Para que Jesus me chama

Fábio Lira. Crédito da foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com

Fábio Lira. Crédito da foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com

O tema para essa pregação é: “Para que Jesus me chama?”. O Senhor nos chama, pois tem um propósito para cada um de nós. Deus procura filhos e filhas dispostos a levar a Sua Palavra, e todos nós fomos escolhidos para essa missão! Até mesmo quando nem existíamos, Ele já tinha um chamado para nós, o nosso nome já estava escrito no livro da vida.

E para que Deus nos chama? Para a vida religiosa, para sermos chamados Seus filhos. Mas, é mais do que isso: fomos chamados para a santidade, para sermos santos. O Senhor nos chama pelo nome para vivermos a santidade. Mas o que é ser santo? Santo é aquele que não se estaciona diante das situações, é aquele que não aceita o pecado depois que encontrou Jesus Cristo; santo é aquele que não se conforma com o pecado, mas quer estar sempre na presença de Deus.

“Por isso, estejam de espírito pronto para agir, sejam sóbrios e ponham toda a esperança na graça que será trazida a vocês quando Jesus Cristo se manifestar. Como filhos obedientes, não devem mais viver como antes, quando ainda eram ignorantes e se deixavam guiar pelas paixões. Pelo contrário, assim como é santo o Deus que os chamou, também vocês tornem-se santos em todo o porque a Escritura diz: “sejam santos, porque eu sou santo” (I Pedro 1, 13-16).

A Palavra nos diz: “Não vos conformeis com o pecado”. Deus repousa sobre a nossa vida e tem um chamado para cada um de nós. Mas ser santo doí, é uma luta diária! O Senhor não nos chamou para o pecado,  e sim para sermos Seus filhos!

Deus deu a Sua vida pela nossa e, não fica alegre com a situação de pecado que muitos de nós têm vivido, por isso nos chama, todos os dias, à santidade. Mas o caminho da santidade não é fácil, é uma luta diária, uma batalha que precisamos vencer todos os dias. O Senhor nos convida a ser santos, assim como Ele é Santo!

Fomos escolhidos por Deus. O Senhor olhou para nós assim como olhou para Davi. Deus não chama preguiçosos. Talvez, as pessoas não acreditem em você, não o valorizem, mas o Senhor quer fazer da sua vida um tempo novo de graça. Ser santo é ser uma nova criatura! O saudoso João Paulo II dizia: “O mundo precisa de santos”.

"O Senhor não nos fez para a prisão do pecado, Ele nos fez para o céu!", afirma Fábio Lira. Crédito da foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com

“O Senhor não nos fez para a prisão do pecado, mas sim para o céu!”, afirma Fábio Lira. Crédito da foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Nós temos um mapa que se chama “Palavra de Deus”, a qual nos conduz até o Pai. Precisamos voltar à radicalidade do Evangelho, precisamos mudar o nosso modo de ver, falar e agir; precisamos voltar aos braços de Deus. Somos estrangeiros neste mundo, o céu é o nosso lugar; aqui na terra, tudo passará. Voltemo-nos a Deus, à Sua Palavra!

Há quanto tempo você é prisioneiro do pecado? O Senhor não nos fez para a prisão do pecado, Ele nos fez para o céu! O mundo precisa de santos, a nossa santificação se faz nas pequenas coisas do dia a dia, a nossa santidade acontece quando, em vez de sermos aliados do pecado, dobramos o nosso joelho para rezar, para pedir a intercessão do Pai.

Muitos, quando pensam em ser santos, não querem sofrer, não querem enfrentar as coisas. Essas pessoas precisam entender que as coisas mundanas não lhes fazem bem, pois não são feitas para a escravidão. A vontade de Deus é que você seja santo! Entregue-se à vontade d’Ele, decida-se por Jesus Cristo e a sua vida mudará. Volte a buscar a santidade e ganhe um lugar no céu.

O que é preciso mudar para ser santo? Para chegar à santidade, precisamos de muita oração e mudança de conduta. Os santos tiveram uma trajetória normal em suas vidas, mas se encontraram com Deus. Eles não nasceram “super-homens”, o que mudou na vida deles foi o fato de terem feito a opção por Jesus, mesmo nos momentos mais difíceis. Eles não são heróis, são pessoas normais que decidiram renunciar ao pecado e levar uma vida em Cristo.

Os santos são alegres. Talvez, seja por esse motivo que as pessoas não mudam, pois estão sempre de cara amarrada, tristes. Satanás quer nos ver tristes, mas Deus não! A tristeza é apenas uma passagem e, um dia, vamos morar no céu, mas para isso precisamos aceitar o chamado de Deus. Santo é o pecador inconformado com o pecado.

Muitos podem estar rindo de você, rindo da sua escolha de viver ao lado de Deus, mas Ele tem algo melhor para você. Acredite nisso! Todos somos chamados a caminhar na santidade.

A nossa Igreja é recheada de exemplos de santidade: Santo Antônio, Santa Rita, São João Batista entre outros. Precisamos pedir a graça de estar na presença de Deus, de caminhar ao lado d’Ele. Precisamos pedir a cada dia: “Faze-me fiel, dá-me a graça, de todos os dias, estar junto de Ti”.

Transcrição e adaptação: Karina Aparecida 

↑ topo