Precisamos ser homens espirituais

Marelena Cardoso

Como ser homens espirituais?

Deus nos quer mais humanos para sermos mais espirituais. Podemos cair no erro de nos confundirmos em nosso caminho espiritual, fazemos leituras erradas de nossa vida, exigimos mais que podemos dar.

Temos que decididamente tomar um rumo em nossas vidas. Se somos homens e mulheres de Deus precisamos nos comportar como tal. Precisamos ir contra as ideologias mundanas, sem sair do mundo, mas santificando as realidades mundanas.

Não sei se você já ouviu falar de Santa Bereta Molla, era casada, esposa de um engenheiro, tinha filhos, é uma santa recente tem até vídeos dela brincando com os filhos. Santificou-se vivendo assim, porque correspondia ao Deus que acreditava.

Quais planos você pode traçar para 2016?

Convido que você não faça planos que não pode alcançar que não pode cumprir. Faça um projeto de vida que você possa concluir.

“A vós, irmãos, não vos pude falar como a homens espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. Eu vos dei leite a beber, e não alimento sólido que ainda não podíeis suportar. Nem ainda agora o podeis, porque ainda sois carnais. Com efeito, enquanto houver entre vós ciúmes e contendas, não será porque sois carnais e procedeis de um modo totalmente humano?” (1 Cor 3, 1-3).

Como você vive no seu dia-dia onde você está?

Em um encontro com tanta oração como é aqui, temos um ambiente propício para viver as realidades de Deus. Mas as pessoas que vêm aqui precisam voltar para casa e viver todas as realidades boas e ruins que nela tem, é nesta hora que precisamos fazer valer nossa vida espiritual.

Não podemos nos desculpar com os limites dos outros se não encararmos o nosso prórpio limite. Quem você é quando ninguém te vê? Quando você está na fila do metrô, quando vai ao trabalho ou quando está na faculdade? Precisamos ser verdadeiramente espirituais mesmo quando ninguém nos vê.

Como ser um homem espiritual?

É preciso fazer valer nossa oração e a missa que vamos. Talvez você será o único evangelho que as pessoas vão ler.

Sabe como reconhecemos a maturidade de um homem e de uma mulher do espírito?

O homem e a mulher de Deus revela-se em atitudes pequenas que ninguém vê e concretiza a presença de Deus.

Como gostamos de ter boa fama, de que as pessoas falem bem! Precisamos querer para os outros o que queremos para nós de bem. Aprendemos na caminhada com Deus que somos irmãos. O outro é tão valoroso, precioso para Deus quanto eu.

Deus não faz distinção de pessoas. Ele nos diz sempre que vale a pena insistir na direção de ser Dele. Quantas vezes nos arrependemos por aquilo que não fizemos de bom para alguém. Sofremos quando alguém de nossa família morre. Perdemos tempo, as vezes, tentando provar para as pessoas que elas tem que ser de Deus e nossa vida traduz o que para elas? Muitas vezes não traduz a presença do Senhor. Não adianta vivermos de enganação.

 Marelena prega na Canção Nova - foto: cancaonova.com

Marelena prega na Canção Nova – foto: cancaonova.com

O que ainda hoje você precisa deixar para viver melhor?

Quem você precisa dar perdão? Muitas vezes, rezamos pedindo a Deus a graça da paciência e quando Deus nos dá pessoas, ou situações para exercitá-las queremos recusar.

Somos aquele povo que esperava que o salvador que resolvesse todos os seus problemas. Nasceu para aquele povo o salvador, mas eles não queriam viver o que Ele pedia.

Precisamos corresponder à vontade de Deus. Meu coração precisa ser lugar da habitação de Deus. Mas para isso precisa tirar o que impede, o que não combina!

É maravilhoso ir ao encontro rezar, participar de pregações e shows, mas você vai voltar para casa e lá dar respostas de Deus.

São Paulo insistia com os povo de Corinto porque era uma comunidade complicada. Assim como São Paulo, frente aos problemas precisamos dar uma resposta de Deus. Para isto é preciso rezar. Não há caminho para a santidade sem oração.

Quero dizer aos casados, aos que fazem faculdade que vida de oração não é largar tudo para ficar só rezando, para passar o dia todo diante do santíssimo, é preciso rezar diante de Jesus, mas no dia-dia onde você estiver reze.

Nós brasileiros somos um povo entusiasmado, alegre. Morei em outros países e ficava incomodada porque o povo parecia triste, sem entusiasmo. Ficava me lembrando do Brasil o quanto as pessoas são esperançosas, tem disposição de começar de novo e com alegria, apesar disso, corremos o risco de ficarmos na euforia. É preciso parar, silenciar e ouvir de Deus onde Ele me quer e onde ele não me quer.

Não podemos ser cristãos de faixada. Precisamos ser pessoas encontradas com Deus, as quais dão respostas diferenciadas às dificuldades da vida. Dentro de mim, é muito concreto que Deus está perto ainda que eu não veja, ainda que eu não sinta.

A que Deus está te convocando? Para que Ele tem te chamado esses dias?

Precisamos dar uma resposta de Deus quando alguém não nos compreende, não quer o nosso amor. Mas precisamos permanecer em nossa resposta a Deus.

Onde você está em sua caminhada com Deus? Começando, já tem maturidade?

Precisamos ter a coragem de dar uma resposta verdadeira.

Quando estamos em Deus, apesar dos abalos e dificuldades seguimos em frente. Precisamos fazer o que o Papa Francisco tem nos pedido, deixar de lado as fofocas, as bisbilhotices. Se você não tiver nada de bom para falar da pessoa, não fale nada!

Fale se você disser para a pessoa, se você quiser fazer uma correção fraterna ou dar uma dica.

É preciso ter cuidado para não querer comandar a vida do outro. Antes de falarmos para o outro que direção tomar, encontremos primeiro uma direção para nossa vida. Muitas vezes, ficamos impressionados com pregações e homilias, mas e a resposta que vamos dar depois disso?

Tire sua vida do automático, a pegue nas mãos novamente! Coloque-se em Deus vivendo o novo de Deus para você hoje. Qauntos de nós quando viramos o ano fazemos nosso projeto de vida para o ano, e no ano anterior convictos de tantas coisas fizemos planejamentos de coisas que deixamos de lado, retome, mas coloque o que Deus quer para você.

Nossa meta precisa ser o céu, a santidade. Este ano temos uma oportunidade única que é o ano da misericórdia em que Deus nos dá uma chance para voltar. Ele nos chama a nos deixar moldar por sua graça.

Tenha a coragem de assumir o grau que você está em sua vida com Deus. O Senhor faz inúmeras tentativas para nos convencer a ser Dele, nos cerca de amor. Não queira ser um homem espiritual como os outros, mas queira ser como Deus o fez.

Deus trabalha em nós à partir de nossa realidade. Qual a realidade que tem habitado nosso interior, nossas mentes, nossas vocações, nossa história?

Quantos de nós com dificuldades de relacionamento com nossos pais, superiores e autoridades. Deixemos que Deus seja a autoridade que Ele deve ser nossas vidas. Você pode até estar pensando que ele já entrou, mas O deixe entrar de forma nova.

Deus nos criou para a eternidade, habitar no céu. Para isto é preciso passar pela peregrinação desta vida. Seja um homem, uma mulher que faz uma peregrinação feliz por esta terra. Que sua vida exale o perfume de Deus.

Não tenhamos medo de dar o lugar que é de Deus em nossas vidas.

Transcrição e adaptação: Rogéria Nair 

Adquira esta pregação pelo telefone: (12) 3186 – 2600

↑ topo