"Entregue o seu coração a Jesus" (Lc 5,36)

Entregar o coração ao Senhor é deixar a vida velha

O Evangelho de São Lucas 15,11-32 é a Palavra sobre o Filho Pródigo, mas percebemos que também é a Palavra do Pai Misericordioso.

Há dois pontos interessantes nesse Evangelho. O primeiro é o filho que vai embora da casa do pai. Quando rompemos com o Pai, saímos da presença d’Ele.

O Senhor nos chama a estar com Ele, mas qual tempo do nosso dia dedicamos à busca de Deus? Que tempo temos reservamos para nossa oração com Ele? Quando não rezamos, saímos da casa do Pai, colocamos outras prioridades em nossa vida e saímos da presença d’Ele.

Lúcio Domício prega na Canção Nova. Foto: Wesley Almeida

Lúcio Domício prega na Canção Nova. Foto: Wesley Almeida

Caia em si e volte para o Senhor

Nós somos únicos para Deus com tudo o que temos. Nosso Deus é amor, mas, às vezes, o Amor precisa dizer ‘não’. Muitas vezes, não recebemos o que pedimos, mas Ele sabe a hora certa para cada situação.

Observemos que Deus vai ao nosso encontro não quando pedimos, mas quando menos esperamos, quando chegamos ao fundo do poço. Esse é o segundo ponto: cair em si e perceber-se filho d’Ele. Vá diante de Deus e entregue seu coração a Ele. É esse o “voltar” do Filho Pródigo, é voltar para casa do Pai.

Não pense que foi fácil para o Filho Pródigo decidir voltar, pois significava romper, de verdade, com tudo o que ele viveu. Não é fácil romper com o pecado, porque ele é atrativo, mas devemos aproveitar o tempo da graça, não a deixar para amanhã.

Entregue a verdade do seu coração

Ofereça a verdade do seu coração a Deus, ofereça a Ele todos os seus medos, sentimentos, mágoas, ressentimentos e raiva. Entregue tudo para o Senhor e peça a Ele para dar uma resposta diferente. Santa Terezinha dizia que quando tinha um problema com alguém, ela amava essa pessoa ainda mais! Coloque todas as suas misérias nas mãos de Deus.

Voltar para o Senhor, todos os dias, é um caminho exigente, para o qual precisamos do Espírito Santo. É Ele quem nos dá forças. O Espírito Santo é o amor do Pai, é Ele quem nos faz voltar a ver que somos filhos amados de Deus. Independente do que fizemos, deixemos o Senhor entrar em nosso coração e entreguemos tudo a Ele.

Lúcio Domício

Transcrição e adaptação: João Paulo Santos

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo