Ossos secos retornam a vida

Confira 1º pregação do Frei Elias Vella nessa manhã de sábado:

A forma mais eficiente de receber a cura e a libertação é através da oração de louvor. Quando louvamos a Deus nós submetemos nossas vidas a Ele. É na nossa fraqueza que encontramos toda a nossa força.

Quando estou louvando ao Senhor é o mesmo que dizer ao Senhor que sou uma pessoa fraca que preciso de ajuda d’Ele, da Sua cura e de sua libertação, do Seu amor.

Ouça: \”A forma mais eficaz de receber a cura é através do louvor…\”

Precisamos orar em línguas. Pode ser que para aquelas pessoas que não sabem o que é isso, podem até pensar e questionar quem seriam essas pessoas loucas? E eu até posso dizer que somo pessoas loucas pelo Senhor.
Porque quando oramos em línguas nos apresentamos diante do Senhor como criancinhas que estão aprendendo a falar.

A I carta aos Coríntios, capítulo 12, é a prece da criancinha. Muitas vezes a criança não sabe como se expressar diante da sua mãe, ela apenas balbucia, e aquelas sílabas que a criança pronuncia só a mãe consegue entender. Não vamos encontrar essa linguagem da criança em nenhum dicionário, mas para a mãe aquilo tem muita expressividade.

Muitas vezes nos encontramos diante de Deus sem saber o que pedir, como criancinhas. Não sabemos em que linguagem comunicarmos com Ele, e então a língua que usamos para nos comunicar com Ele é a de uma pequena criança, e não importa sobre o que vão dizer sobre mim a usar essa língua. Eu sou um filho(a) livre diante de Deus que se comunica comigo.

Carta de São Paulo ao Romanos capítulo 8, versículo 26:\”Outrossim, o Espírito
vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis
.

Paulo fala nessa palavra que muitas vezes não sabemos como orar, então eu peço ao Espírito, que habita em mim, para orar em mim ao Pai, para orar numa língua que é a língua do Espírito Santo, e São Paulo expressa isso ao dizer que é o Espírito que vem em auxílio a nossa fraqueza., porque nos não sabemos o que devemos pedir, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis, e esses gemidos, que não podem ser traduzidos em palavras são exatamente o que significa orar em línguas; é o Espírito orando em mim ao Pai segundo as minhas necessidades, e que hoje, irmãos e irmãs, vem orar através de nós.

Estamos pedindo que o Espírito venha orar em nosso nome para que a nossa oração chegue ao Pai, porque o Espírito sabe exatamente o que o estou necessitando.
Pelo Espírito vou descobrir necessidades que eu mesmo não tenho conhecimento, e uma coisa que precisamos fazer nesses dois dias é entregar as nossas necessidades nas mãos do Espírito Santo, que sabe muito mais que eu o que eu preciso.

Não sei se aconteceu com você de ir ao médico e dizer: ‘ Dr. eu tenho uma dor de cabeça muito forte e eu te peço que o senhor me prescreva alguma coisa para que a dor de cabeça vá em embora’, e o médico dizer: ‘Abra a boca para eu olhar os seus dentes…’. O problema estava na superfície do meu problema da dor de cabeça, mas o médico queria saber a razão da minha dor de cabeça no profundo, e antes de descobrir a raiz da minha dor ele não poderia curar-me. Pode ser que você esteja sofrendo de grandes medos, de raiva muito forte ou agressividade, ou ainda de uma grande ansiedade, e buscamos Deus pedindo que nos cure, mas Deus que ir mais profundo.
Por que toda essas agressividade? Pode ser que na minha infância o meu pai tenha sido agressivo comigo; e por que esta ansiedade toda? Pode ser que ela venha pelo fato de eu não conseguir perdoar, e de onde vem todos estes medos Podem estar vindo da minha insegurança , que vem da falta de amor que tive quando era criança, mas nós apenas conseguimos ver a superfície do nosso problema e é por isso que hoje pedimos o Espírito Santo.

Eu me rendo Espírito Santo em tuas mãos, todos os meus problemas, e eu te peço através de gemidos que eu não compreendo, mas que você possa levar até o Pai, e o Pai vai compreender você, e depois ainda , como diz São Paulo, o Pai me dará o que eu estiver necessitando.

