Tudo está submetido a Jesus

Jesus é a imagem que nunca vimos de Deus Pai

Partilha da Palavra do Evangelho de Lucas 5,1-11

Hoje, no dia em que nós rezamos pela nossa nação, Deus nos dá essa palavra na liturgia. Eu queria começar com Colossenses 1,15-17: “Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a criação. N’Ele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele existe antes de todas as coisas e todas as coisas subsistem n’Ele”.

Ele é Jesus, é a imagem de Deus Pai que nós não vemos, que as nações nunca havia visto, mas que em Jesus se torna visível. Olhe para essa pessoa que está ao seu lado, tudo foi criado por Ele, essa pessoa também foi criada por Ele. Nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra. Todas as coisas subsistem nele. Mas vejam, esse Jesus que hoje nós adoramos e a quem nós entregamos a nossa vida, Ele ainda não era conhecido na terra. Ele desceu à terra, ele nasceu em Belém e viveu em Nazaré e foi crescendo como qualquer pessoa normal.

As pessoas conviviam com Ele. Mas ninguém ainda sabia quem era Aquele Homem. E nestes dias em que temos lido a Escritura, foi nos dito que Jesus entrou na Sinagoga e leu uma passagem do profeta Isaías. Estou falando tudo isso para que compreendais o evangelho de hoje. Ele acabou de ler, fechou o livro e disse: \”Hoje se cumpriu este oráculo”. Mas as pessoas não sabiam que quem estava ali falando era o Criador deles disfarçado.

Jesus pode qualquer coisa

Deus se disfarçou de forma humana. Eles queriam que Jesus fizesse milagres e Jesus não fez. Mas, agora Jesus começa a fazer coisas. Porque Ele é a imagem que nunca vimos de Deus Pai. Ele entra na sinagoga de Cafarnaum e tem um homem possesso, e Jesus tira o demônio. As pessoas não sabiam, mas o demônio sabia que Ele era Deus. O demônio fala assim pra Jesus: “O que você veio fazer aqui? Eu sei quem você é. Tu és o Filho de Deus”. Ninguém sabia, mas os demônios, como eles eram anjos que estavam diante de Deus e que adoravam Jesus no céu, eles que vieram aqui na terra para nos destruir, para acabar com cada um de nós, quando viram Jesus disseram: “Eu sei quem você é. Tu és o Filho de Deus”.

Naquele momento Jesus expulsa e começa a realizar algo que ninguém tinha feito: Ele manda o demônio embora. Então ele sai da sinagoga e entra na casa da sogra de Pedro. Ela estava com febre. Ele levanta aquela mulher e a cura da febre. Uma multidão de pessoa começa, a saber, dos milagres que Ele anda fazendo. E diante daquele milagre as pessoas começaram a levar doentes até Ele. Mas ninguém sabia direito quem era Ele. Hoje nós sabemos quem é Jesus, quem é Deus.

Mas o judeu não sabia. Agora Ele vai fazer algo impressionante. Ele sai de Cafarnaum, lá tem um lago que tem três nomes: Mar da Galileia, Mar de Tiberíedes e, hoje, como Lucas coloca, Genesaré. Diante daquele mar que é muito bonito, Jesus começa a falar. Uma multidão começa a ficar ali em volta d’Ele. Tem duas barcas, Ele sobe em uma delas. Depois ele olha para Pedro. Pedro era pescador.

Qualquer animal se submete a Jesus, porque Ele é Deus e pode fazer qualquer coisa

Um pescador sabe que o horário melhor para se pescar é de noite, não é de dia. Eles tinham passado a noite inteira jogando rede para lá e para cá e eles não tinham pescado nada. Agora, Jesus, que as pessoas não sabiam quem era, prepara tudo. Vocês se lembram que eu li em Colossenses que todas as criaturas se submetem a Ele? Você é uma criatura? É, porque fomos criados por Ele, somos filhos de Deus. As borboletas são criaturas de Deus. Qualquer animal é criatura de Deus. Qualquer animal se submete a Jesus. Porque Ele é Deus, e pode fazer qualquer coisa.

Jesus deve ter dito assim: “Peixes que estão neste lago, se escondam todos”. Ele pode. O lago de Tiberíedes é um lago muito fértil, tem muito peixe. Jesus disse: “Se escondam, porque, hoje, eu preciso provar pra estes homens quem eu sou”. Pescador entende que é de noite o melhor horário para se pegar peixe. Eles foram de noite pegar peixe e não conseguiram. De manhã, não é horário bom pra se pegar peixe, Jesus diz a Pedro: “Lança a rede”.

