Vencendo a hipocrisia

Jesus exorta os fariseus quanto à verdadeira pureza que deveriam buscar: a pureza do coração.

"Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos". [Confira liturgia deste dia]

Ouça: "É preciso ter um coração puro diante de Deus"

Ele nos exorta para nos mostrar que é preciso ter um coração puro diante de Deus, pois, do contrário, nada do que realizarmos terá valor. Jesus é contra tudo aquilo que vai contra os ensinamentos da Palavra de Deus.

Quem mais do que os fariseus, os escribas e os doutores da lei, poderiam reconhecer Jesus? Eles deveriam ser os primeiros a apontar a vinda do Messias, mas não foram capazes disso por causa da hipocrisia de seus corações.

Tudo por causa da hipocrisia. Na aparência, eles eram impecáveis, porém, a verdade não transparecia. Eles se achavam os santos, os perfeitos, mas não foram capazes de perceber a presença do  Messias no meio deles.

Fazemos muitas coisas e nos esquecemos de ser.  Isso acontece porque a hipocrisia entrou em nossas vidas, fechando-nos o coração.

Jesus vai desmascarando estes homens. O Senhor nos perscruta o interior, nos conhece profundamente.

Se existe ainda algo que é hipocrisia em você, é a hora e o momento de deixar transparecer a sua verdade.

Capazes de reconhecer Jesus, foram os simples e humildes de coração, e só o conseguiram, porque estavam cientes da verdade deles. A Palavra de Deus nos ensina que precisamos nos avaliar. Quais têm sido meus passos concretos para melhorar?

Ouça: "Conservemos a fé dos primeiros dias…"

Bento XVI, dias atrás, dizia que "a vingança de Deus é a cruz do Senhor", pois Ele amou até o fim, por meio de um sacrifício cruento, mas redentor.

Quando estamos na surdez espiritual, perdemos toda a intimidade com o Senhor, pois uma característica fundamental do discípulo é a escuta. O discípulo deixa-se guiar pela voz do mestre, por isso pára e o escuta.

O Senhor espera de mim esta auto-revelação do meu coração, para que o novo possa verdadeiramente brotar do meu interior.

"Por isso, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como por ocasião da revolta, como no dia da tentação no deserto, quando vossos pais me puseram à prova e viram o meu poder por quarenta anos. Eu me indignei contra aquela geração, porque andavam sempre extraviados em seu coração e não compreendiam absolutamente nada dos meus desígnios". (cf. Hb 3, 7-10)

O tempo da graça é hoje. O apóstolo nos exorta para que não sejamos essa geração rebelde e obstinada. Este texto bíblico é um aviso para que não se repitam, em nós, as atitudes dos fariseus.

Não nos esqueçamos de que não somos qualquer povo, somos aqueles que experimentam as maravilhas de Deus.

O Senhor quer nos reunir, mas Ele espera o nosso querer. Ou eu acolho plenamente a graça de Deus, ou a rejeito. Que a cada instante possamos fazer como Maria, que deu o sei sim e foi até o fim.

Meu irmão, minha irmã, não se deixem escravizar. Você é um escolhido desde a eternidade para propagar a mensagem de Deus. Escolha o Senhor!

O que você tem vivido? Se não é o amor, existe dentro de você uma desordem que precisa ser sanada. Mas para isso é preciso que tenhamos conciência de que quem age é Deus. Nossas faltas são perdoadas segundo à graça de Nosso Senhor Jesus para conosco. Nossa natureza precisa colaborar com o Senhor.

Transcrição: Claudenilson José
Fotos: Paulo Sérgio
Áudios: Anderson Nunes

↑ topo