Seguir Jesus na tribulação e na paz

Será que investimos a nossa vida num Evangelho que nos tira a paz, que nos deixa incomodado?

Padre Fábio Camargos

Padre Fábio Camargos

Eu fico escandalizado devido ao carinho de Deus para conosco, por escolher leituras tão apropriadas para o nosso evento.

O tema do nosso retiro é: “Fortes na Tribulação”. Certamente, nós escolheríamos palavras na Bíblia que falam de tribulação. Mas a liturgia anunciou algo bem diferente.

A Primeira Leitura inicia assim: “Naqueles dias, a Igreja vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo”. (At 9, 31)

Vocês notam algum aspecto de tribulação? Nenhum! Eles estavam em paz e viviam com a ajuda do Espírito Santo.

Evangelho da Prosperidade

Às vezes somos atraídos pelo Evangelho da Prosperidade. Esse Evangelho é onde a gente vive em paz. Como é bom ver a empresa rendendo, indo bem; ver a família indo bem! Como é bom viver sem estar na tribulação!

Pode ser que você esteja aqui justamente porque está em tribulação, e veio buscar na Canção Nova uma ajuda para viver a tribulação.

Jesus estava falando de algo que dizia de sua própria identidade: “Eu sou o Pão vivo que desceu do Céu. Quem come deste Pão viverá eternamente”. (Jo 6, 51)

No Evangelho, alguns discípulos olharam para Ele e disseram que essa palavra é dura demais. Essa palavra de Jesus tira a paz e o sossego da Primeira Leitura. Essa Palavra comprometia os discípulos. Imagine: comer carne humana… Concordar com Jesus naquela época era correr o risco de ser apedrejado com Ele.

Muitos de seus discípulos o abadonaram. “Quem consegue escutar essa Palavra?” (cf. Jo 6, 60) Fracos! Se você está esperando escutar um Deus bonzinho, amor, que é todo misericórdia, eu tenho que dizer que esse Deus é pra gente fraca.

Pra ser cristão de verdade você tem que ser homem de têmpera, homem de verdade; porque Jesus não veio fazer cafunéem ninguém.

Na hora que não está tudo tranquilo e favorável, você quer dar no pé? Tem gente que quer tirar partes da Bíblia. Tem gente que fala: “não gostei da Missa hoje…” Não é pra você gostar. A Missa é feita para Deus. Pode ver que a oração do Missal é dirigida para Deus.

Passagens biblicas onde Jesus é firme

Você quer ser fote na tribulação? Eu procurei no Google palavras duras de Jesus.

Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu?
Como ousas dizer a teu irmão: Deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trave no teu?
Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão. (Mt 7, 3-5)

Você aguenta esse Jesus que te chama de hipócrita, porque está falando da vida dos outros e não toma conta da sua?

“Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres? E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!” (Mt 7, 21-23)

“Outra vez um dos seus discípulos lhe disse: Senhor, deixa-me ir primeiro enterrar meu pai. Jesus, porém, lhe respondeu: Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos.” (Mt 8, 21-22)

“Jesus, penetrando-lhes os pensamentos, perguntou-lhes: “Por que pensais mal em vossos corações? Que é mais fácil dizer: Teus pecados te são perdoados, ou: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados: Levanta-te – disse ele ao paralítico -, toma a tua maca e volta para tua casa.” (Mt 9, 4-5)
“Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.” (Mt 10, 33)

“Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Vim trazer não a paz, mas a espada. Eu vim trazer a divisão entre o filho e o pai, entre a filha e a mãe, entre a nora e a sogra, e os inimigos do homem serão as pessoas de sua própria casa.” (Mt 10, 34-36)
“Raça de víboras, maus como sois, como podeis dizer coisas boas? Porque a boca fala do que lhe transborda do coração.” (Mt 12, 34)

Padre Fábio Camargos

Padre Fábio Camargos

“Respondeu-lhes Jesus: Esta geração adúltera e perversa pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal do que aquele do profeta Jonas.” (Mt 12, 39)

“Pedro então começou a interpelá-lo e protestar nestes termos: Que Deus não permita isto, Senhor! Isto não te acontecerá! Mas Jesus, voltando-se para ele, disse-lhe: Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens!” (Mt 16, 22-23)
Vc é forte o suficiente pra seguir esses Jesus?

– Ah, mas não é essa a Misericórdia que o Papa Francisco está pregando…”

Quer mais misericórdia do que tirar os filhos da boca do demônio?
Jesus não te quer no inferno. Quer te ver ao lado dele.

Oxalá todos nós pudêssemos responder como Pedro: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69 Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus.” (cf. Jo 6, 68-69)

Só aquele que tem força suficiente pra aguentar Jesus na calmaria vai ter força pra aguentar na tribulação.

Se você não aguenta esse Jesus forte, é porque você é um fraco.
Nós estamos numa cultura pós-moderna. Vale o que cada um pensa.
– “Ah, porque a minha verdade é essa!”
E quem disse que você tem uma verdade?
Nós não fomos chamados à vida para sermos ditadores do que é o bem e o mal. Jesus disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.

Os covardes são aqueles que matam os que dizem a verdade. E esses dizem a verdade porque te amam.

Não seja covarde de matar aquele que morreu por você.

O que fazemos com Jesus é uma nova e eterna aliança. Quando está tudo favorável: eu sou de Jesus! Quando está tudo tribulação: eu sou de Jesus!

Não mate aquele que morreu por você, só porque Ele disse algumas verdades.
Você veio pra ser forte na tribulação. Seja forte também na bonança, para que você não mate quem morreu por você.

Todos nós precisamos encontrar a verdade; seguir a verdade. Então tenha a coragem de olhar para você e dizer que nesse aspecto da sua vida, você está vivendo uma mentira.
Diga para você mesmo: “Ó, alma minha, tenha coragem de sair da safadeza. Ó, alma minha, se você não é forte, seja pelo menos honesta; tenha pelo menos vergonha na cara para dizer: ‘eu sou fraco. A minha vida é mentirosa’.”

Ajuda-me, Senhor. Os que são da verdade, esses estão contigo. Ajuda-me, Jesus.

Transcrição e adaptação: Viviane Eloy


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

↑ topo