Pedro responde: “Senhor, nós pescamos a noite inteira, não conseguimos pegar nada, mas se o Senhor está mandando eu vou fazer isso”. Quem é o Senhor? É o dominador, é o Senhor de todas as coisas, que é adorado pelos santos e anjos. É aquele que está sentado no trono. Quando Pedro lança as redes, os peixes vêm para debaixo da rede. Porque agora Jesus mandou, e todas as criaturas se submetem a Ele. E assim os peixes vão para debaixo da rede. Eles pegaram peixe, ao ponto que encheu a barca.

Quando nós reconhecemos que Jesus é nosso Deus, nós não nos afastamos mais d’Ele

Para você isso pode não ter sentido nenhum: pegar peixe. Mas, para aqueles homens, isso é um milagre. Ai, Pedro, diante disso, se dirige a Jesus e diz: “Afasta de mim Senhor, eu não sou digno de estar diante da tua presença”. Porque, para eles, chegar perto de Deus não se pode. Quem chega perto de Deus morre. Ai Jesus olha para Pedro e diz: “De hoje em diante tu serás pescador de homens”. Ali diz que eles pegaram a rede e seguiram Jesus. Quando nós reconhecemos que Jesus é nosso Deus, como eles reconheceram, nós não nos afastamos mais d’Ele. Nós o seguimos para sempre.

Por quê? Porque Ele é Deus. Jesus pode qualquer coisa. Ele é a imagem do Pai. E tudo está submetido a Ele, tudo, qualquer coisa. Ele fez o milagre do peixe. Ele conseguiu alimentar cinco mil pessoas com cinco pães e dois peixes. No mesmo mar, Ele andou sobre as águas. Você já viu alguém andando por cima da água? Até no mar Ele manda. Esse mesmo homem ressuscitou Lázaro e o filho da viúva.

Ele manda; e quando Ele manda está mandado. Por quê tanta duvida em relação a Jesus? Se Ele pode mandar os peixes irem para debaixo da rede, pode andar sobre as águas, e alimentar cinco mil pessoas com cinco pães e dois peixes, será que Ele não pode mudar a tua vida também, resolver o seu problema, mudar a situação do Brasil? Será que Ele não pode? Estou falando de Jesus, não estou falando de qualquer pessoa.

Para que tanto desespero, se Ele disse: “Não temais”?

Não é qualquer um. E diz hoje a você: “Não temais”! A nossa esperança está em Cristo Jesus. Ele é o Deus da esperança. Não podemos perder a esperança n’Ele.

Porque Ele pode, Ele manda e Ele faz. Porque Ele é o Senhor. Talvez você tenha perdido a esperança. Mas, Pedro também havia perdido a esperança naquela manhã, estava decepcionado. A esperança chegou perto dele e disse: “Jogue a rede. Pode jogar, pode acreditar”. Porque a Esperança não se afastou do meio de nós, ela continua no meio de Nós. Ele disse assim: “Estarei convosco todos os dias até os fins dos tempos”.

Aquele que tem o poder de mandar os peixes irem para debaixo das redes, Ele disse: “Estarei convosco todos os dias até os fins dos tempos”. Até o retorno Dele. Ele não se afasta de nós, não se afasta de você. Ele prometeu, está prometido. Se a tua situação não mudar, não perca a esperança, porque Ele disse que vai voltar, que Ele vai chegar. Mas que mistério: Ele está conosco, mas ao mesmo tempo Ele diz que vai voltar. Ele diz que irá enxugar todas as lágrimas, até as que já estão secas. Ele não está morto, Ele está ressuscitado. Nada neste mundo pode nos separar d’Ele.

“Nem a perseguição, nem a fome e nem o sofrimento poderá nos separar de Jesus”

Paulo vai dizer na Carta aos Romanos: “Nem a perseguição, nem a fome e nem o sofrimento poderá nos separar de Jesus”. Nossa vida deve estar centrada n’Ele. Porque tudo está submetido a Ele. Tudo até a morte, até os demônios, qualquer situação está nas mãos d’Ele. Parece que nada vai mudar, parece. Mas você sabia que Ele continua reinando? Ele continua submetendo tudo aos pés d’Ele. Mas, por que Ele não muda? Calma, tenha esperança.

É apenas uma aparência achar que Ele não está, mas Ele continua reinando. Por isso, permaneça n’Ele. Ele voltará. Esperança! Aquele que fez tudo aquilo que falei, agora você não somente pode tocá-Lo, mas pode colocá-Lo dentro de você. O Criador de todas as coisas, Aquele que criou você, que criou o mar e que mandou os peixes irem para debaixo das redes. Alegra-te!

Transcrição e adaptação: Paulo Casella

↑ topo