Nós, hoje, nos apresentamos aqui com todos os nosso problemas.

Estou usando o simbolismo para que possamos compreender os simbolismos do livro de Ezequiel capítulo 37.
1 A mão do Senhor desceu sobre mim. Ele me arrebatou em espírito e me colocou no meio de uma planície, que estava coberta de ossos. 2 Ele fez-me circular em todos os sentidos no meio desses ossos numerosos que jaziam na superfície. Vi que estavam inteiramente secos. 3 Disse-me o Senhor: filho do homem, poderiam esses ossos retornar à vida? Senhor Javé, respondi, só vós o sabeis. 4 Ele disse-me então: Profere um oráculo sobre esses ossos. Ossos dessecados, dir-lhes-ás tu, escutai a palavra do Senhor: 5 Eis o que vos declara o Senhor Javé: vou fazer reentrar em vós o sopro da vida para vos fazer reviver.

Lá o profeta teve uma visão dada por Deus. Deus leva o profeta Ezequiel para um grande vale, que estava repleto de ossos secos. Claro que Ezequiel ficou apavorado ao ver todos aqueles ossos, mas Deus disse a ele: ‘podem todos esses ossos ter vida outra vez?’, e ele disse: ‘meu Senhor eu não tenho poder sobre isso! Tu sabes …’.
Que ossos secos são esses que Deus fala com Ezequiel? Cada um de nós somos como osso que está seco, pelo menos há momentos os quais nós nos sentimos muito secos.

Muitas vezes posso me sentir seco porque não tenho nenhuma visão para o meu futuro, ou porque parece que a minha oração a Deus nunca é atendida, ou porque ainda não me sinto uma pessoa amada pelos meus pais, pelo meu esposo(a), pelos meus filhos e filhas. Sou um osso seco, porque me sinto uma pessoa rejeitada, colocada de lado, porque sinto insegurança na minha vida, ou porque não vejo sentido na minha vida, e muitas vezes quero tentar até o suicídio.

Por se sentir um osso seco, muitas pessoas vão parar nas drogas, na criminalidade, e por isso se entregam ao pecado. Por causa dessa secura acabam usando o sexo desenfreado, passa a ter ódio das pessoas, não confia em ninguém mais, e tenta se agarrar a coisas que não dão nenhuma alegria, como o dinheiro por exemplo.

Eu imagino Deus olhando para Ezequiel e dizendo: ‘Isso é um vale de ossos secos’.
Deus olha aquele vale. Deus se interessa pela nossa vida.
Deus é um Pai que não deixa nem os pássaros sem alimento, nem os lírios sem vestimentas, mas eu não valho mais que um pássaro no céu e um lírio no campo?
Se o Senhor cuida em detalhes da vida de um pássaro e uma flor, como você acha que o Senhor não está cuidando de você?

Quando o Senhor vê esse vale de ossos secos, Ele chora conosco.

Ouça: \”O Senhor chora com cada um de nós…\”

Muitas vezes perguntamos para Deus por que Ele permite tanto sofrimento no mundo: pessoas morando em favelas, essa corrupção na política, pessoas enganando outras através da macumba e espiritismo, tanta criminalidade, pessoas morrendo de fome e sede, pessoas morrendo de câncer, tantas doenças e enfermidades… O Senhor chora com cada um de nós. Ele não está enviando sofrimento para nós.

Qual é o Pai que se rejubila vendo um filho sofrendo? Ou morrendo de fome e sede?
O Senhor não se alegra com isso! Não é Deus que causa todos esses desastres ao mundo. Ele não traz doença e nem sofrimento, caso contrário, qual seria o sentido de ir até Jesus buscar cura e libertação?

Ao contrário do que pensamos, Deus chora com cada um de nós. Ele tem compaixão, e compaixão vem do latim que significa sofrer junto.
Podemos dizer que de uma maneira ou de outra todos nós somos ossos secos. O Pai olha para todos nós e diz: \’podem esses ossos secos retornar a vida?\’

Em outras palavras: o que podemos fazer para que esses ossos retornem a vida?
Pensamos que precisamos gritar para Deus ouvir a nossa prece, mas guarde isso: o Senhor tem grande interesse em nos curar. Ele tem muito mais interesse em nos curar, do que nós mesmos em ser curados e libertos. Ele que toma a iniciativa para nos curar. É Ele que coloca em nosso coração de ir até Ele e clame a Ele por cura e libertação.

