Sejamos santos porque Deus é Santo!

Somos chamados a ser esta Maria que escuta, que se reveste da Palavra de Deus e que quer viver o mistério divino.

Ouça: Dom Alberto recorda palavras de João Paulo II sobre santidade

Recordo-me das palavras de João Paulo II, através das quais ele insiste em dizer que o horizonte para onde deve tender todo caminho pastoral é a santidade. Eu fiquei feliz quando me foi passado o tema deste congresso. Somos pertença d\’Aquele que é três vezes Santo. Esta é a vontade Deus: a nossa santificação. É por isso que o Senhor inspirou que o tema deste encontro fosse: “Sede Santos”.

A Renovação Carismática Católica do Brasil precisa ter a coragem de programar como primeiro objetivo de sua vida apostólica o de formar um povo santo, contribuindo desta forma com a santidade da Igreja.

Nós fomos feitos para Deus e a finalidade de nosso coração deve ser chegar até Ele. Você só poderá se realizar à medida que descobrir que é uma criatura do Senhor.

Não queremos a sujeira, não queremos a imperfeição, pois Deus não nos fez para o pecado. Podemos dizer muito de Deus, mas basta dizer que Ele é amor. É neste mistério que compreendemos que Ele é Pai, Filho e Espírito Santo.

Ouça: Dom Alberto diz que é preciso programar um caminho de santidade

Você é atraído por Deus não só porque você queira o melhor, mas porque você quer comunhão. Para chegar a professar a fé em Jesus, você precisa fazer antes a experiência do seguimento. Não dá para descrever quem é Jesus, sem antes se pôr a segui-Lo.

Todos nós temos de renegar a nós mesmos, ou seja, vencer nosso convencimento. Todos, ninguém deve ficar de fora, devem tomar sua cruz. Todos devem amar Aquele que não decepciona ninguém. Diz santo Agostinho: “Sê constante, paciente, sofre as demoras e terás enfrentado a cruz”. A estrada da vida, da plenitude, passa pelo seguimento de Jesus. Ser santo é ser discípulo.


Guardem estas duas palavras: eleitos e santos. A santidade vem primeiro do Alto, pois é graça, é Deus quem a dá.

Se você não fizer uma escolha, você será como aquele homem que constrói sua casa na areia. Aqueles a quem Deus escolhe para serem santos, são aqueles que são pecadores.

Celebramos, ontem, Santa Maria Gorete, que é considerada a santa da castidade, porque morreu defendendo sua pureza. Quando ela perdoou o seu agressor, ela chegou ao cume da santidade. Na sua canonização, estava, ali presente, aquele que a havia assassinado.

Naquela ocasião, Pio XII disse assim: “Nem todos são chamados ao martírio, mas todos são chamados a praticar as virtudes cristãs.” Santidade exige atenção contínua até o fim da vida. Cada um, em sua condição de vida, siga os passos desta santa, com generosidade, com vontade firme.

Ouça: Dom Alberto diz que a RCC é uma fábrica de santos

Tenho encontrado em muitos lugares, tanto na RCC quanto nas novas comunidades, verdadeiras \”fábricas\” de santos, pessoas que se dedicam plenamente ao Senhor. Todo o corpo da Igreja deve seguir a Cristo, que é o Santo de Deus. Esta é uma proposta para todos nós.

Quem é o rosto da santidade? O rosto, quem sabe, da mãe de família? Ou dos jovens? Temos de olhar para Maria, Ela é o rosto da santidade! Ela tem o perfil da santidade, que constantemente precisamos buscar.

Meu irmão, minha irmã, prestem este serviço para o mundo de hoje: o rosto da santidade para este tempo tem de ser o seu. As pessoas têm direito de vê-lo na oração, sorrindo, com bom humor.

Transcrição e áudio: Claudenilson José
Fotos: Anderson Nunes

↑ topo