho de amor a Deus e ao próximo. Uma forma bem eficaz e bonita na transmissão do anúncio do Evangelho é cooperar com os missionários.

Necessidade de rezar

Você tem necessidade de rezar sempre. Às vezes temos dificuldades de rezar sempre. Há dias que rezamos muito; em outro, rezamos pouco. Isso acontece porque nós somos inconstantes. Por isso, é muito importante pedir a Deus que nosso propósito de oração esteja como prioridade.

“A oração é o oxigênio da alma” (Papa Francisco). Se você deixar de respirar, você vai morrer. Então, se você deixar de rezar, sua vida espiritual vai morrer.

Muitas pessoas cansam de pedir. Muito rezam, fazem novenas, mas, com o passar do tempo, esmorecem, pois acham que Deus não os escuta. O Senhor não nos dá sempre o que queremos, porque Ele é nosso Pai. Ele não dá o que queremos, mas sim o que precisamos no momento.

Muitos me dizem que Deus não os escutam porque eles não merecem. Mas, a verdade é que ninguém merece. Mas, Ele cuida de nós. E por mais besteiras que fizermos, Ele sempre ouvirá nossas orações.

Deus não nos salva ou ajuda porque merecemos, mas, porque Ele é Amor e misericordioso. Sempre pensamos que precisamos merecer a graça, mas, graça é graça e Deus nos ama.

Rezemos sem desanimar

Quando morrermos constataremos que rezamos pouco, e o quanto Deus fez com cada ave- maria que rezamos. Não desperdicemos tempo, nem duvidemos da eficácia da oração. Em suas aparições, o maior pedido da Virgem Maria é que rezemos. A oração muda a nossa vida, muda o curso dos acontecimentos.

A oração é o azeite que mantém a luz da sua fé acesa em tempos difíceis. Se você pode, participe da Santa missa, reze o terço, medite a Palavra todos os dias. Hoje, eu peço a Deus que todos nós tomemos o propósito firme de rezar todos os dias. E quando os tempos difíceis chegarem todos permaneceremos firmes.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

Assista essa pregação pelo Canção Nova Play

Veja também:
.: A mulher e o dragão
.
: Colocando o mal em fuga
.: Não submeta sua vida ao jugo da escravidão

↑ topo