Restaurar o templo que sou eu


Cobertura completa do evento no menu ao lado


.: ouça essa homilia, na íntegra

Como gesto profético, Jesus pega um chicote e expulsa tudo aquilo que, no templo, não convinha com a vontade de Deus. Queridos jovens, a atitude de Jesus foi para nos mostrar que o zelo por Sua casa deve nos consumir. Jesus está nos lembrando que o verdadeiro templo é Ele mesmo, que assumiu a nossa humanidade e que através da Sua nos revelou a verdadeira fé no sagrado. Em Jesus, tudo o que é humano se torna sagrado, porque ao assumir nossa humanidade Ele pôde nos salvar.

Jesus tornou o nosso corpo sagrado, e não é à toa que a palavra de Deus, na segunda leitura de hoje, nos afirmar que somos templos do Espírito Santo. Sei que Deus me tem como a Sua melhor morada. Não há casa, não há templo, e isso precisamos entender, não há igreja ou capela no mundo onde Deus mais queira morar do que no seu coração.Templo significa \”morada do sagrado\”, \”recorte do céu\”. Era o lugar onde, no Antigo Testamento, Deus se revelava. Esse mesmo zelo que encontramos em Jesus, o Pai tem por cada um de nós.

+ fotos :: galerias [I] [II]
Estamos na Quaresma, que é um tempo especial de conversão, no qual precisamos permitir que Jesus venha transformar tudo em nós. Para que isso aconteça é preciso que eu e você nos convençamos desta palavra em nossas vidas, de que Deus mora em nós e que somos templod do Senhor. Vivemos numa sociedade que comercializa o templo de Deus, mas, nós, batizados, pela força do Espírito Santo derramado em que cada um de nós, não devemos nos deixar levar por nenhum tipo de comércio que profane a imagem de Deus em nós.

Jovens, olhem para aquilo que mais é belo em vocês, sua inteligência, suas qualidades. Tudo isso é recorte do céu.

Olhando para vocês eu imagino o Espírito Santo trabalhando na sua melhor morada, que são vocês jovens, que tantas vezes se deixam desfigurar pelo mundo. Fiquei imaginando o Espírito Santo trabalhando de forma linda nesta restauração. Tocando nas feridas, nas experiências marcantes de suas vidas. É o Senhor que grita, hoje, para vocês: O zelo por minha casa me consome!

Você é amado de uma forma inestimável por Deus, Ele quer para você o melhor. Ninguém vai poder o amar como Deus o ama. Isso nos faz perceber que os mandamentos de Deus não nos são pesados, mas são setas, indicadores que vão nos apontando o caminho da nossa realização, da nossa felicidade. Todos nós fomos feitos para a felicidade, é para isso que os mandamentos foram feitos, como sinalizadores que nos levarão para o céu. Não podemos frustrar os projetos de Deus, não podemos permitir que este projeto não dê certo.

Deus quer fortalecer a sua auto-estima, a sua esperança e retirar de você todo sentimento de autopiedade e de inferioridade. Ele mora em você. Saiba que não há ninguém neste mundo que seja igual a você, como uma prova sem contestação de que você veio a este mundo para dar certo. Na força de seu batismo um homem novo nasceu, você foi colocado no coração de Jesus.

Deus tem um zelo apaixonado por sua vida. Quanto mais Deus entra na sua vida, tanto mais os vendilhões saem e aí as coisas vão tendo sentido e você vai se tornando, de fato, aquilo que Deus sonhou desde toda a eternidade.

Contemplar é olhar com admiração o templo. Todas as vezes que deixamos o pecado agir em nós, a glória de Deus deixa de brilhar em nós. O Senhor quer ser reconhecido em seus gestos mais simples, nas suas atitudes de cristão, na maneira com que você se porta no mundo, de se relacionar com os irmãos. Deus quer ser reconhecido em todas as suas atitudes.

O que você tem feito para que a glória de Deus seja refletida em você?

Neste exato, momento ¾ da humanidade ainda não conhecem Jesus, uns até ouviram falar d´Ele, mas não o conhecem com a vida. O que você tem feito com a sua missão de ser o recorte do céu? Comece na sua família, no seu colégio, com seus amigos. Deus não nos restaura para que fiquemos deitados em \”berço esplêndido\”, nem para que vivamos uma vida individualista, dobrada sobre o próprio umbigo, mas para que sejamos como o próprio Jesus: todo para Deus e todo para o irmão. Quem pensa em viver fechado em si mesmo, apodrece. Sua presença neste PHN não é por acaso, Deus quer marcar a sua história.

Jovem, já parou para pensar na missão você tem diante deste mundo?

É preciso que você perceba que Deus está tabalhando a sua história, o chamando e o enviando. Eu li uma frase que gostaria de partilhar com vocês: “Eu não tenho em minhas mãos a solução para todos os problemas do mundo, mas diante de todos os problemas do mundo, inclusive os meus, eu tenho as minhas mãos”.

Depois de toda a experiência de Deus que você sentiu, é preciso que comprometimento com a missão de ser um recorte do céu, para ser uma ajuda para outros templos que estão desfigurados pelo pecado. Deus nos fala, hoje, jovens, o mesmo que disse para São Francisco de Assis: “Vai e reconstrói a minha Igreja”.

Disponibilize suas mãos para que Jesus restaure muitos outros que precisam de você. Uma coisa é necessária: aceitar todos os dias a Jesus como seu Senhor e Salvador e, nesta Quaresma assumir a conversão que Deus quer de você.

Transcrição e áudio: Claudenilson José
Vídeo: Leandro Francisco
Fotos: Anderson Nunes

↑ topo