E Deus disse a Ezequiel: profetize sobre esses ossos. Diga : ‘ossos secos ouça a palavra de Javé’.

Nós dissemos que o louvor é o meio para a cura e libertação, mas vou acrescentar uma coisa a mais: A palavra de Deus é um meio para a cura e libertação.

Por que muitas pessoas seguiam a Jesus Cristo? Porque elas corriam atrás de Jesus? Para serem curadas.

Se querem seguir a mim, pegue primeiro a sua cruz, ame o seu inimigo, abençoe os que te amaldiçoam, faça o bem para os que fazem o mal a você , ore pelos inimigos.

Ele dizia: ‘não ajunteis tesouros nesse mundo, mas ajuntai para você tesouros no Céu. A palavra de Jesus não era muito fácil e por que mesmo assim muitos O seguiam? Jesus não falava aquelas pessoas que tornaria a vida delas mais fácil.

Pergunto a vocês: Por que estão aqui?
Vocês sabem, Jesus dizia: ‘a estrada que eu ofereço é estreita , ao contrário do mundo, que é larga.

O que realmente atrai a cada um de vocês a seguirem a Jesus Cristo?

O que nos atrai é uma coisa: é que a Palavra de Deus é uma palavra que cura. A palavra de Deus está viva! É uma palavra que tem poder de libertar.

Quando fazemos exorcismos muitas vezes colocamos a palavra de Deus na pessoa para ser liberta e o espírito mal fica furioso. Ele não agüenta ver a palavra de Deus ser colocada na pessoa que ele diz pertencer a ele, isso porque o demônio sabe que a Palavra de Deus é uma palavra é uma palavra que cura.

Coloque a palavra de Deus na parte do seu corpo que precisa de cura. Muitas pessoas carregam remédios em suas bolsas, e Deus abençoa esses remédios também, mas, hoje, eu sugiro que você carregue outra coisa: a palavra de Deus. Ela pode te curar, é a palavra de Deus que pode te dar plenitude.

O Senhor é fiel a sua palavra, Ele profetiza. Nós podemos buscar a paz e a alegria, e Deus pode nos dar paz e a alegria

Há uma parte na Missa que o padre diz: ‘a paz de Cristo esteja com você’, naquele momento, o sacerdote, no lugar de Jesus Cristo, está nos dando a paz de Jesus, e depois quando desejamos a paz uns aos outros, não apenas cumprimentamos os irmãos, mas damos a paz ao irmão, porque eu recebi de Jesus a paz, e agora eu possa distribuir a paz para os outros. É exatamente isso que Deus disse a Ezequiel: ‘vou dar o sopro de vida a esses ossos, e eu vou tornar vivo o que estava morto’.

Durante esses dias de Acampamento, Deus não apenas promete o Espírito para nós, mas já está derramando sobre nós o Espírito Santo.

Ele não nos promete cura e libertação, mas Ele já nos está dando a cura e a libertação, nos derramando o seu Espírito que nos faz voltar a vida, e não nos deixará como ossos que estão secos, mas através desse sopro do Espírito nos fará criaturas vivas.

Lembra como a Bíblia apresenta a criação do homem? O homem que era apenas barro e o Senhor sopra naquele barro, e torna vivo aquele barro. Lembra quando Jesus soprou sobre os apóstolos e derramou sobre eles o Seu Espírito Santo, e eles se tornaram novas criaturas a partir daquele momento? Jesus, hoje, sopra cada um de nós, sobre o osso seco que você é, e a partir disso você se torna uma nova pessoa, nos tornamos pessoas curadas e libertas.

Senhor nós cremos em Tua Palavra. Não é apenas uma promessa, mas uma realidade! Tu és fiel na Tua Palavra. Eu abro Senhor meu coração para qualquer cura e libertação que queira fazer em mim. Abra os nossos corações, meu Senhor, para que possamos receber toda a cura que vem de Jesus, e receber novamente a verdadeira vida.
Eu sei que o Senhor deseja fazer isso, com todo o seu povo. O Senhor deseja fazer isso comigo e eu te agradeço, Senhor, por me fazer uma pessoa viva!

↑ topo